*Coluna por Lise Aguiar, 13/05/2022
Desenvolver pessoas é um dos grandes desafios das lideranças e sabemos, por isso, que muitos gestores demonstram grandes habilidades técnicas e específicas em suas áreas de conhecimento (hard skills), porém, é através das soft skills que o seu modelo de gestão e a sua liderança serão realmente validados por sua equipe de trabalho.
O impacto da liderança na motivação das pessoas
A motivação impacta diretamente na produtividade, no clima organizacional e principalmente no turn over das organizações, podendo ser uma das causas mais citadas nas entrevistas de desligamento.
Desta forma, os líderes são os responsáveis diretos por criar um bom engajamento e boas experiências para os liderados, procurando entender suas necessidades e agindo além da gestão propriamente dita, tendo em vista serem o contato mais direto entre a organização e a equipe, influenciando diretamente o clima organizacional e o fortalecimento da cultura.
As soft skills mais importantes para a liderança
Liderar com humanidade e pelo exemplo
O comportamento do líder deve ser coerente entre discurso e a prática e servir de modelo para os profissionais que lidam diretamente com ele. Agir com ética, integridade, demonstrar justiça e imparcialidade em suas ações, agir em coerência aos valores da organização são diretrizes esperadas pelo modelo de gestão.
- Desenvolver um time de alta performance
Quando se fala no desempenho da equipe, o líder tem um papel fundamental através de feedbacks claros e justos, delegação de tarefas de acordo com o potencial de cada membro da equipe e/ou que proporcionem aprendizado, com foco no desenvolvimento constante da equipe e consequentemente na melhoria da performance dos membros.
- Alinhar estratégia, ação e autorresponsabilidade
É de extrema importância a liderança favorecer a conexão entre o direcionamento das pessoas aos objetivos estratégicos da organização especialmente na dedicação de entregas que resultam o sucesso organizacional. Para isso, dar autonomia, independência, promover a autorresponsabilidade, aumentam o potencial dos profissionais ao executarem sobre suas tarefas.
Construir relacionamentos & comunicação clara
A comunicação assertiva é competência essencial para liderança. Ser claro, objetivo ao transmitir a delegação de tarefas e orientações, assim como estar aberto a ouvir as necessidades de sua equipe, são pilares para a construção de uma experiência positiva, impactando positivamente na construção de engajamento e experiências positivas para os colaboradores.
- Orientar para resultados & tirar da zona de conforto
Mobilizar as pessoas em prol da melhoria contínua, além de propor desafios para aprimorar atividades que sempre foram desenvolvidas do mesmo jeito é uma alternativa para promover a inovação e criatividade, além de fazer o time sair da zona de conforto. A mudança é a condição para alcançar melhores alternativas de otimização de produtividade, revisão de processos e redução de custos.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB
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