Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem para Linux? Aqui, listamos vários serviços gratuitos de armazenamento em nuvem que você pode usar no Linux.
Agora, antes de passar para a lista de opções, o que você deve procurar nos serviços de armazenamento em nuvem para Linux? Deixe-me adivinhar:
- Muito armazenamento gratuito : afinal, nem todos os indivíduos podem pagar grandes quantias todos os meses.
- Cliente Linux nativo : Para sincronizar arquivos facilmente com o servidor sem fazer ajustes especiais ou executar scripts em intervalos regulares.
- Clientes de desktop para outro sistema operacional de desktop : ou seja, Windows e macOS: suporte multiplataforma é sempre conveniente para que você possa acessar seus arquivos em outras plataformas que você usa.
- Aplicativos móveis para Android e iOS : No mundo moderno de hoje, você precisa estar conectado com dispositivos móveis.
Considerando esses pontos, vamos ver quais são os melhores serviços de nuvem para Linux:
Melhores serviços de armazenamento em nuvem para Linux
Eu tentei vários serviços em nuvem ao longo do tempo. Gostei de alguns deles e não consegui trabalhar com outros. Como prefiro economizar dinheiro, uso mais de um serviço de nuvem por vez para obter armazenamento em nuvem gratuito suficiente. Mais sobre isso no final do artigo.
Observe que a lista não está em nenhuma ordem específica de classificação.
1. Droplox
Um dos primeiros e mais populares provedores de serviços de armazenamento em nuvem, o Dropbox, também é um dos primeiros serviços a fornecer cliente Linux nativo.
Uso o Dropbox desde 2009 e no Linux desde 2010-11. O Dropbox é o ponto de referência quando comparo outros serviços em nuvem.
O Dropbox se integra bem ao ambiente Linux. Ele cria uma pasta Dropbox dedicada em seu diretório inicial. Você pode escolher quais pastas da nuvem sincronizar em seu disco local.
Uma marca de seleção verde é adicionada às pastas que estão em total sincronização com o servidor de nuvem remoto.
Dropbox tem uma interface web intuitiva. Você pode ler todos os tipos de documentos na interface da web sem baixá-los. A galeria da web para fotos também é um recurso interessante.
O Dropbox continuou inovando e introduzindo novos recursos para se tornar um dos melhores serviços de nuvem existentes. Existem recursos adicionais em seus planos pagos para indivíduos e empresas, mas manterei o foco na oferta gratuita aqui.
Embora não ofereça muito armazenamento gratuito em sua versão básica, uma interface web elegante e um excelente cliente de desktop o tornam uma escolha inteligente para usuários do Linux.
Prós
- 2 GB de armazenamento gratuito (que pode chegar a 16 GB se você convidar mais pessoas)
- Excelente cliente de desktop para Linux e outras plataformas
- Compartilhamento de links, Colaboração
- Os arquivos podem ser visualizados na própria interface web
- Sincronização seletiva para economizar espaço na área de trabalho
- Controle de versão
Contras
- Apenas 2 GB de armazenamento gratuito é uma desvantagem
- Sem criptografia na opção gratuita
- Você pode usá-lo apenas em 3 dispositivos simultaneamente
2. pCloud
pCloud é uma oferta baseada na Suíça. A Suíça é conhecida por suas rígidas políticas de privacidade que protegem os dados dos indivíduos de agências de espionagem.
Muitos serviços focados em privacidade, como o ProtonMail, são baseados na Suíça. É focado em criptografia e segurança. Então, esse é um bom aspecto do pCloud.
Além disso, permite que você escolha o local de armazenamento em nuvem ao configurar (UE ou EUA). Não vejo muitos provedores de armazenamento em nuvem oferecendo essa opção, que é única.
Além disso, você pode usar o pCloud para fazer backup de todo o seu sistema Linux. Isso pode ser útil para alguns.
O pCloud oferece até 10 GB de armazenamento gratuito para cada inscrição. Pode ser necessário instalar o aplicativo móvel e fazer algumas coisas para desbloquear 10 GB de armazenamento gratuito. Além disso, você pode aumentá-lo ainda mais convidando amigos, compartilhando links nas mídias sociais ou por meio de seus programas de referência/afiliados.
Se você deseja optar por um plano premium, sugiro optar pelo plano vitalício, que é bastante econômico. Eu uso o plano vitalício de 2 TB.
Possui todos os recursos padrão, como compartilhamento e sincronização de arquivos, sincronização seletiva, etc. Além disso, o pCloud fornece versão de arquivo e recuperação de dados por até 30 dias. Se você estiver pronto para intensificá-lo, também poderá pagar um prêmio para ter backup/histórico por até 365 dias, o que é uma oferta massiva para usuários avançados.
O pCloud possui clientes nativos em várias plataformas, incluindo Linux, é claro. O cliente Linux é fácil de usar e funcionou bem em meus testes limitados no Linux Mint.
Prós
- 10 GB de armazenamento gratuito, extensível até 20 GB
- Um bom cliente Linux funcional com GUI
- Permite colaboração por compartilhamento de link
- Backup de 30 dias para arquivos excluídos
- Carregamento de tamanho de arquivo ilimitado
- Player de áudio e vídeo integrado
- Aplicativos móveis permitem o upload do rolo da câmera
- Backups do Dropbox, Google Drive, etc.
- 5 cópias de arquivos em servidores diferentes
Contras
- A criptografia do lado do cliente é um recurso premium
- A interface do usuário da web parece datada
3. Mega
O Mega tem tudo o que você esperaria de um serviço de nuvem sem complicações. Ele fornece 20 GB de armazenamento gratuito para usuários individuais prontos para uso e pode oferecer opções para ganhar mais armazenamento gratuito após a inscrição.
Tecnicamente, é assim que o plano gratuito funciona agora. Alguns anos atrás, 50 GB de armazenamento gratuito era a oferta.
Ele apresenta criptografia de conhecimento zero de ponta a ponta por padrão, sem a necessidade de optar por um plano premium. Portanto, essa pode ser uma oferta atraente para os entusiastas da privacidade.
Além disso, fornece clientes nativos para Linux e outras plataformas. O cliente Linux nativo funciona bem e a sincronização do dispositivo é perfeita. Você também pode visualizar e acessar seus arquivos em um navegador da web. Ele pode até reproduzir arquivos de vídeo na interface da web,
Prós
- 20 GB de armazenamento gratuito
- Criptografia de ponta a ponta sem conhecimento gratuitamente
- Pode ser usado para compartilhar arquivos grandes
- Clientes nativos para Linux e outras plataformas como Windows, Mac OS X, Android, iOS
Contras
- A criptografia de conhecimento zero também significa que, se você perder a chave, perderá os dados
Melhor se você não quer gastar dinheiro
MEGA – Dados criptografados na nuvem
O MEGA é a escolha ideal se você deseja de 10 a 20 GB de armazenamento em nuvem criptografado e gratuito. Ele tem tudo o que você procura em um serviço de armazenamento em nuvem padrão, além de um cliente Linux nativo.
4. Google Drive (com clientes de desktop de terceiros)
O Google Drive é um serviço incrivelmente popular. Ele oferece 15 GB de armazenamento gratuito que é compartilhado com seu e-mail, documentos e fotos.
A melhor característica, na minha opinião, é a inclusão da suíte de escritório online com o Google Drive. Fácil de criar documentos e armazená-los na conta.
No entanto, apesar dos repetidos pedidos, o gigante da tecnologia Google não se preocupou em criar um cliente Linux oficial nativo para o Google Drive. Felizmente, existem outras maneiras de usar o Google Drive no Linux. É por isso que incluí o Google Drive nesta lista de software em nuvem para Linux.
Prós
- 15 GB de armazenamento gratuito
- Compartilhamento de link
- Colaboração
- Integrado com um pacote de escritório online
Contras
- Nenhum cliente de desktop oficial para Linux
Se você pode gastar um pouco
Use o Google Drive e One Drive no Linux com Insync
Google Drive ou Microsoft One Drive? O Insync permite que você os use nativamente e sem problemas na área de trabalho do Linux. Requer um pagamento único de $ 29 (ou mais) e, se você puder pagar, poderá aproveitar o armazenamento gratuito do Google e da Microsoft.
Obtê-lo agora
Revisão completa
Ganhamos uma comissão se você fizer uma compra, sem nenhum custo adicional para você.
5. Disco Yandex
O gigante russo da internet, Yandex, tem tudo o que o Google tem. Um mecanismo de pesquisa, serviço de análise, ferramenta para webmasters, e-mail, navegador da Web e um serviço de armazenamento em nuvem.
O Yandex Disk oferece 10 GB de armazenamento em nuvem gratuito na inscrição. Possui clientes nativos para múltiplas plataformas, incluindo Linux. No entanto, o cliente Linux oficial é apenas linha de comando. Você pode obter um cliente GUI não oficial para o disco Yandex . O compartilhamento de arquivos por meio de links está disponível junto com outros recursos padrão de armazenamento em nuvem.
As pessoas que já usam os serviços Yandex devem experimentá-lo.
Prós
- 10 GB de armazenamento gratuito, extensível até 20 GB por meio de referências
- Aplicativos móveis
Contras
- Somente cliente de linha de comando disponível
- Se você é avesso a tecnologias russas
6. Cozy
A Cosy é uma empresa francesa que oferece 5 GB de armazenamento gratuito na nuvem. Na verdade, o Cosy é mais do que apenas um serviço de nuvem gratuito. É um armário digital para manter com segurança seus extratos bancários, contas e reembolso de saúde.
Você provavelmente já está salvando seus documentos importantes, recibos de impostos, carteiras de identidade e recibos de garantia na nuvem. Você digitaliza esses documentos manualmente e os carrega em um serviço de nuvem. O Cosy faz tudo isso automaticamente para você.
O Cosy pode ser um salva-vidas para gerenciar todos os seus documentos se você for residente na França. A Cosy tem algo chamado ‘loja de aplicativos’. Você pode conectar sua conta Cosy a vários serviços, como banco, provedor de serviços de Internet, seguradoras e lojas comerciais como Darty, Leclerc, etc. Você também pode conectá-la a contas de imposto de renda francesas.
O Cosy busca todas as contas e faturas dos serviços vinculados e as armazena na nuvem. Você obtém todos os documentos em um só lugar automaticamente.
Tudo incluído, também torna a pilha do servidor principal de código aberto. Você pode verificar isso no GitHub se estiver curioso.
Prós
- 10 GB de armazenamento gratuito
- Cliente Linux nativo no formato AppImage
- Conecta-se a vários serviços online e obtém faturas e extratos de contas automaticamente
- Plataforma cruzada com aplicativos móveis
Contras
- Pode ser confuso para um serviço de nuvem simples
- Atualmente, o foco parece estar no mercado francês
7. Seafile (pode ser auto-hospedado)
O Seafile é uma plataforma gratuita e aberta de hospedagem e colaboração de arquivos de código aberto. Além da hospedagem e compartilhamento de arquivos, você também pode editar documentos online. O Seafile mantém versões de arquivos e instantâneos de pastas para que possam ser restaurados para uma versão anterior.
Como é uma plataforma de colaboração multiusuário, você também pode definir permissões de arquivo ou bloquear um arquivo para usuários específicos. Logs de auditoria também estão disponíveis. Os administradores também podem limpar remotamente os dados. Todas as transferências de dados são protegidas via protocolo HTTPS/TLS. A criptografia de dados do lado do servidor também é um recurso.
A edição gratuita permite três usuários. Se você precisar de mais de três usuários, poderá hospedá-lo em seu próprio servidor ou pagar pelos serviços.
Prós
- Software gratuito e de código aberto
- Cliente Linux nativo e aplicativos móveis
- Controle de versão de arquivo
- Edição de documentos e colaboração
Contras
- Destinado principalmente a empresas
- A edição profissional tem um conjunto de recursos melhor do que a edição gratuita da comunidade
8. Nextcloud (pode ser auto-hospedado)
O Nextcloud é uma plataforma de armazenamento e colaboração em nuvem gratuita e de código aberto que você pode instalar em seu próprio servidor. Não é totalmente gratuito se considerarmos que você não possui um servidor em primeiro lugar. Mas, se você tiver um, não precisa gastar mais nada para usar o Nextcloud, mas apenas o conhecimento necessário para configurar e gerenciar sua instância auto-hospedada do Nextcloud.
Nextcloud é uma plataforma de colaboração completa para pequenas e médias empresas. Além do armazenamento em nuvem, você também pode usar o Nextcloud para e-mails, contatos e calendários para usuários em sua organização.
É um pacote de produtividade completo que pode ser hospedado nos servidores da sua organização. Na verdade, nós da It’s FOSS também usamos o Nextcloud.
Você pode instalar o Nextcloud com Docker facilmente . Como alternativa, você pode consultar uma lista de provedores para ajudá-lo a começar a usar o Nextcloud.
Prós
- Software gratuito e de código aberto
- Controle total sobre seus dados
- Um pacote de produtividade completo
- Útil para organizações de pequeno e médio porte, bem como para indivíduos
Contras
- Não é um serviço de nuvem gerenciado
- Sem nível gratuito do Nextcloud e da maioria dos terceiros
- Você precisará de seu próprio servidor e gerenciá-lo manualmente
9. OneDrive (usando clientes de terceiros)
Se você trabalha com aplicativos do Microsoft 365 no navegador da Web, provavelmente gostará mais da opção de usar o OneDrive do que outros.
Embora ofereça apenas 5 GB de armazenamento gratuito, você tem o Skype e outros serviços de aplicativos do Microsoft 365 incluídos nos planos pagos, se precisar para o trabalho. Oficialmente, não há cliente Linux nativo, mas você pode consultar nosso guia e usar o OneDrive no Linux perfeitamente.
Prós
- Integração de serviços do Microsoft 365
- Colaboração
- Compartilhamento de link
Contras
- Nenhum cliente Linux nativo oficial
- Não há muito armazenamento gratuito
10. Unidade de Gelo
O Icedrive pode ser uma alternativa adequada ao MEGA, onde você obtém a criptografia do lado do cliente habilitada por padrão para todos os planos premium. Para começar, você obtém 10 GB de armazenamento gratuito.
A Icedrive, com sede no Reino Unido, afirma adicionar constantemente novos recursos e melhorias de segurança à plataforma para ficar fora da multidão. Além disso, oferece uma política de reembolso de 14 dias para testar o serviço premium antes de se decidir.
Seus planos vitalícios premium também são muito acessíveis, com 1 TB de armazenamento em nuvem por apenas US$ 149.
Para Linux, oferece um cliente GUI na forma de um arquivo AppImage ou um pacote snap. Dessa forma, você pode acessar seus arquivos de sua área de trabalho. Não é o mesmo que sua contraparte do Windows, no entanto.
Prós
- Criptografia do lado do cliente
- Colaboração
- Compartilhamento de link
- Estatísticas de armazenamento usando
- Veja todos os links públicos em um só lugar
Contras
- O aplicativo monta os arquivos como uma unidade virtual, não sincroniza como o Dropbox (pode ser considerado um profissional)
11. Internxt
Internxt é bastante novo no mercado. É um software de código aberto construído sobre a tecnologia Web3. Ele também possui criptografia de conhecimento zero habilitada por padrão.
Como usa tecnologia web3 descentralizada, seus arquivos criptografados nunca estão no servidor. Embora isso seja bom, a desvantagem é que você sentirá que o upload e o download são um pouco lentos, especialmente para arquivos maiores.
Ele também impõe restrições ao tamanho do arquivo dos downloads diretos. Para arquivos maiores que 1 GB, você terá que usar o aplicativo de desktop.
A Internxt oferece 2 GB de armazenamento gratuito na nuvem quando você se inscreve. O armazenamento gratuito pode ser estendido até 10 GB ao ‘completar desafios’, como baixar seu aplicativo móvel.
Você também pode obter mais armazenamento ao optar pelos planos pagos. Um acordo vitalício oculto oferece 1 TB de armazenamento vitalício por um único pagamento de 99 euros.
Prós
- Descentralizado, web3 e código aberto
- Criptografia de conhecimento zero
- 2 a 10 GB de armazenamento gratuito
- Preço vitalício acessível
Contras
- Conhecimento zero significa perder a chave e perder os dados
- Deve usar aplicativos para arquivos grandes
Se você pode gastar um pouco
Internxt – Oferta Vitalícia
A Internxt tem uma oferta vitalícia oculta. Você obtém 1 TB de dados vitalícios por um único pagamento de 99 euros. Você tem a garantia do dinheiro de volta em 30 dias.
Ganhamos uma comissão se você fizer uma compra, sem nenhum custo adicional para você.
Seu serviço de nuvem favorito para Linux?
Como eu disse anteriormente, uso vários serviços de nuvem para obter armazenamento em nuvem suficiente.
Eu uso o Google Drive porque ele se integra ao Gmail e o Google Docs é uma ferramenta de escritório muito boa.
Eu uso o Dropbox e tenho 22 GB de armazenamento em nuvem com eles. Eu o uso para armazenar ebooks, documentos importantes e algumas fotos anteriores.
Tenho 2 TB de armazenamento vitalício com o pCloud. Eu o uso para despejar todos os tipos de fotos e vídeos dos telefones de todos os membros da família.
Também tenho cerca de 50 GB de armazenamento em nuvem com o Mega. Eu o uso para armazenar capturas de tela e screencasts para os tutoriais.
E, por último, também tenho 2 TB de armazenamento vitalício com Internxt. Esta é uma adição recente e ainda não planejei nada específico para ela.
Oh! Eu esqueci. Temos nossa própria instância do Nextcloud implantada usando o Docker. Ele é usado para colaboração e gerenciamento de tarefas em sua equipe FOSS.
Qual é a sua escolha nesta lista dos melhores serviços de armazenamento em nuvem para Linux ? Qual você prefere?
Deixe-me saber seus pensamentos nos comentários abaixo.
O post Os 10 melhores serviços gratuitos de armazenamento em nuvem para Linux em 2022 apareceu primeiro em A3 Studio Web
por A3 Studio Web https://ift.tt/5HFRp2C
via A3 STUDIO WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário