quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Natal deve movimentar R$ 416 milhões no comércio da capital cearense

O Natal deve garantir aos varejistas do comércio da capital cearense um faturamento de R$ 416 milhões. É o que aponta o estudo realizado pela Fecomércio Ceará, através do Instituto Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento (IPDC), sobre o potencial de consumo dos fortalezenses. Segundo o levantamento, 50,7% dos consumidores estão dispostos a comprar no período.

O valor que o Natal movimentará na economia local garante na data comemorativa a posição de 1º lugar como o mais importante para o comércio, atingindo segmentos relevantes para a atividade varejista, como vestuário, brinquedos, calçados e perfumaria.

Tabela 1: Fortaleza – Potencial de consumo nas datas comemorativas

Em R$ milhões nominais

Data Comemorativa Ano da pesquisa Potencial de Consumo
Natal 2022 R$ 416,0
Dia das Mães 2022 R$ 346,0
Black Friday 2022 R$ 315,0
Dia das Crianças 2022 R$ 250,0
Dia dos Pais 2022 R$ 240,0
Dia dos Namorados 2022 R$ 218,0

Fonte: IPDC/FECOMERCIO-CE

Comparada com a mesma pesquisa realizada em 2021, houve um crescimento de 17,8% no potencial de consumo, resultado tanto do aumento do percentual dos consumidores com intenção de comprar, 46,9%, em 2021, e 50,7% neste ano, como na intenção do gasto, R$ 427 por consumidor, em 2021, e R$ 466, neste ano.

O resultado confirma a melhora de confiança e o crescimento da intenção de consumo, já relatadas em outras pesquisas da Fecomércio Ceará, indicando um aquecimento da atividade importante para a retomada econômica e a geração de empregos.

Mais de metade dos consumidores irá às compras

O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras, 50,7%, mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (51,2%), do grupo etário com idade entre 21 e 35 anos (53,6%) e com renda familiar mensal entre cinco e dez salários-mínimos (69,0%).

Em média, o consumidor pretende comprar três presentes, realizando um gasto médio total de R$ 466, sendo maior no grupo dos consumidores do sexo masculino (com gasto médio total de R$ 479), do estrato com idade acima de 36 anos (R$ 507) e com renda média mensal familiar entre cinco e dez salários mínimos (R$ 781).

Na forma de pagamento há o predomínio da intenção de pagamento à vista, com dinheiro, Pix ou cartão de débito, com 59,7% das respostas, seguido do uso do cartão de crédito (39,3%) e do crediário (0,7%). O consumidor estará exigente e pesquisará promoções, preços e a qualidade dos produtos, sendo esses os principais fatores para a decisão de compra.

Seis segmentos lideram intenção de compra

A pesquisa mostra a preferência do consumidor pelos bens de consumo semiduráveis, com domínio de seis segmentos:

  • Artigos de vestuário e acessórios, com 67,3% de intenção de consumo;
  • Brinquedos, com 43,6%;
  • Calçados, cintos e bolsas, com 25,1%;
  • Cosméticos e itens de perfumaria, 22,9%
  • Chocolates, doces e bombons, 7,1%; e
  • Joias e relógios, com 6,2%.

Cerca de metade dos consumidores pretende ir às compras nos finais de semana, 38,3% citaram o sábado e 11,5% citaram o domingo como melhores datas para as compras. A oferta de entretenimento e a decoração temática dos shopping centers, bem como os eventos programados para o Centro da cidade são fatores que estimulam o consumidor e podem ajudar a uma distribuição mais equitativa da demanda entre os dias da semana.

Os shopping centers são os locais mais mencionados para procura dos presentes, citados por 44,6% dos entrevistados, seguido das lojas de rua (27,9%), centros comerciais (27,0%), comércio informal (13,3%) e supermercados e hipermercados (12,7%).

Nesta edição da pesquisa, o IPDC incluiu a intenção de compra em sites e plataformas digitais, citados por 9,1% dos consumidores. Os produtos mais procurados nesse canal são roupas e artigos de vestuário (51,7%), calçados (44,1%), livros (39,8%) e eletrodomésticos (35,1%).

Além das compras

O Natal é um período de confraternização com parentes e amigos. Neste ano, 77,3% dos entrevistados revelaram a intenção de comemorar a data, com relevância semelhante em todos os grupos entrevistados.

Quanto aos locais de comemoração, 57,1% dos entrevistados indicam as próprias casas e 35,5% a casa de parentes ou amigos. A terceira resposta mais citada for a viagem (5,9%), sendo essa resposta mais relevante para os consumidores do grupo masculino (8,4%), com idade entre 21 e 35 anos (8,4%) e renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (47,6%).

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