*Coluna por Marcus Vinícius Saraiva, 26/05/22
Todo mundo que buscou, pelo menos uma vez na vida, saber mais sobre criação de logotipo e afins, já ouviu falar que vermelho e amarelo são cores ligadas à alimentação e que as marcas como Coca-Cola e Mcdonald ‘s trabalham com as tais por uma questão de psicologia das cores. Essa é uma informação bem simples, antiga, básica e tá tudo bem, mas é de extrema importância entendermos que cor e leiaute são apenas duas entre infinitas ferramentas de criação e estratégia das quais podemos nos utilizar para a comunicação de uma marca. E para falar um pouco mais sobre isso, trazemos um conteúdo super bacana feito pelo Isaac Bibiano, Designer Gráfico do time da Ipanema Comunicação.
Quando falamos de marca, estamos falando sobre a alma da empresa e não só sobre logotipo. A identidade visual vai traduzir o espírito de uma marca/empresa. Ela vai conversar, comunicar e chegar até o público alvo com um tom de voz, uma aparência e uma estratégia específica para alcançá-lo.
Com a revolução digital dos últimos anos e a estabilização de mídias sociais como o Instagram, onde conseguimos publicar, comprar, interagir e fazer tantas outras coisas dentro dele, é cada vez mais comum notar profissionais e empresas marcando presença no meio digital e produzindo conteúdo, buscando alcançar mais pessoas e vender produtos/serviços. Proporcional a esse crescimento exponencial de conteúdo, também podemos notar que a busca pela presença na web e o volume de conteúdo têm perdido qualidade e estratégia. Mesmo com informações cada vez mais acessíveis e novos métodos e ferramentas para alcance de pessoas, têm sido um desafio para empresas e profissionais se comunicarem de forma assertiva com seu público. Todavia, existe uma ferramenta poderosa para nos auxiliar nesse relacionamento e que pode nos ajudar a organizar e fidelizar esse relacionamento: a identidade visual!
Marcas seguras, inteligentes e com visão de mercado sabem que precisam passar uma boa impressão na comunicação visual. É aqui que a identidade visual entra. Um dos pontos positivos do uso de identidade é perceber que as pessoas já sabem de quem está vindo o conteúdo quando o recebem, seria uma espécie de “identificação na primeira impressão”. Você não necessariamente precisa ficar repetindo o uso do logotipo ou reafirmando no texto que “esta peça pertence à empresa X”, porque, com o tempo e o uso correto da identidade, o público vai se acostumar com a comunicação e assimilar de forma rápida quem é o emissor. Isso se aplica muito bem em casos de produção de conteúdo para mídias sociais. As pessoas recebem um turbilhão de posts diariamente em suas contas, e ser percebido no meio dessa enxurrada de informações é um ponto extremamente positivo. Se o público gosta do teu conteúdo, se você oferece um material que é lido, visto e aceito, sempre que virem a identidade e perceberem que você é o emissor, haverá retenção, ou seja, o usuário vai parar para consumir o conteúdo, porque ele se identifica com você e identificou (pela identidade) que é você. Digamos que é um jogo de autoridade e facilidade: eu sei que consomem meu conteúdo porque ele é meu, então, preciso deixar claro que ele é meu. Eu preciso identificá-lo.
As regras de uso e aplicação de identidade vão organizar e embelezar a comunicação. Saber onde se pode ou não alocar os elementos, utilização da tipografia e tom de voz da marca nos textos e títulos de posts e flyers, por exemplo, são questões importantes para consolidar seu espaço nas plataformas e imprimir cada vez mais a sua personalidade para o público. É comum ver empresas que não cuidam de sua identidade visual se mostrando desorganizadas, apáticas às nuances e novidades da web e, inclusive, perdendo faturamento, pois não conseguem traçar uma comunicação otimizada para o seu público alvo e converter isso em vendas/contratação. Isso passa não só pela identidade visual propriamente dita (criação), mas por como ela tem sido utilizada pela empresa e sua equipe de comunicação. Se eu tenho um projeto de identidade visual e não consigo aplicá-la, é como se eu cortasse um pão com uma colher.
Em resumo, é importante perceber e entender que a identidade visual precisa de um lugar privilegiado dentro das ações de uma marca. Precisa de profissionais que a tratem bem e de forma correta. Afinal, ela é a sua cara! E você precisa se mostrar bem. Ter e saber utilizar essa ferramenta vai credibilizar a comunicação, gerar intimidade e proximidade com o público, ajudar na retenção do usuário quando se tem autoridade e, claro, vai deixar toda a sua comunicação mais bonita, organizada e acessível.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.
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