sexta-feira, 27 de maio de 2022

O que é Golden Circle: entendendo o conceito

No mundo de hoje, moderno e cada vez mais globalizado, a coisa que talvez mais prejudique a gestão de um negócio é começar uma atuação sem propósito. Por isso, entre tantas alternativas, o modelo Golden Circle se mostra um dos mais simples e eficazes.

Um aprendizado que a esmagadora maioria das empresas estão absorvendo nos últimos tempos, algumas delas depois de muitas falhas, é que o público não está interessado em produtos, mas em transformações, propósitos e soluções.

Uma empresa de zeladoria e portaria certamente não fará grande sucesso anunciando os seus serviços apenas pelo que são, ou pelo nome que a define, mas pela transformação que oferece, em conjunto com o anseio presente no coração dos clientes.

Dessa forma, o modelo Golden Circle lança luz em um aspecto que, muitas vezes, encontra-se oculto dos gestores de uma organização, que é o propósito de existência da empresa.

Através do propósito, é possível encontrar a maneira da entrega e o conteúdo do produto ou serviço. Assim, tem-se as três camadas do Golden Circle: por quê, como e o quê.

O artigo de hoje irá trazer o conceito de Golden Circle, bem como mostrará a sua aplicação na vida real provando que sua abordagem pode ser aplicada em diversas empresas, desde marcas de celulares até serviço de gráfica rápida.

O que é Golden Circle

O Golden Circle pode ser definido como uma metodologia de liderança inspiradora, que incentiva as pessoas a refletir, tomar ações e melhorar a sua comunicação, com o objetivo de inovar e impactar o mundo.

Não é porque uma organização trabalha com serviços como construção de obras, higiene ou limpeza que ela não deve visar um impacto social benéfico ao mundo.

Até mesmo uma empresa especializada em limpeza de telhados deve parar vez ou outra para refletir sobre essas questões.

O conceito criado pelo expert em liderança, autor e palestrante Simon Sinek foi pensado para gerar resultados positivos através da passagem de uma imagem de confiança para o sucesso das empresas.

Tudo fala sobre a inspiração, organização estratégica e o modo dos grandes líderes lidarem com as situações em geral.

O Golden Circle é o guia central para a empresa construir uma liderança de sucesso. O método se desenvolve em formato de círculo, com três perguntas principais que devem ser sempre respondidas na ordem.

A primeira é o porquê. A premissa dessa primeira pergunta é que sempre se pense em qual o propósito principal da empresa antes de realizar uma ação. Os clientes não querem mais comprar apenas coisas, mas adquiri-las com um propósito, e por causa desse propósito.

É por esse motivo que as empresas de transporte de cargas, ao investir em uma nova propaganda, sempre buscam ilustrar as suas ofertas a partir de famílias satisfeitas com seus filhos no novo lar, ou empresários satisfeitos com as entregas em seus negócios.

Isso acontece porque quase ninguém se entusiasma muito na hora de contratar um serviço, ainda mais se esse for cansativo, como são as mudanças. Certamente, o que entusiasma todas as pessoas que recebem uma propaganda é a transformação que ela vende.

É exatamente por isso que o propósito da empresa é indispensável na estratégia de vendas, uma vez que é ele que será vendido para o público. E é por esse motivo que o Golden Circle tem se destacado tanto nos últimos anos.

Em português, o Golden Circle significa Círculo de Ouro, ou Círculo Dourado. Ele é entendido como um método que ajuda os líderes de empresas a impactar o público com um propósito firme e bem definido.

A ideia é que tanto os líderes quanto os demais colaboradores da empresa precisam pensar, se comunicar e agir de dentro para fora, a partir do centro de um círculo até as suas extremidades, percorrendo três camadas.

Essas camadas, também chamadas de esferas de trabalho, ajudam a empresa a tirar o máximo do seu potencial para, dessa forma, se diferenciar das demais empresas concorrentes.

Tendo esse propósito bem arraigado, até mesmo uma empresa que faz construção Piscina irá se sobressair em relação às outras. Basta possuir o seu porquê.

Entendendo o Golden Circle, as empresas podem fugir do padrão fixo de querer se desenvolver de fora para dentro ou, em outras palavras, possuindo como única motivação o lucro.

Dessa forma, Sinek pode constatar que os grandes líderes de sucesso sempre pensam e agem da mesma forma. E o denominador comum entre esses grandes homens e mulheres do mercado é o fato de todos eles possuírem propósitos.

As três camadas

Como já foi dito, as três camadas, que são o por quê, como e o quê, são indicadas do centro para fora de um círculo, que é ilustrado em forma de alvo, de maneira que tudo começa no porquê.

Simon Sinek enfatiza nessa teoria que muitos líderes de empresas sabem o quê está sendo feito, e da mesma forma também sabem como está sendo feito, mas são poucos os que tem ideia do porquê de tudo

Uma rede de restaurante parrilla argentina pode estar em grande alta em suas vendas e até mesmo possuir capacidade de escalar o faturamento, mas ela jamais se consolidará como marca sem um motivo de ser.

Dessa forma, o Sinek convida os empreendedores a começar se perguntando o porquê inicial de todo o projeto. Ele deixou o por quê no centro para que seja possível estruturar o propósito dos negócios, e para que esse pilar mova todas as suas ações.

Já o como diz respeito às escolhas feitas para trilhar um caminho reto em direção a um objetivo, segundo as inspirações fornecidas pelo propósito. Ele é a camada intermediária do Golden Circle e é onde é determinado o que é necessário para chegar ao fim.

Nenhum trabalho do mundo é finalizado com êxito se não forem estipulados, antes mesmo de dar o primeiro passo, todos os requisitos necessários para que ele seja realizado.

Desde a abertura de uma lanchonete até a instalação de um sistema de cftv residencial, nada é bem feito sem planejamento. 

É nesse momento também que devem ser determinadas as crenças e valores de um negócio para não só definir o que deve ser feito para conseguir o sucesso, como também o que não se pode fazer para alcançar esse fim desejado.

Por fim, o Círculo Dourado mostra, através de todo esse processo, o que deve ser feito, o que deve ser ensinado ou o que deve ser vendido.

Pois, depois de realizado o exercício de pensar estrategicamente o propósito e os meios para alcançá-lo, o resultado do Golden Circle se dá em sua camada externa, onde é definido o produto final e, a partir disso, a empresa poderá expandir o negócio.

Essa etapa se mostra a mais simples de todo o processo que o método pede, uma vez que o propósito foi o motor por trás de tudo.

Depois que se consolida um objetivo como levar uma resposta mais rápida para os acidentes de trânsito de um estado, a solução colocada é o  rastreamento de veículos, surge entre as ideias com mais facilidade.

Golden Circle na prática

Como foi visto no decorrer do texto, a modalidade Golden Circle de liderança e gestão de negócios visa proporcionar grande impacto para as empresas que se dedicam a parar alguns instantes para refletir a respeito do seu motivo de ser.

Mas é bem provável que, em meio às explicações de conceitos abstratos, surja a dúvida a respeito do que se trata essa ideia na vida real, quais exemplos de como funciona ou, em outras palavras, como aplicar isso na prática em uma empresa.

Apesar do modelo Círculo Dourado ser um grande desafio para os líderes, o sucesso da sua aplicação será responsabilidade de toda a equipe de uma companhia. Dessa forma, para aplicá-lo na prática, uma empresa precisa:

  • Falar da sua missão;
  • Mobilizar colaboradores e clientes;
  • Estabelecer valores que gerem conexão;
  • Fazer do produto o resultado do porquê.

Deve-se lembrar que o Golden Circle é, primordialmente, uma inversão daquilo que os líderes da maioria das empresas tradicionais já fazem e não alcançam grande sucesso.

É exatamente por isso que o produto ou a entrega é pensado e desenvolvido por último, sendo, dessa forma, o resultado da missão que deu o sentido, o objetivo, ou o porquê inicial.

É também esse o atrativo que torna o Golden Circle tão desejado por quem realmente quer alcançar sucesso no médio e longo prazo. Na verdade, a definição do sentido inicial de um projeto é, por si só, uma prática inspiradora.

O objetivo é, por tanto, inspirar os colaboradores para darem a sua alma ao projeto, de maneira que não o façam só para sobreviver, ganhar dinheiro ou outras coisas que são ditas por muitos.

Uma vez que os colaboradores estão envolvidos dessa forma, gerar essa conexão com os clientes com a mesma energia será apenas uma questão de tempo. Dessa forma, é possível ver essa estratégia sendo aplicada em:

  • Marcas de smartphones;
  • Marcas de cosméticos;
  • Empresas no modelo startup;
  • Campanhas de movimentos sociais;
  • Agências de marketing.

Em cada uma dessas áreas existem diversas empresas em constante crescimento no mercado. Elas mostram, através dos resultados, a força que um negócio pode ter quando nascido a partir de uma grande ideia.

Considerações finais

O artigo de hoje ilustrou alguns detalhes do conceito Golden Circle, criado pelo especialista Simon Sinek, e a direção correta de como aplicá-lo bem.

O mercado atual pede mudanças de comportamento por parte dos líderes. Esse modelo de gestão ajudará a integrá-los aos demais colaboradores e mudará da água para o vinho a relação da empresa com os clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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