O Metaverso é a nova fronteira da Internet e marcas populares estão aproveitando essa tecnologia em evolução. Quando as empresas finalmente entenderem o que é o metaverso, como elas poderão se diferenciar dos muitos multiversos dos metaversos (tente dizer isso duas vezes rapidamente)?
Neste artigo, discutiremos como as principais marcas estão abordando as ativações de marca Metaverse e quais verticais estão dando os maiores passos. Também fornecemos uma lista de exemplos de metaversos de diferentes setores para inspirá-lo em sua estratégia.
Ativações da marca Metaverse: veja como elas se parecem hoje
Existem muitas maneiras pelas quais as marcas podem ingressar no Metaverso, mas a maioria das ativações de marca do Metaverso envolve uma ou mais das seguintes tecnologias:
- Ambientes virtuais e imersivos por meio de plataformas metaversas como Roblox ou Decentraland
- mini jogos
- Experiências de realidade aumentada e/ou virtual
- Tokens não fungíveis (NFTs) e outras criptomoedas
- Códigos QR
Esta não é uma lista exaustiva, mas são os mais comuns. As principais marcas usam essas tecnologias para executar Phygital Marketing. O marketing Phygital combina táticas digitais e físicas para selecionar experiências únicas para os consumidores.
Por exemplo, a campanha da Frito-Lay para a Copa do Mundo da FIFA usou o Metaverso para uma experiência phygital. Os consumidores digitalizam um código QR em uma sacola de lanche para entrar no Desafio Passe a Bola e ganhar prêmios, incluindo um NFT. Depois de digitalizar o código, os usuários serão solicitados a tirar uma selfie, que será colocada em uma bola de futebol digital.
Comemorando a Copa do Mundo da FIFA 2022 com o Desafio Passe a Bola. Os torcedores nos Estados Unidos podem comprar produtos Frito-Lay especialmente marcados para a Copa do Mundo da FIFA e ganhar uma viagem para as finais da Copa do Mundo! 18+ Prazo de inscrição para o Grande Prêmio: 11/10/22. Mais detalhes abaixo pic.twitter.com/pVAV7QjHQE
— Frito-Lay (@Fritolay) 25 de outubro de 2022
Algumas empresas também estão considerando trabalhar no metaverso, usando a tecnologia VR para engajamento de funcionários e reuniões para trabalhadores remotos.
Progresso das indústrias no metaverso
Como acontece com qualquer nova inovação tecnológica, há adotantes iniciais que fazem avanços no metaverso. Aqui estão algumas indústrias que já fizeram seu nome.
propriedade
No Metaverso, os fãs de imóveis negociam criptomoedas. As pessoas compram e vendem propriedades em plataformas Metaverse, incluindo Decentraland e The Sandbox, a maior plataforma de propriedades Metaverse. Alguns enredos até vender por milhões de dólares.
EveryRealm, um investidor imobiliário Metaverse e empresa de consultoria, Pagou US$ 4,3 milhões ao redor da terra na caixa de areia para desenvolver Fanasty Islands, uma coleção de 100 vilas exclusivas em ilhas particulares.
Moda
Com uma cultura criativa e voltada para o futuro, não é surpresa que o mundo da moda tenha sido uma das primeiras indústrias a abraçar o metaverso. Marcas de moda de luxo como Gucci e Dolce & Gabbana lançaram roupas digitais exclusivas e NFTs para se estabelecerem como líderes no metaverso. Mesmo marcas do mercado de massa como a Pacsun investiram pesadamente na conexão com o público no metaverso.
A Pacsun iniciou sua temporada de marketing de fim de ano com a campanha PacVerse. O PacVerse segue o sucesso da presença da marca no PACWORLD no Roblox e Pacsun the Game, lançado no início de 2022. A marca aprimorou as experiências no PACWORLD com um toque festivo, oferecendo recursos como uma loja de presentes. As experiências da vida real incluem iniciativas na loja e um show na cobertura em Los Angeles.
A campanha holística abrangeu todos os canais digitais e sociais da Pacsun, incluindo conteúdo exclusivo no YouTube, Instagram, Snapchat e Discord. A campanha também conta com marketing criativo e captação de Brooke Monk, Mathieu Simoneau e influenciadores virtuais miquela.
Depois, há organizações autônomas de descentralização, como o Metaverse Fashion Council (MFC), que organiza ativamente eventos e cultiva redes profissionais para o Metaverse. A MFC fundou e hospedou a primeira Metaverse Fashion Week.
Comercio de varejo
Grandes varejistas também criaram ativações de marca Metaverse. A Macy’s criou uma versão virtual de seu anuário Desfile do Dia de Ação de Graças. O evento contou com cinco galerias de projetos NFT e permitiu que os usuários votassem em um desfile de balões NFT, que será convertido em físico no evento do próximo ano.
A Target realizou várias ativações do Metaverso em 2022. Em junho, eles organizaram uma ativação do Mês do Orgulho para celebrar e ampliar as vozes LBGTQIA+. Em outubro, eles se tornaram virais #GothTarget para o Metaverso via Meta Horizon Worlds para celebrar a Temporada Assustadora.
O varejista também está permitindo que os usuários imaginem a decoração e os móveis de suas casas com um recurso de realidade virtual em seu aplicativo de compras.
álcool
A Miller Lite foi a primeira marca a criar um bar no metaverso, mas outras marcas da indústria do álcool estão ajudando as pessoas a se refrescar neste crescente espaço digital.
Corona aproveitou a nostalgia de seu campanha de marketing de natal 2022 concentrando-se no icônico anúncio de Natal de 1990 “O’Tannenpalm” (abaixo).
A experiência virtual O’Tannenpalm Tree Lot oferece aos usuários a oportunidade de explorar um país das maravilhas com o tema Corona usando realidade aumentada. Por exemplo, os usuários podem colocar uma palmeira de férias virtual em seus próprios quartos junto com vários recursos interativos. A marca de cerveja também planeja oferecer brindes.
Mas essa não é a única experiência AR que Corona tem a oferecer. No ano passado, eles lançaram o Plastic Reality para mostrar pegadas de plástico e dicas de sustentabilidade.
música e entretenimento
Assim como a indústria da moda, a indústria da música e do entretenimento foi uma das primeiras a adotar o marketing metaverso. Artistas populares como Ariana Grande e Megan thee Stallion já realizaram shows no Metaverse.
IHeartMedia planeja sediar vários eventos em seus arena de shows do metaverso. O meio de comunicação deu início ao lançamento de IHeartLand com uma apresentação em duas partes do cantor indicado ao Grammy Charlie Puth, seguida por uma festa de lançamento do álbum ao vivo. Além dos shows, os usuários podem tirar selfies no tapete vermelho e jogar minijogos.
Exemplos de Metaversos: Expansão além das fronteiras da indústria
A cultura inovadora das indústrias de moda e jogos permitiu que executivos de mídia social e profissionais de marketing liderassem o caminho para ativações de marca no Metaverso. No entanto, também há uma oportunidade para outras indústrias entrarem no metaverso.
Aqui estão alguns exemplos de metaversos de marcas em diferentes setores:
1. Mercearia: McCain Foods
A McCain Foods é parceira da Roblox e Entediado e com fome para Comece Chuva Fritas como parte da iniciativa #SaveOurSocial. O objetivo é educar e envolver os consumidores mais jovens sobre a agricultura regenerativa e os problemas que os agricultores enfrentam.
Com o Roblox, o fabricante de batatas criou o jogo Farms of the Future, que permite aos jogadores cultivar batatas usando métodos agrícolas regenerativos. Quando os jogadores usam métodos regenerativos, como plantar culturas de cobertura ou pastoreio rotativo, eles serão recompensados no jogo.
Bored & Hungry é o primeiro grupo de restaurantes do mundo apoiado por NFT e forneceu a parte real da ativação. Durante outubro e novembro de 2022, o restaurante serviu Regen Fries em seu local principal, junto com várias lojas pop-up em Londres e Toronto. Esses pop-ups de batata por tempo limitado servem como um exemplo de como as marcas podem fundir experiências do mundo real com o metaverso.
TODOS OS SISTEMAS VERDE
Apresentando REGEN FRIES, as primeiras batatas fritas sustentáveis do mundo da McCain Foods! Venha ser o primeiro a prová-los durante todo o mês de novembro
Com:
Novos molhos REGEN FRIES exclusivos
Embalagens e produtos de edição limitada pic.twitter.com/VoqUTgClit— Entediado e Com Fome | Casa dos melhores hambúrgueres da América (@BorednHungry) 28 de outubro de 2022
2. Esportes: NFL
A NFL e a parceira de longa data Visa criaram a zona da NFL, um objetivo no Fornite Creative, um jogo sandbox. A NFL Zone apresenta dois minijogos baseados em experiências virtuais de utilização não autorizada e outras atividades populares do Fortnite. Como patrocinadora oficial da NFL, a Visa tem um estádio virtual dentro do jogo.
A NFL planeja lançar uma série de conteúdo com vários desenvolvedores de esportes e jogos. A liga também planeja usar os seguidores de mídia social dos jogadores da NFL para aumentar a conscientização.
A NFL Zone é uma das muitas atividades do Metaverse que a liga adotou. O objetivo dessa ativação é criar um hub social para se conectar com os Gen-Zers e nutrir uma nova geração de fãs de futebol – um grupo demográfico que a liga costuma ter lutou para vestir.
3. Finanças: Mastercard
A Mastercard veiculou uma campanha multicanal apresentando o Black Panther: Wakanda Forever da Marvel Studios Destaque para proprietários de pequenas empresas de propriedade de negros. Eles lançaram uma experiência imersiva por meio do Meta Horizon Worlds para conectar consumidores a pequenas empresas por meio de atividades destinadas a dar vida às histórias de suas marcas.
Essa ativação se baseia nos esforços anteriores de diversidade, equidade e inclusão da Mastercard, incluindo a Iniciativa Strivers, uma plataforma dedicada a apoiar empresas pertencentes a mulheres negras.
4. Tênis: Snap x New Balance
A Snap e a New Balance lançaram uma lente que usa reconhecimento de voz e realidade aumentada para fazer recomendações de presentes para tudo, de sapatos a acessórios. Aquele Lentes de concierge para presentes de fim de ano tem vários modos para os usuários explorarem. No modo Worldview, os usuários experimentam o unboxing AR que exibe uma recomendação.
Embora você não possa clicar em um link enquanto estiver usando a lente, se você for ao perfil do Snapchat da New Balance e for em “Comprar”, os usuários poderão ver os itens à venda e obter um link para o site para compra.
Aprenda com as marcas do metaverso
Existem duas conclusões importantes para as marcas que exploram a estratégia do Metaverso até 2023:
1) Priorize a acessibilidade
Mesmo ao segmentar públicos de nicho, tente evitar requisitos complexos para participar da ativação da marca, como: B. criptomoeda ou tecnologia blockchain. Eles querem que uma ampla gama de consumidores se sinta compelida a interagir ou jogar.
2) Considere uma experiência de realidade combinada
O que torna o marketing phygital atraente é a capacidade de oferecer oportunidades únicas ou vantagens que normalmente não estariam disponíveis. Pense em como sua marca pode mesclar o digital com o físico.
Aprenda como criar essas experiências incríveis com nosso guia para ingressar no Metaverso.
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