A transformação digital surgiu por conta do avanço da tecnologia e das mudanças no comportamento do consumidor. Mas ainda existem muitas dúvidas em relação ao tema e os principais desafios trazidos por ele.
Na verdade, se você parar para pensar sobre o assunto, vai ter até mesmo a impressão de que se trata de algo fictício, como se fosse um acontecimento futurista, mas a transformação digital é algo mais real do que podemos imaginar.
Essa transformação está acontecendo agora, e se for imaginar em como tudo acontecia antes da internet e da tecnologia que temos hoje, chega a ser assustador pensar na vida sem esses recursos.
Eles estão por toda a parte e auxiliam os seres humanos de muitas maneiras, tanto para trabalhar quanto para estudar, comprar, pagar as contas, e assim por diante.
Se as pessoas estão cada vez mais conectadas, isso significa que os clientes também estão, portanto, as empresas precisam investir em recursos tecnológicos e outras estratégias que acompanham essa tendência.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é transformação digital, como ela pode ser aplicada, sua importância e os benefícios para as organizações. Confira!
Conceito de transformação digital
A transformação digital é um recurso estratégico que depende da tecnologia para maximizar a performance e trazer melhorias para os resultados da corporação.
É sinônimo de mudança de comportamento dentro da empresa, além de envolver os colaboradores e gerar impactos nos processos e na estrutura empresarial.
Embora o conceito seja muito simples de ser entendido, ele não é fácil de ser colocado em prática, e isso acontece porque não basta apenas fazer uso de recursos tecnológicos, mas é necessário trabalhar uma mudança estrutural.
Logo, uma empresa especializada em aeronave leve esportiva voo com instrutor deve estar nas redes sociais, possuir um site, mas também investir em ferramentas tecnológicas e outros recursos que fazem parte da transformação digital.
Em outras palavras, a aplicação desse conceito é algo mais amplo, pois envolve o uso da tecnologia como base para as estratégias, o que exige investimento de tempo e dinheiro.
Não se trata apenas de investir em marketing digital ou comprar um software de automação, na verdade, está relacionado a uma gestão digital onde a tecnologia cumpre o papel de melhorar tudo o que diz respeito à companhia.
Como empregar a transformação digital?
Depois de entender um pouco mais sobre seu conceito, chegou o momento de saber como aplicar a transformação digital em um negócio. É dessa forma que ele consegue modernizar suas áreas, agregar agilidade, melhorar as habilidades e automatizar os processos.
Para uma empresa de locação de sala comercial por hora é uma forma de eliminar erros, reduzir gastos e tornar o negócio muito mais eficiente. Algumas maneiras para colocá-la em prática são:
1 – Desenvolver uma boa estratégia
O erro mais comum entre os gestores é acreditar que esse processo se refere apenas ao uso de tecnologia, esquecendo-se da parte estratégica de sua implementação.
De fato, a tecnologia é um dos pilares da transformação digital, mas não é o único elemento. É necessário estabelecer uma estratégia para encontrar soluções compatíveis com as necessidades da corporação.
Caso contrário, a implementação acaba ignorando a visão estratégica do processo e passa a investir em sistemas apenas porque se tornaram uma tendência.
2 – Mudar a mentalidade do negócio
Isso também está relacionado à mentalidade da empresa e de seus colaboradores. Nesse contexto, entrar para a era digital exige mudança de mentalidade, assim como é necessário cuidar da infraestrutura de TI.
Os dois pontos são importantes, tanto é que ao longo do tempo muitas companhias sofreram com a disrupção da transformação digital ou tiraram vantagem dela, a exemplo das locadoras e das plataformas de streaming.
Um fabricante de anúncio busdoor também deve encontrar maneiras de repensar seu modelo de negócios para acompanhar toda a evolução trazida por essa transformação.
Em linhas gerais, ela está totalmente relacionada a um processo de adaptação e progressão direto para os recursos digitais.
3 – Mudar a cultura organizacional
Algo muito comum é iniciar a revolução tecnológica da empresa e parar logo em seguida, mas quando isso acontece, toda a corporação é prejudicada.
No entanto, essa situação é facilmente evitada se todos os colaboradores estiverem envolvidos no processo de transformação digital, afinal, os stakeholders acabam sendo os mais interessados em certas mudanças.
Só que é papel da corporação fazer com que todos se sintam abertos e preparados para todas as mudanças que estão por vir.
4 – Analisar os processos
Um fabricante de conserto empilhadeiras não pode se esquecer de rever tudo o que é necessário em seu nicho de produtos, processo de vendas e outros processos internos, considerando todos os setores, como:
- Vendas;
- RH;
- Atendimento ao cliente;
- Produção.
Faça um levantamento de tudo e verifique o que pode ser adaptado para mobile, se algum processo pode ser automatizado e então decida o que será melhorado, testando algumas possibilidades.
5 – Envolver todos os colaboradores
Os mais impactados pela transformação digital de uma empresa, sem dúvidas, são seus colaboradores. Por isso, é necessário envolvê-los nesse processo.
O acontecimento não deve ficar isolado apenas na equipe de TI, muito pelo contrário, deve ser conduzido a partir dela e se espalhar para toda a corporação.
Importância da transformação digital
Embora a transformação digital seja uma realidade que está presente na maioria das empresas, muitos gestores e empreendedores acabam investindo nela muito mais de maneira automática do que por realmente compreender sua importância.
Por isso, a implementação pode acontecer sem que o empreendedor se sinta de fato empolgado ou consciente do que está acontecendo, ou seja, ele não compreende por que vale a pena fazer essa mudança.
Só que para uma empresa de unidade de tratamento de ar comprimido, investir em transformação digital é uma necessidade, tendo em vista que ela ganhou muita força nos últimos anos.
Qualquer empresa que não tenha aderido a essa mudança e não compreenda a importância da tecnologia, vai perder espaço no mercado e pode até mesmo ser esquecida pelo público.
As pessoas não querem nem sair de casa para comprar, e a maioria já nem tem telefone em casa. Elas também querem produtos de qualidade e com muita tecnologia, então não existe mais espaço para o que era feito antes.
É por meio da transformação digital que as empresas conseguem usar novas tecnologias para desenvolver processos eficientes, e também é assim que implementam receitas e melhoram a experiência do seu público.
Com base em sua importância, fica fácil entender todas as vantagens que ela traz para um fabricante de porta corta fogo e outras corporações.
Benefícios da transformação digital
Muito mais do que modernizar a empresa e possibilitar que ela atue de acordo com os recursos tecnológicos existentes hoje, a transformação digital traz muitos outros benefícios para a corporação. São eles:
Novos fluxos de receita
A transformação digital faz com que a empresa encontre novos fluxos de receitas que são capazes de potencializar os lucros.
Por exemplo, com o uso de um chatbot, é possível atender os clientes e se relacionar com eles, além de vender os produtos e serviços.
Outro fato interessante é que uma loja física que vende espuma de polietileno para embalagem pode lucrar muito mais se abrir uma loja virtual.
Da mesma forma, uma rede de hotéis pode ter muito mais reservas se desenvolver um aplicativo ou permitir que os clientes reservem os quartos em seu site.
Melhora a eficiência dos processos
O uso de novas tecnologias, principalmente aquelas voltadas para automação, sempre colabora para aumentar a eficiência dos processos.
Cada um deles agrega valor ao produto ou serviço de maneira mais rápida, sem a incidência de tantos erros e com custos reduzidos.
A automação também permite o monitoramento em tempo real, utilizando indicadores de desempenho para promover melhorias contínuas.
Melhora a experiência dos clientes
Uma fábrica de semente de braquiarão pode trabalhar com diferentes recursos, como inteligência artificial, big data e machine learning, para melhorar a experiência do usuário.
São recursos que analisam informações e as transformam em insights para a corporação, consequentemente, ela melhora as estratégias de marketing e vendas, além de ser capaz de desenvolver produtos compatíveis com as necessidades do público.
Considerações finais
A transformação digital está mudando muita coisa dentro das empresas, mas ela não está relacionada apenas aos recursos de marketing ou ferramentas tecnológicas que automatizam os processos internos.
Na verdade, consiste em uma mudança de mentalidade que consegue evoluir a realidade da corporação e permitir que ela acompanhe as mudanças do mercado. Só assim a marca se mantém competitiva e apta para os clientes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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