Ela resolveu deixar a carreira de advogada, depois de 14 anos, para seguir um sonho de empreender. A decisão não foi fácil. Em 2019, Flávia Maria Fiorenza se formalizou como Microempreendedora Individual (MEI) e lançou o Cafeine-me, um e-commerce de café especial.
A empreendedora costuma contar que, desde o início, a Cafeine-me foi pensada para o mundo digital – ela montou o site da marca e apostou nas redes sociais para fazer a divulgação. A estratégia deu certo. O cliente pode comprar de forma espontânea ou “fazer uma assinatura mensal”: são três tipos, que variam de acordo com a qualidade do grão do café especial. “Desde o café do dia a dia até um café para quem tem o sensorial um pouco mais aprimorado. O café vai mudando de nota dentro do plano”, diz Flávia.
Atualmente, o Cafeine-me já conta com 90 assinaturas – compostas majoritariamente, segundo Flávia, por mulheres. A maioria dos consumidores mora em Florianópolis e na região metropolitana. A empresária realiza a compra direto dos produtores de Minas Gerais. Ela mesma seleciona o grão, faz a negociação e recebe o café já torrado. Todo café vendido pela empresa é do tipo especial, de edições limitadas e com lotes exclusivos.
A demanda também cresceu na pandemia: “Eu não perdi cliente, ao contrário: os que eu tinha passaram a comprar uma quantidade maior de produtos”, relata. Flávia conta que cresceu muito a procura de empresas que desejam o café para presentear os seus colaboradores ou fornecedores.
Outra estratégia adotada pela empreendedora foi de participar de parcerias por collabs – projetos colaborativos entre marcas. “As marcas compram o café e criamos uma embalagem exclusiva. O café é enviado aos clientes em ocasiões especiais, e a Cafeine-me sempre é mencionada nos rótulos e cartões que acompanham cada entrega. Essa junção entre duas marcas para a cocriação de um café exclusivo gera conteúdo nas redes sociais. É uma forma atrativa e diferente da Cafeine-me entrar em um universo que, muitas vezes, não tem tanto acesso”, justifica.
Vantagens MEI
Empreendedora administra a empresa sozinha. A empresária ressalta que o fato de ser MEI a ajuda a fazer contato com outras empreendedoras que estão no mesmo patamar e em busca de uma qualificação para melhorar a gestão da empresa. “Você é MEI, mas pensa, age e deseja entregar como uma empresa grande que é referência”, afirma.
Ela aponta ainda outra vantagem: o fato de o Sebrae possuir uma infinidade de recursos para ajudar o MEI. Além de fazer o Empretec – programa que inspira o participante a descobrir o seu perfil empreendedor e suas habilidades –, a empresária participou do Sebrae Delas – programa que desenvolve competências e network de mulheres à frente de pequenos negócios – e conta que teve uma série de cursos e conteúdos disponibilizados para alavancar o negócio e se qualificar cada vez mais. “Ele é essencial para a mulher que quer empreender. Significa caminhar juntas. Esse é o sentido”, diz.
A empresária também já participou de uma edição da Semana do MEI. Ela teve acesso a vários conteúdos. “Cada vez que a gente participa de um evento é uma injeção de inspiração, de ânimo. A gente sabe das dificuldades e das barreiras que precisam ser enfrentadas e ultrapassadas todos os dias, mas ouvir outras histórias é um incentivo para passar por dias difíceis e não desanimar”, assevera.
A informação é da Agência Sebrae.
O post Empreendedora inova com loja virtual de café e se destaca entre consumidores apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/oFv0bJu
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/Jj153T2
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário