Levantamento da SBVC aponta que os setores que mais cresceram no Brasil foram de eletromóveis, moda e drogaria/perfumaria
A cada ano, o comércio eletrônico cresce mais no Brasil e no mundo. Com inúmeros atrativos, como código de desconto, os consumidores estão se envolvendo com intensidade nas compras online, principalmente pelo conforto, praticidade e economia. Segundo o ranking elaborado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), o faturamento das empresas ultrapassou a marca dos R$ 892 bilhões, o que representa uma alta de 12,22%, tendo como base os 300 maiores e-commerces que atuam no país.
Setores de destaque
De acordo com o levantamento, os três setores que obtiveram os melhores destaques no Brasil em relação ao faturamento foram os de eletromóveis, moda e drogaria/perfumaria.
Trata-se de um segmento que vem apresentando um crescimento consolidado nos últimos anos, bem acima da inflação, ou seja, o setor tem tudo para obter lucros ainda mais rentáveis nos próximos anos.
Essa expansão do varejo é um movimento sem volta, sendo um nicho de mercado amplo e altamente lucrativo. Apesar de ainda ter muito a evoluir, o e-commerce brasileiro está no caminho certo e terá inúmeras conquistas pela frente, principalmente por meio da expansão da rede 5G.
Líderes do segmento
Mais uma vez, a líder de vendas no país foi o Magazine Luíza, obtendo um faturamento na ordem de R$ 26,8 bilhões, o que representa aumento de 28,4% em relação a 2020.
O dado revela que esse valor equivale a mais de 62% do faturamento bruto da empresa, ou seja, o e-commerce é a “bola da vez”.
Já a vice-liderança das vendas digitais ficou nas mãos da Americanas, que subiu uma posição em relação ao levantamento de 2020, com um crescimento de 41,9% nas vendas, o que gerou uma receita bruta de mais de R$ 19 bilhões.
Vale informar que esse boom da Americanas é fruto da integração da antiga B2W, reunindo Submarino, Americanas.com e Shoptime, com investimentos consolidados no omnichannel, tanto em click & collect quanto ship from store.
Em terceiro lugar ficou a Via, com aumento de 22,9% nas vendas, atingindo a marca de R$ 16,8 bilhões, o que representa 44% do faturamento bruto da empresa.
Além disso, houve muitas empresas que se destacaram no ranking, demonstrando que o segmento está altamente concorrido. Entre elas, podemos citar:
- Grupo Boticário;
- Grupo SBF;
- Lojas Renner;
- Burger King;
- C&A;
- Arezzo&Co;
- Raia Drogasil.
Digital cada vez mais forte
Seguindo os dados apresentados pelo ranking da SBVC, é possível verificar que as empresas estão se posicionando cada vez mais no digital, investindo pesado nas operações omnichannel, sempre valorizando a experiência dos clientes por meio de sistemas altamente eficientes.
Para você ter uma ideia da força desse segmento, as cinco maiores empresas no quesito volume de vendas online no Brasil atingiram mais de R$ 70,7 bilhões, o que engloba 7,93% das vendas das 300 maiores varejistas que atuam no país.
Portanto, uma mensagem é notória: investir no digital faz parte da maturidade das empresas e é uma direção que impulsiona o relacionamento com os clientes, contribui com o aumento das vendas e, consequentemente, tem impacto direto na melhoria dos índices de lucratividade.
Entre as maiores apontadas no ranking, quatro são supermercados e atacadistas, três redes de drogarias/perfumarias, duas redes de lojas de departamentos e uma empresa de eletromóveis.
Assim, a digitalização foi essencial nesse processo de amadurecimento e tem tudo para continuar com força, fazendo com que os hábitos de consumo priorizem cada vez mais as compras online.
Afinal, os e-commerces estão se aprimorando na eficácia, no cumprimento dos prazos nas entregas, na qualidade dos produtos e no atendimento rápido, sempre valorizando a experiência dos clientes. São ingredientes fundamentais que englobam o sucesso de qualquer empresa, ou seja, a crescente tende a continuar.
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