quinta-feira, 26 de maio de 2022

M-commerce: O que é e como usar o comércio no mobile + 4 vantagens

Com a chegada e evolução dos celulares, hoje smartphones (celulares inteligentes), tudo é feito na palma das mãos, incluindo a compra e venda de serviços ou produtos. Para ajudar nesse processo, surgiu o m-commerce.

Com a alteração do constante no mercado e a mudança dos gostos do cliente moderno, para continuar com seu negócio em pé, as empresas vêm buscando manter-se atualizadas e adaptadas às novidades como podem.

Além dessas alterações ocorrerem na escolha de produtos, elas também estão na maneira em que ocorre a procura por esses produtos, bem como na decisão por finalizar o pedido. Ou seja, é um novo processo, para além de uma mudança.

Assim, uma empresa de aluguel de escritório compartilhado que deseja fazer uso do m-commerce, precisa entender o que ele é, como usá-lo e se atentar aos melhores meios de atrair a atenção do seu público-alvo.

O que é m-commerce?

Muitas pessoas confundem o e-commerce com o m-commerce e de fato são bem parecidos em alguns aspectos, mas algumas funções são totalmente contrárias.

O m-commerce, ou comércio mobile, diferente do e-commerce, trabalha com a modalidade de comércio em que as transações são feitas através de aparelhos eletrônicos como tablets ou smartphones, com conexão à internet.

Antes era necessário ir a lojas físicas para efetuar compras, depois as compras passaram a aumentar no formato online, por meio de computadores pessoais, e depois essas compras passaram a ser feitas através dos celulares. 

Essa tendência surgiu com os novos hábitos dos clientes, tanto de consumo quanto de pesquisa. Ou seja, o comércio mobile é uma evolução que teve início a partir do próprio consumidor.

É possível usar a evolução das portarias como exemplo, que antes precisavam de porteiros para abrir e fechar, e hoje existe sistema de portaria inteligente, que abre com senhas ou por comandos de voz.

De que modo usar o comércio no mobile?

Existem três formas de adequar o m-commerce para realizar uma compra utilizando um dispositivo móvel. São elas:

Pelos aplicativos

A primeira forma usada nos dias de hoje é por meio de algum aplicativo que a própria empresa tenha desenvolvido, e este formato é usado por muitos.

Desde uma empresa de prestação de serviços de limpeza para condomínios até um empreendimento que faz distribuição de comida industrializada.

Quando os smartphones apareceram, os aplicativos viraram febre entre todas as empresas, e todas queriam ter o seu próprio para divulgar sua marca, produtos e serviços.

Mas, apesar de serem úteis, pesquisas apontam que a permanência nesse tipo de aplicativo é muito baixa comparado com a permanência em aplicativos de redes sociais.

Pelas redes sociais

Com isso surgiram as vendas mobile feitas a partir das redes sociais, como no Instagram, no Facebook, no WhatsApp, entre outras.

Algumas empresas de rede, como o próprio Facebook, criaram a função de shopping em suas versões de aplicativo ou desktop. No entanto, existe também a possibilidade de negociação ou compras de produtos através de chats.

Como a compra ou o aluguel de compressor para pintura, para quem que esteja interessado nesse tipo de produto no momento.

Essas negociações podem ser feitas com um vendedor digital ou com os chatbots (robôs com respostas automáticas), possibilitando desde uma melhor explicação sobre os produtos até recebimento de pagamentos através de mensagens.

Pelo navegador

A terceira e mais básica forma de fazer uso do comércio mobile é através do acesso a sites de lojas pelo navegador que o cliente utiliza.

Nesse tipo de vendas, não basta criar incentivos como promoção de limpeza de bancos de carros para o cliente acessar o site pelo dispositivo móvel; é necessário deixar a plataforma atrativa e interessante.

4 Vantagens de adotar o m-commerce em um negócio

A maioria das vendas online realizadas nos últimos anos tem sido através de aplicativos móveis, o que mostra que o m-commerce vem crescendo mais a cada ano por trazer tantas vantagens, e algumas das principais são:

1. Melhor experiência para o consumidor

Os consumidores acabam optando por comprar através de seus celulares ou tablets pela facilidade e praticidade em fazer isso.

Deste modo, ter uma loja online preparada para receber visitantes que estão navegando pela internet é importante para garantir que o usuário tenha uma boa experiência e acabe comprando algo.

Além disso, uma loja preparada para a navegação mobile é mais relevante para os sites de busca como Google, que já deixou claro que adotou esse critério como um dos vários para escolher a posição de ranqueamento dos sites.

2. Venda com as redes sociais

O número de pessoas usando as redes sociais é o que mais cresce a cada dia, com isso, grandes redes como o Instagram e o Facebook entraram no meio de vendas.

A criação da venda direta nesses aplicativos faz com que o usuário nem precise sair do aplicativo para realizar a compra de produtos.

Essa possibilidade ajuda muito no uso do m-commerce, afinal, é nas próprias redes de comunicação que os clientes passam suas informações relevantes para a personalização de conteúdos.

Também compartilham feedbacks sobre experiências de atendimento em uma loja ou do uso de algum produto, o que ajuda a aprimorar ainda mais o atendimento e os produtos da marca.

3. Explorar um novo mercado

O uso do m-commerce ajuda a empresa a alcançar várias gerações de pessoas. Tendo em vista que qualquer pessoa (adolescente, adulto ou idoso) pode optar por compras através do mobile.

Tanto pela falta de tempo para ir em lojas físicas, quanto por não possuir um computador em casa.

Seu uso também ajuda os clientes antigos a comprarem mais com a loja, tendo em vista que um processo de serviço de motorista particular ou qualquer outro pode ser melhorado.

4. Aproveitar as oportunidades

Quando uma empresa usa o comércio móvel, ela deve se atentar a alguns pontos para que seja mais fácil explorar melhor esse mundo e alcançar bons resultados. São eles:

  • Usar chatbots;
  • Criar conteúdo personalizado;
  • Aproveitar o canal de vendas;
  • Facilitar o acesso do cliente;
  • Investir em um aplicativo.

É importante se atentar a todas as possibilidades de otimização de um m-commerce para abrir cada vez mais as portas para os avanços tecnológicos nas vendas.

Dicas de como usar o comércio mobile na empresa 

Para obter sucesso no uso do m-commerce, um negócio precisa se atentar a alguns pontos. A seguir, acompanhe algumas dicas de como usar o comércio mobile em sua empresa.

1.Crie um fluxo de venda otimizado

Para os clientes, comprar produtos ou contratar serviços com seus celulares é o que chamam de praticidade. Uma compra pode ser feita no caminho do trabalho, na fila do dentista, na espera no aeroporto, entre outras ocasiões.

Para um melhor funcionamento dessa experiência, um fluxo de venda otimizado com mensagens diretas diretas curtas é o mais indicado.

Além de botões de comando visíveis e explicativos em linguagem simples. Tudo isso permitirá que o cliente tenha mais facilidade em fechar a compra, sem ter dificuldades.

2. Crie conteúdo personalizado

Para fazer um bom processo de personalização para seus clientes, uma empresa deve usar todas as informações possíveis sobre o usuário.

O seu histórico de pesquisa inteiro deve ser estudado, tanto no e-commerce quanto nas lojas físicas usando nome, foto, preferências, entre outros dados.

Deste modo, será possível criar e enviar ofertas que vão realmente interessar o público, aumentando as vendas da empresa tanto no mobile quanto em outros meios.

Uma firma de limpeza predial, por exemplo, pode enviar promoções para clientes regulares de um determinado bairro com preços mais baixos em uma determinada semana de pouco movimento.

3. Alinhe o m-commerce com outros canais

O m-commerce não é um substituto de nenhum canal de vendas, pelo contrário, ele veio para agregar mais valor a esses canais.

Para complementar as experiências, seja de vendas ou de relacionamento com o público e dar um suporte maior para quem usa a internet como meio de compras.

Mas, para obter sucesso com esse complemento, ele precisa estar alinhado com os outros canais de comunicação e vendas da organização.

O comércio mobile pode ser utilizado para diversos fins, no final das contas, como na divulgação de uma nova linha de produtos, de uma nova filial da empresa, entre outros.

Contudo, é importante criar meios para que todos os clientes sejam informados e convidados a participar desse novo modo de comprar.

4. Lembre-se das limitações dos dispositivos móveis

Apesar de muitos estarem substituindo os computadores para diversos clientes e evoluindo cada vez mais, as telas dos celulares costumam ser menores e eles nem sempre contam com acesso à internet 24 horas por dia.

Criar plataformas adaptáveis para os clientes é de grande importância, posto que é preciso ter em mente que cada um usa seu tipo de aparelho e com sistemas operacionais diversos.

Tendo isso em vista, o envio de arquivos muito grandes e de vídeos que sejam muito pesados não é recomendado em nenhuma hipótese.

Vale lembrar que o objetivo principal é a comunicação com o cliente, e tudo o que pode atrapalhar essa comunicação deve ser evitado.

Considerações finais

Os meios de comunicação e compras vêm evoluindo a cada dia, além disso, é necessário conhecer as novidades e aplicá-las em um negócio para se manter atual.

O comércio mobile é um reforço importante para a venda de produtos e serviços como de fechamento de áreas externas com vidro de uma empresa, e deve ser considerado em todas elas.

Com tantas vantagens e a facilidade de aderir ao seu uso, é impossível uma empresa não querer criar seu próprio aplicativo m-commerce para vender seus itens de forma fácil e prática.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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