Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a busca por métodos de capacitação, como o microlearning, tem sido algo frequente entre as empresas.
Com um ensino rápido, o aprendizado costuma dar bons frutos em um menor tempo.
Essa técnica didática consiste em oferecer conhecimento aos colaboradores de uma organização, em parcelas menores, no formato e horário que for melhor para cada um.
Assim, todas as informações poderão ser absorvidas de forma individualizada. Independentemente do negócio, é fundamental que ele se mantenha atualizado diante do seu segmento de atuação.
Entretanto, o tempo e o custo desses tipos de treinamentos costumam soar como um empecilho para muitos empresários.
Com o microlearning, que na língua portuguesa significa micro-aprendizagem, é possível atender às necessidades do futuro de uma corporação ou empreendimento, sem prejudicar a performance e rotina dos profissionais envolvidos no processo.
De acordo com informações publicadas no relatório da Association for Talent Development, no ano de 2017, 81% das organizações pesquisadas usam ou pretendem começar a usar esse método de ensino para capacitar os seus funcionários.
Os conteúdos elaborados por especialistas costumam ser disponibilizados em formato EaD em uma plataforma específica, e podem ser acessados pelos trabalhadores em seus computadores, notebooks, celulares, tablets e qualquer outro dispositivo.
A ideia é que as aulas gravadas em vídeos de curta duração sejam assistidas no ambiente de trabalho ou mesmo no conforto do lar, sem prejudicar a rotina e execução das tarefas diárias, proporcionando uma absorção leve e descontraída dos conteúdos.
Ao contrário do que acontece em uma sala de aula, que costuma tomar, no mínimo, 30 minutos da vida das pessoas, o micro-aprendizado consegue ter um formato diferenciado e se apresentar das seguintes formas:
- Vídeos personalizados;
- Conteúdos em tópicos;
- Materiais gráficos;
- Animações;
- Podcasts;
- Estudos de caso.
É importante ressaltar que embora mais comum no mundo organizacional, essa técnica de ensino também consegue ser aplicada em escolas, na vida pessoal e até mesmo nos canais de mídias sociais. Para isso, é necessário apenas um planejamento.
A partir da escolha da mídia certa, da definição de materiais e de um cronograma de estudo, é possível alcançar pessoas pertencentes a diversos grupos, e proporcionar a elas uma aprendizagem completa, objetiva em um curto espaço de tempo da rotina.
Em qualquer finalidade da capacitação, é fundamental que o perfil do público-alvo seja estudado, para que a melhor metodologia possa ser aplicada no processo de preparação e instrução a respeito de um determinado assunto abordado.
Com a aplicação desses requisitos básicos, é provável que em um cenário empresarial, tanto as empresas, quanto os seus colaboradores sejam premiados com uma série de benefícios profissionais, intelectuais, logísticos e financeiros.
Quais são os benefícios profissionais e intelectuais?
Embora não seja um método de aprofundamento em uma temática específica, o micro-aprendizado é usado para adquirir, de forma breve, informações úteis para o dia a dia profissional, pessoal ou acadêmico, resolvendo dúvidas e necessidades pontuais.
Fragmentar um conteúdo em pequenas doses exige preparação e atenção, pois não é qualquer assunto que pode ser transformado em um curso de curta duração.
Com isso em mente, é possível conquistar muitos benefícios com essa técnica, entre eles:
Aprendizagem mais rápida
Como já mencionado, o microlearning tem como principal diferencial a rapidez, o que é imprescindível para manter a produtividade e ainda assim capacitar todos os funcionários de uma empresa, de maneira flexível e sem afetar as suas tarefas.
Ensinar sobre rastreamento frotas pode ser muito fácil para uma organização do segmento, se ela estiver preparada para repassar informações relevantes por meio de uma plataforma a distância, com conteúdos em formatos interativos e relevantes.
Não há um tempo exato para que esse processo de capacitação aconteça, as aulas costumam durar, em média, de 5 a 7 minutos, e dependendo do curso, menos de 1 mês. Tudo depende da profundidade e necessidade apresentada em cada situação.
Materiais personalizados
Os ensinamentos que acontecem com a utilização da micro aprendizagem são feitos sob medida, ou seja, cada setor empresarial receberá um curso que visa capacitá-lo para o aprimoramento e desempenho de novas tarefas compatíveis com o seu cargo.
Talvez, em algum momento, uma agência de emplacamento precise ensinar algumas técnicas específicas para as etapas emplacadoras.
Pensando em garantir um conteúdo personalizado só para o público responsável por isso, ela pode optar pelo microlearning.
Em casos como esse, o material repassado aos funcionários, além de resumido e mais rápido de ser absorvido, consegue apresentar formatos diversificados, como vídeos, áudios, materiais gráficos, animações, web séries, cases, entre muitos outros.
Custo-benefício acessível
Geralmente, programas de pagamento têm um alto custo para as empresas. Em contraponto, os treinamentos de desenvolvimento proporcionados pelo método de micro learning são bem menos caros para certos negócios que buscam capacitação.
Na área de vendas, os vendedores de determinados produtos, como piso laminado claro, precisam ser treinados, constantemente, a respeito das estratégias de marketing possíveis de serem abordadas no primeiro contato com um cliente interessado.
Pensando em uma personalizada, rápida e econômica educação, muitas empresas e varejos acabam aderindo a esse método de formação e aprimoração das habilidades de cada integrante das suas equipes corporativas.
Maior uso da tecnologia
Como já mencionado, o microlearning nem sempre é usado somente por organizações de grande porte, empreendedores também podem aderir a esse formato de aprendizagem e adquirir conhecimentos técnicos em um período muito menor.
Tatuadores, por exemplo, têm potencial para aprender sobre remoção de tatuagem e outros procedimentos de maneira muito mais acessível.
Por meio de seus dispositivos móveis, diversas aulas sobre um assunto desejado podem ser assistidas e absorvidas.
Todos os conteúdos conseguem ser consumidos no formato em que o educando desejar. É possível iniciar uma aula no celular, a caminho do trabalho e continuar quando chegar em casa, no próprio computador, tudo depende da ocasião.
Atualização constante
O mercado está em constante movimento, e com o objetivo de acompanhar essa rotação, é fundamental que as empresas e negócios de qualquer tipo estejam preparados para prestar o melhor serviço ao público e atingir um novo patamar.
Ao entrar em um salão de beleza, é comum que as mulheres interessadas em um mega hair loiro 70cm queiram uma aplicação com o máximo de naturalidade possível.
Porém, para que isso aconteça, os cabeleireiros e cabeleireiras precisam de preparo.
Com a utilização do microlearning, que proporciona cursos de curta duração, os profissionais têm acesso a uma variedade e constância muito maior em suas atualizações referentes ao seu trabalho e metodologias aplicadas diariamente.
Facilidade de distribuição
Assim como os colaboradores de uma empresa ou estabelecimento comercial conseguem ter fácil acesso aos conteúdos didáticos da micro-aprendizagem, os gestores responsáveis por implantá-la têm facilidade em sua distribuição.
Devido à curta duração das aulas e às informações reduzidas, os arquivos com as aulas acabam sendo mais leves e mais fáceis de serem armazenados e carregados na nuvem. Com isso, é muito mais simples repassá-los a determinados funcionários.
No caso de uma pizzaria que deseja ensinar uma nova técnica pré assamento pizza aos pizzaiolos, basta disponibilizar um link de uma nuvem ou passar um login e senha de acesso em uma plataforma de educação a distância, para que eles sejam treinados.
Maior ROI – Retorno sobre o investimento
Nem todo investimento dá retornos ao seu investidor, porém, os que são adeptos da técnica de micro aprendizagem conseguem ter um resultado garantido. Com cursos mais curtos e mais baratos, é possível ensinar mais e se desenvolver mais.
Suponhamos que um artesão especialista somente em colares esteja em busca de expandir os seus conhecimentos e portfólio, para isso, ele opta pelo método de microlearning, e em algumas semanas, aprende a produzir pulseira em tecido.
Em meses, a sua nova oferta para os consumidores passou a aumentar o seu orçamento mensal o que consequentemente o motivou a consumir mais conteúdos didáticos desse tipo.
Não atrapalha a rotina de trabalho
Grandes treinamentos sempre comprometem a rotina de trabalho de uma organização. Por demandarem tempo, devido à extensão do aprendizado, os colaboradores têm parte da sua rotina profissional atrapalhada por alguns dias ou semanas.
Em contraponto, empresas que utilizam metodologias de capacitação como a microlearning conseguem ensinar serviços de qualquer tipo e segmento, como um de serviço de assistencia técnica vídeo game em um período bem mais reduzido.
Com isso, o fluxo de trabalho pode transcorrer normalmente, enquanto a equipe de um determinado setor corporativo adquire novos conhecimentos, no momento em que desejar do seu dia.
Considerações finais
Sendo assim ,nem sempre quantidade é qualidade, a técnica de micro aprendizagem é a prova disso. Com aulas gravadas de menos de 10 minutos, é possível ensinar diversos profissionais sem alterar a sua rotina de trabalho e ocupar grande parte do seu tempo.
Apesar de resumidos, todos os conteúdos são adaptados e preparados para sanar dúvidas e capacitar os alunos.
Portanto, essa é uma alternativa ideal para quem deseja aprender mais por um menor investimento e tempo dedicado. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
por A3 Studio Web https://ift.tt/AfebnEZ
via A3 STUDIO WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário