quarta-feira, 22 de março de 2023

China e Rússia reafirmam laços em cúpula e desafiam ordem mundial liderada pelos EUA

Xi Jinping e Vladimir Putin:Foto: Divulgação/TASS

Em uma cúpula realizada no Kremlin, em Moscou, o líder chinês Xi Jinping e o presidente russo Vladimir Putin reafirmaram os laços políticos e econômicos estreitos entre seus países, indicando um interesse compartilhado em desafiar a ordem mundial liderada pelos Estados Unidos e seus aliados democráticos.

Com a guerra no leste da Ucrânia a centenas de quilômetros de distância, Xi Jinping destacou que a “confiança política mútua está se aprofundando” entre China e Rússia, e que “os interesses comuns estão se multiplicando”. Além disso, o presidente chinês prometeu ajudar a Rússia a incentivar novos investimentos no país, como forma de compensar as empresas que encerram suas operações em território russo devido ao embargo imposto pelos Estados Unidos.

A cúpula entre China e Rússia ocorre em um momento de tensões crescentes entre o país asiático e os Estados Unidos. As duas nações têm travado uma disputa comercial, tecnológica e geopolítica, e a China tem buscado reforçar seus laços com outros países em uma tentativa de construir uma nova ordem mundial multipolar.

Para a Rússia, a aproximação com a China também pode ser vista como uma forma de contrapor a influência ocidental no cenário global, especialmente após as sanções impostas pela União Europeia e pelos Estados Unidos em retaliação à anexação da Crimeia em 2014.

Com a reafirmação dos laços políticos e econômicos entre China e Rússia, é possível que as duas nações se tornem ainda mais próximas e se unam em uma aliança cada vez mais desafiadora ao poderio dos Estados Unidos e seus aliados.

O post China e Rússia reafirmam laços em cúpula e desafiam ordem mundial liderada pelos EUA apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/07cALqM
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/pE8fJ1U
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário