quinta-feira, 26 de maio de 2022

Procon-RJ e Decon interditam quatro clínicas de estética

O Procon Estadual do Rio de Janeiro e a Delegacia do Consumidor (Decon) realizaram ação de fiscalização em quatro clínicas de estética localizadas no bairro de Madureira. Todos os estabelecimentos foram interditados e três responsáveis foram encaminhados pelos policiais à delegacia, sendo dois presos em flagrante e um encaminhado para prestar esclarecimentos. Procedimentos estéticos sem autorização para serem realizados, itens vencidos e ainda produtos sem autorização da ANVISA foram algumas das irregularidades encontradas durante a ação.

Crime

Os dois estabelecimentos estavam realizando procedimentos estéticos invasivos específicos sem autorização. Em um deles, esteticistas realizavam ozonioterapia, enquanto em outro, as enzimas injetáveis eram aplicadas por profissional não autorizado. Os agentes encontraram ainda a substância lipostabil, item que não possui autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ser comercializado. Três locais não apresentaram certificado de responsável técnico.

“Realizar procedimento estético sem autorização ou fazer uso de substâncias que não são autorizadas pela ANVISA colocam em risco a vida e saúde do consumidor. As ações conjuntas são muito importantes para coibir esse tipo de prática irregular.”, afirma o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Apesar do uso de máquina de bronzeamento artificial ser proibido, uma das clínicas possuía o aparelho, que foi apreendido pelos policiais da Decon, assim como os demais itens utilizados durante o procedimento.

Ausência de alvará de funcionamento e de licença sanitária foram outras irregularidades encontradas durante a ação.

Os órgãos competentes serão oficiados para adotarem as medidas cabíveis.

A informação é do Procon-RJ.

O post Procon-RJ e Decon interditam quatro clínicas de estética apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/nAsWqPi
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/JlHvD4f
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário