quarta-feira, 23 de novembro de 2022

Tendências para o Marketing Digital em 2023 – Por Marcus Vinícius Saraiva

Entender como o público se sente verdadeiramente com a sua marca e como ela está posicionada em relação à concorrência, ao setor e ao mercado é consequência de um monitoramento efetivo de dados e de planejamentos estratégicos. E isso, pode ter certeza: nunca sai de moda. Com a inserção das redes sociais e dos aparelhos digitais no cotidiano dos consumidores, os seus comportamentos mostram que cada vez mais eles estão buscando, avaliando, conversando e estabelecendo critérios que tem haver com esses pontos de contato para formular a sua decisão de compra. Por isso, as tendências para 2023 visam a atenção ao público, canais e branding da marca para a valorização do ROI.

Entender que os valores da sua empresa precisam estar presentes para além do superficial é importante para estabelecer uma conexão forte com os seus consumidores, que deixam de ser “clientes” e passam a ser “fãs” da sua marca. Assim, os consumidores abrem mão do preço, além de promoverem o seu serviço/produto por realmente acreditar na sua causa e que isso, impacta positivamente nas suas vendas.

Segundo o relatório de 2022 da Stackla, 79% dos consumidores afirmam que o UGC (User-Generated Content), isto é, o conteúdo gerado pelo próprio usuário, impacta fortemente suas decisões de compra. Isso significa que as relações em comunidade apresentam forte relevância, e nesse ponto, é preciso que a sua empresa foque na identificação dos canais e grupos em que os conteúdos sobre o seu serviço/produto estão sendo produzidos. Assim, o marketing de relacionamento também abrange a relação entre consumidores e influenciadores, afinal, os influenciadores devem representar os seus valores, passar credibilidade e criar laços que possibilitem a conversão em vendas.

Outra estratégia tida como relevante para o novo ano é o chamado marketing de gamificação, que oferece uma experiência divertida, capaz de engajar e fidelizar o cliente. Através de jogos, designs e ações, pode-se colocar em prática essa estratégia. Segundo o Mordor Intelligence, o mercado global de gamificação atingirá um CAGR de 26,5% entre 2022 e 2027. Outro aspecto importante é a integração do real com o digital, possibilitando a aplicação da gamificação e de outras estratégias híbridas através das conexões tecnológicas, afinal, a tecnologia é cotidiana e como McLuhan afirma, representa extensões de nós mesmos: câmeras como extensões dos olhos, smartphones como extensões dos dedos, assistentes virtuais como extensões da sociabilidade e etc.

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*Artigo de Opinião – Por Marcus Vinícius Saraiva, sócio-fundador das empresas Ipanema Comunicação, Cordel Ventures e BD Innovation Hub, Diretor de Inovação da CDL Jovem Fortaleza.

O conteúdo não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

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