quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Trump e sua nova candidatura: motivos que ele terá dificuldades em 2024

Em discurso de mais de um hora na terça-feira (15/11), Trump vangloriou-se de sua passagem pela presidência e criticou os dois primeiros anos de mandato de Joe Biden.

Trump mostrou seus pontos fortes durante o discurso. Ele tem uma sensibilidade para entender quais questões são importantes para os conservadores de seu eleitorado, como imigração e criminalidade. Seu estilo impetuoso e imprevisível atrai cobertura da mídia, deixando seus rivais sem lugar nos noticiários. Ele tem uma forte base de apoiadores e consegue atrair até americanos que normalmente não votam. E depois de quatro anos de presidência, muitos dos apoiadores ocupam cargos de liderança no Partido Republicano.

Mas seu discurso também expôs algumas das principais fraquezas de Trump.

Trump ignorou amplamente as dificuldades e enganos de seu governo durante a pandemia de coronavírus. E ele simplesmente pulou os meses que passou negando o resultado da eleição de 2020 e o ataque de seus apoiadores ao Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

Confira as dificuldades:

  1. Trajetória na Presidência

Há oito anos atrás, Trump era uma folha de papel em branco na política. Os eleitores podiam projetar em Trump suas esperanças e desejos, já que ele nunca havia ocupado um cargo público. Ele podia fazer promessas infundadas sem que houvesse exemplos no passado de seus erros e defeitos.
Agora é diferente. Embora Trump tenha obtido grandes ganhos políticos durante seus quatro anos no cargo como cortes de impostos e reforma da justiça criminal, ele também é lembrado por algumas derrotas notórias.

Os republicanos ainda se lembram de seu fracasso em cumprir as promessas de investir em infraestrutura e inverter a reforma democrata do sistema de saúde. A atitude de Trump em relação à pandemia de coronavírus também foi alvo de críticas de vários campos políticos.

Os democratas há muito criticam sua resposta à pandemia como inadequada. Para alguns da direita, Trump já foi longe demais com o coronavírus.

  1. Escândalo do Capitólio

Trump também terá que defender sua forma de lidar com o fim de seu mandato e seu papel no ataque à capital dos Estados Unidos em 6 de janeiro de 2021.

As imagens daquele dia – de apoiadores agitando faixas de Trump em meio a gás lacrimogêneo enquanto invadiam o Capitólio – não serão facilmente esquecidas.

As eleições de meio de mandato da semana passada exibiram que o que aconteceu naquele dia – e as palavras e ações de Trump nas semanas anteriores – ainda podem influir o comportamento do eleitor.

Vários candidatos republicanos que apoiam Trump na rejeição dos resultados das eleições de 2020 perderam a eleição da semana passada. Muitos se retirar-se pior em seus estados do que outros candidatos republicanos que resistiram ao desafio de Trump ou permanecer em silêncio sobre o assunto.

  1. Disputas Jurídicas

Alguns analistas dizem que Trump está concorrendo para alegar que as várias investigações criminais e civis às quais ele está respondendo são, na verdade, perseguição política.

Embora essa estratégia possa funcionar para o público os problemas de Trump no sistema jurídico são muito mais sérios.

O ex-presidente é alvo de várias investigações:

  • investigações criminais sobre interferência eleitoral na Geórgia.
  • acusações de fraude civil em seu conglomerado de Nova York
  • processo de difamação por agressão sexual
  • Uma investigação federal sobre seu papel no ataque a uma agência governamental. e como ele lidou com informações classificadas depois que deixou a presidência.

Tal investigação pode acabar no tribunal. Isso pode virar manchete e inviabilizar provisoriamente os planos políticos de Trump.

Na melhor das hipóteses, seria um entreterimento caro para ele. No entanto, os piores cenários incluem enormes perdas financeiros e até prisão.

  1. Um rival mais forte

Quando as primárias presidenciais republicanas começaram, oito anos atrás, Trump enfrentou o governador favorito do partido, a Flórida. Mas Jeb Bush nunca foi uma ameaça real para Trump.

Sua campanha milionária e seu sobrenome famoso não bastavam. Ele não acompanhou os republicanos em questões como imigração e educação. E o nome de Bush já não é tão poderoso no partido como antes.

Se Trump quiser ser indicado como candidato republicano em 2024, ele pode ter que enfrentar um governador da Flórida novamente.

Ao contrário de Bush, Ron DeSantis acabou de obter uma vitória esmagadora na reeleição, sugerindo que ele está alinhado com os principais apoiadores do partido. Embora ainda não tenha sido testado na arena nacional. Mas as estrelas políticas estão crescendo.

O post Trump e sua nova candidatura: motivos que ele terá dificuldades em 2024 apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/y2DLBNZ
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/8d2BqGS
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário