A Prefeitura de São Paulo lançou nessa quinta-feira (9) o MobizapSP, um aplicativo de corrida público e municipal que contará com motoristas autônomos e pretende concorrer com empresas como Uber e 99. O app já está disponível para download nas lojas virtuais do Google e Apple, mas ainda não há uma data prevista para o início das viagens.
Segundo a gestão municipal, será necessário que a plataforma tenha entre 10 mil a 12 mil motoristas cadastrados para entrar em operação. Essa é a segunda vez em cinco anos que a prefeitura de São Paulo lança um aplicativo próprio de transporte individual, sendo que o primeiro, o SPTáxi, lançado em 2018, não teve a adesão esperada.
Diferente das empresas concorrentes, o MobizapSP promete oferecer uma remuneração maior aos motoristas autônomos, já que a taxa de administração cobrada para operar a plataforma é de apenas 10,95%, enquanto em aplicativos particulares a taxa pode variar de 40% a 60%. A tarifa por quilômetro rodado e tempo de viagem será semelhante àquela cobrada pelas empresas durante a maior parte do dia, sem a cobrança de tarifas dinâmicas em horários de pico.
Embora a segurança dos motoristas e passageiros seja uma prioridade do aplicativo, que conta com um “botão do pânico”, a prefeitura não divulgou informações sobre possíveis penalidades para usuários em casos de perigo durante as corridas.
A expectativa é que o MobizapSP possa oferecer uma alternativa mais barata e segura para o transporte individual na cidade de São Paulo. Com o lançamento do aplicativo, a prefeitura espera incentivar a formalização do trabalho dos motoristas autônomos e estimular a concorrência no setor.
O post Prefeitura de São Paulo lança aplicativo de corrida público para concorrer com Uber e 99 apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/EHLdPBR
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/c5qSrG9
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário