A rede de supermercados Zona Sul, do Rio de Janeiro, decidiu suspender suas vendas do suco da vinícola Aurora após a revelação do resgate de trabalhadores em situação análoga à escravidão na colheita de uva em Bento Gonçalves (RS). Os trabalhadores atuavam para duas empresas contratadas por Aurora, a Cooperativa Garibaldi e a Salton.
Embora o Zona Sul não tivesse um contrato fixo de fornecimento com a Aurora, o estoque do suco era reabastecido regularmente. No entanto, após a notícia da operação de resgate, a varejista suspendeu as compras e retirou o produto das gôndolas de suas 47 lojas. A rede afirmou que já não trabalhava com as marcas da Salton e Garibaldi.
Após a divulgação do caso, a Aurora e outras vinícolas manifestaram repúdio a violações de direitos humanos e afirmaram que não tinham conhecimento das condições de trabalho dos contratados pelas empresas terceirizadas.
O caso levanta preocupações sobre as práticas trabalhistas em empresas terceirizadas e reforça a importância da fiscalização e da adoção de políticas éticas por parte das empresas. A atitude do Zona Sul mostra uma postura responsável e ética em relação aos fornecedores e aos consumidores.
Cabe ressaltar que o combate ao trabalho escravo é um dever de toda a sociedade, não apenas das empresas e das autoridades. É importante que os consumidores também se informem sobre as práticas das empresas e optem por produtos que sejam produzidos com respeito aos direitos humanos.
O post Rede de supermercados do Rio suspende venda de suco de vinícola envolvida em trabalho escravo apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/i3XQIwE
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/5RrMuQk
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário