terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O que é o chipset da placa-mãe e para que serve?

Existem muitos componentes de hardware e podemos não saber o que cada um deles é, Quais partes compõem um dispositivo e quais são os conceitos que talvez precisemos conhecer. Por exemplo, qual é o chipset. Nós ouvimos falar sobre o chipset Muitas vezes lemos sobre isso em tutoriais e especificações, mas o que é? Qual é a sua função ou porque é um dos elementos mais importantes?



Embora seja um conceito complexo e demore muito para ser explicado, nos parágrafos a seguir tentaremos definir o chipset da maneira mais simples possível para que você entenda o que é, para que serve ou qual é a sua principal função. Os fabricantes de hardware trabalham neste chipset há anos, embora atualmente A tecnologia evoluiu e seu significado foi alterado, sendo o PCH normalmente referido como “chipset” como veremos nos próximos parágrafos…

o que é chipset

Um computador ou dispositivo consiste em vários circuitos e componentes que você já conhece, por exemplo, como uma placa gráfica. E entre eles o chipset. O chipset é o Cérebro de uma placa-mãe de computador. Aquele que controla e é responsável pela organização de todos os dados entre o processador e os demais componentes do computador.

Isso significa… sua placa gráfica ou seu disco rígido ou seu mouse gera um monte de dados. Ao digitar, você gera dados. Ao mover o mouse, você gera dados. O chipset atua como um centro de controle, controlador de tráfego na placa-mãe… gerenciar tráfego dos componentes do computador da forma mais eficiente possível para que o desempenho seja bom.

Componentes e partes de um chipset

O chipset consiste em dois chips ou pontes, a ponte norte e a ponte sul. Ou, em seus nomes originais, o Ponte Norte ou Ponte Sul. Eles são dois chips exclusivos, direcionados e específicos que são conhecidos por esses nomes devido à sua localização na placa-mãe: na parte superior, ou lado norte, e na parte inferior, ou lado sul. Embora esses fossem os componentes usuais, hoje o chipset mudou muito e não segue mais essa estrutura… a ponte norte sumiu e seu “missões‘ são feitos pelo processador.

O NB era conectado ao processador e o SB era conectado a ele e daí ao processador. E é precisamente no South Bridge que chegam os dados ou detalhes de discos rígidos, áudio, controladores USB… E tudo é gerido e organizado a partir daqui.

chipsets

Ou foi feito porque a forma mudou. Embora a estrutura e as partes fossem sempre North Bridge ou South Bridge, um sistema foi desenvolvido agora mais moderno. Atualmente você viu nas informações da AMD ou Intel, a South Bridge foi substituída pela PCH ou o que é o mesmo o hub controlador da plataforma. A Intel introduziu este termo ou esta forma em 2009 como um substituto para o chipset clássico…

O post O que é o chipset da placa-mãe e para que serve? apareceu primeiro em A3 Studio Web



por A3 Studio Web https://ift.tt/BGImvY3
via A3 STUDIO WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário