terça-feira, 6 de dezembro de 2022

Unimed-Rio tem 72 horas para prestar esclarecimentos sobre condutas abusivas

A Unimed-Rio tem prazo de 72 horas para esclarecer a conduta abusiva ao consumidor. A determinação, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi expedida nesta segunda-feira (5).

Desde julho de 2022, a empresa está no topo do pior atendimento ao cliente segundo ranking da Agência Nacional de Saúde (ANS) divulgado em outubro. Em julho, a Unimed-Rio estava entre as dez operadoras de planos de saúde notificadas sobre reajustes indevidos. A investigação em andamento da Senacon / MJSP revelou um aumento de até 133 % em relação ao valor faturado anteriormente.

Para o ministro da Justiça, Anderson Torres, a decisão da Senacon trata da dignidade e proteção do consumidor. “A saúde é direito social. Assim, os princípios que norteiam o direito do consumidor precisam ser respeitados e as operadoras devem ter a capacidade de solucionar os serviços e prestar assistência em todos os níveis”, disse.

A operadora pode responder processo administrativo e sofrer multa, com valor a ser definido, caso não aprimore os serviços ou preste as informações necessárias dentro do período de 72 horas. O prazo deve ser contado a partir da data de recebimento da notificação.

A informação é da Agência Brasil que entrou em contato com a Unimed-Rio, mas a operadora de planos de saúde não retornou com o posicionamento.

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