O consumo de carne suína no primeiro semestre de 2022 bateu recorde histórico no Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do país consumiu em média 18 kg entre janeiro e junho deste ano. Aliás, o recorde para o mesmo período, em 2021, era de 16,9 kg.
Esse aumento no consumo tem ocorrido gradativamente nos últimos anos, de 14 kg per capita em 2010 para 16 kg em 2021, segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) – e tem sido significante para as empresas do setor. A Alegra, empresa de derivados de suínos que faz parte da Unium, que atua nos Campos Gerais do Paraná, fez o mesmo e faturou R$ 1 bilhão em 2021, 20% a mais que no ano anterior, com 97 mil toneladas de carne suína processada.
“Há um aumento do consumo [ de carne suína ] muito devido à situação econômica do país Hoje, a carne suína tem a melhor relação custo-benefício, se comparada à carne de frango e bovina. O consumo interno de proteína suína dos brasileiros está em torno de 90% e há muito espaço para crescer”, analisa o diretor comercial da Alegra, Luis Otavio Morelli.
O aumento do consumo desse tipo de proteína também se reflete no aumento do abate de suínos no Brasil. O IBGE destacou que, desde 1997, nenhum trimestre no Brasil teve mais de 14 milhões de animais abatidos em abril, maio e junho de 2022. Esse número é 7,2% maior do que no mesmo período de 2021.
O aumento dos abates também se acelerou gradualmente desde o início da última década. Segundo a ABPA, foram abatidas 3,237 milhões de toneladas de suínos no país em 2010 e esse número aumentará para 4,701 milhões de toneladas em 2021.
“Nos últimos anos A indústria mudou sua postura em relação ao mercado interno. A carne suína deixou de ser apenas matéria-prima ou produto de exportação e traspassou a agregar valor e buscar atender as necessidades do mercado. Agora temos produtos mais alinhados com as expetativas do consumidor ”, concluiu Morelli.
O post Consumo de carne suína bate recordes no Brasil e vai impulsionar indústrias nos próximos meses apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/U3SqsNa
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/i2TPgCk
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário