domingo, 15 de maio de 2022

Governo português busca parceria com setor privado para construção de imóveis residenciais

Hoje, o mercado de imóveis residenciais vive grandes desafios em Portugal. A guerra da Ucrânia agravou a inflação, acelerando a subida dos custos da construção civil e das taxas que impactam no financiamento imobiliário. Os preços das casas dispararam nos últimos anos, as famílias perderam poder de compra e a grande preocupação “é garantir imóveis com preços adequados para todos”, disse Marina Gonçalves, secretária de Habitação do governo português (SEH), na quinta-feira, (12), ao portal idealista/news, na inauguração do Salão Imobiliário de Portugal (SIL). Para que isso seja possível, o governo está articulado com o setor privado e, agora, aguarda que lhe “apresentem projetos  acessíveis”, completou Gonçalves.

“A minha grande preocupação, que obviamente não é a preocupação só do setor, mas também de todas as famílias e dos mais jovens, em particular, é conseguirmos garantir que exista habitação com preço adequados para todos. Esta é a base de todas as políticas públicas que estamos construindo e é também a base das relações que estamos fazendo”, reconheceu a secretária.

Setor privado têm papel fundamental na área da habitação

Para resolver a equação de criar casas a preços acessíveis, Marina Gonçalves reconhece a importância do setor privado e, por isso, garante que tem construído uma relação de proximidade com os construtores e agentes do mercado imobiliário para articular uma resposta conjunta público-privada.

“É sempre muito importante e muito interessante conviver com o setor, mas sobretudo trabalhar com o setor para podermos fazer este tipo de equilíbrio entre a política pública e o trabalho que as empresas têm à nossa disposição. Esse é o trabalho e o nosso maior desafio é tirar do papel a vontade de sermos parceiros na promoção de políticas públicas e criar respostas que sejam efetivamente de casas acessíveis para as famílias”, explicou depois de ter realizado uma visita guiada pela feira da construção e imobiliário.

A secretária de Estado da Habitação considera que os investidores privados “têm um papel fundamental na criação de políticas públicas” e, por isso, espera “que os consiga trazer para criar novas respostas de arrendamento acessível e que a próxima vez que estejamos juntos seja para apresentarmos projetos, agora sim reais de arrendamento acessível”.

O post Governo português busca parceria com setor privado para construção de imóveis residenciais apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/0JLnbze
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/KNle4Yy
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário