quarta-feira, 25 de maio de 2022

Conheça 6 estilos de tatuagens para se inspirar!

A grande maioria das tatuagens que são desenhadas no corpo têm vários significados e interpretações. 

Elas podem representar sentimentos, acontecimentos, atitudes, características individuais, entre outros.

Ela é uma manifestação artística, como as que podem ser feitas em um letreiro luminoso e marca um momento importante, pode fazer uma homenagem a alguém ou utilizada apenas para embelezar o corpo para quem curte esse estilo.

As tatuagens são bastante antigas e têm as origens muito antes de Cristo, ela evoluiu bastante desde esta época e quando feitas as pessoas buscam um significado da existência no mundo.

Elas caracterizam uma forma de defesa, a importância de pertencer a um grupo e ainda podem reforçar a opinião individual que cada um tem a respeito de algum assunto, como corte de cabelo masculino curto ou de uma pessoa.

Chamar a atenção para si e para o painel histórico pelo qual o mundo está passando demonstram o quanto é inspirador essa forma de manifestação nos momentos de angústia e sofrimento, ou até mesmo de grande alegria definem os desenhos.

As tatuagens não são apenas o fruto de uma cultura funk ou pop rock, os desenhos na pele humana, antigamente, eram irreversíveis. 

Porém, atualmente mesmo que deixem cicatrizes no corpo podem ser removidas através de técnicas modernas.

Desde a origem, a motivação de quem cultua essa prática tinha como intuito manifestar uma obra de arte viva e temporal, como um uniforme empresarial personalizado tanto quanto a vida, por razões como vaidade, estatuto ou religião.

Primeiros indícios dessa arte

Os primeiros registros das tatuagens foram descobertos em 1991, em um cadáver congelado e um homem na Idade do Cobre e os restos mortais datam de 3.300 anos antes de Cristo.

Supõe-se que os desenhos tenham sido feitos com a fricção de carvão em cortes na pele, na região das costas, tornozelos, punhos, joelhos e pés. 

A degeneração óssea leva a crer que os desenhos eram tidos como uma espécie de tratamento médico.

Há diversos estilos de tatuagens para embelezar a pele indo de acordo com o gosto e a personalidade de cada usuário. 

Alguns profissionais adquirem a fama ao desenvolver o próprio estilo, considerado único, como os desenhos aplicados em pasta L personalizada.

Alguns estilos de tatuagem

Para quem gosta deste assunto é interessante participar de convenções de tatuagens e se manter ligado nas premiações de cada categoria para garantir o conhecimento de cada estilo disponível.

  1. Old School;
  2. New School;
  3. Bold Line;
  4. Neo Tradicional;
  5. ribal;
  6. Oriental.

O estilo Old School é um dos mais tradicionais e marcou a popularização da tatuagem no mundo. Ele é caracterizado pelo traço preto e grosso e as cores vermelha, amarela, azul e verde obtidas com pigmentação intensa.

Os desenhos são baseados no mundo dos marinheiros, como os punhais, as âncoras, as bóias, entre outros.

O estilo New School utiliza cores vibrantes e possui maior variedade de tons e traços. A temática geralmente é urbana e lembra a arte dos grafites e dos cartoons. O grafite é uma expressão artística em espaços públicos e evidencia críticas sociais.

Os cartoons são desenhos humorísticos, animados ou não, de caráter crítico e que retratam, de uma forma resumida, algo que envolve o dia a dia em uma sociedade.

O estilo Bold Line mistura as tatuagens Old School e New School e é inspirado nos desenhos animados e nos personagens em quadrinhos. Os traços são grossos e as cores vibrantes, porém, não chapadas.

Neo Tradicional é o estilo influenciado pelas tatuagens old school mas com a infinidade do uso das cores do estilo new school. Ele mescla contornos finos e grossos e figuras mitológicas podem ser trabalhadas nos desenhos.

Já, no estilo Tribal, o sucesso ocorre entre surfistas e afins, os desenhos lembram tribos indígenas e antigas civilizações, com a presença de traços ou ondas grossas, em preto chapado.

Os elementos da cultura japonesa caracteriza a tatuagem oriental. Em sua grande maioria os desenhos fecham todo o corpo ou pelo menos parte dele e ficaram famosas por causa da máfia japonesa Yakuza.

As tatuagens em geral, revelam muito sobre a personalidade dos adeptos, para uns é apenas um modismo, para outros os significados são mais profundos.

Porque as pessoas marcam o corpo?

  • Encontrar significados psicológicos em relação à parte do corpo escolhida;
  • Unir esse significado à um símbolo;
  • Buscar um significado de si mesmo diante do mundo;
  • Chamar atenção para si.
  • Mostrar que pertencem a um grupo específico;
  • Encontrar um lugar de refúgio;
  • Buscar aprovação;
  • Mostrar o que pensam de pessoas e fatos;
  • Buscar mais atenção no uso de desenhos novos.

Na juventude o tempo nunca é contato, seja porque se está correndo atrás de limpeza de carpete empresarial até chegar a velhice ou até aparecer uma doença. 

As fantasias, os sonhos, o idealismo ficam aflorados e eles manifestam tudo isso ao marcarem o corpo com as tatuagens. 

Como deixar as tatuagens mais coloridas?

As tatuagens podem ficar mais coloridas e mais vivas de acordo com o gosto pessoal de cada um. Confira algumas dicas:

Aumentar a força e voltagem de máquina utilizada

Esta dica fará com que a pigmentação tenha maior qualidade e evitará o risco de desbotamento depois da pele cicatrizada, mais ou menos como é feito em uma loja de aluguel de impressora a laser colorida.

Atenção para não manchar os tons

Preste atenção para não manchar o tom de pigmento na área da tatuagem com outra área. Limpe sempre o lado oposto com cuidado para que o pigmento não atinja outro local e manche a área escolhida.

Cuidado com os sangramentos

Toda tatuagem sangra, nem que seja um pouco, ao usar a tinta vermelha verifique se não é um sangramento ou a própria cor. Assim como verificar se o vermelho da cor não está misturado ao sangue.

Fique atento às variações das cores

Pigmente um pouco a área e observe. Aguarde por um momento para verificar se a mudança da cor ocorreu por causa da mistura com o sangue. Aguarde este período de reação.

Antes de listarmos mais alguns estilos de tatuagens, abordaremos algumas diferenças entre um e outro estilo, apenas como uma comparação, para maior esclarecimento.

Old School e New School

Old School significa “antiga escola”, a sua tradução literal é “velha guarda”. O Old School não sofreu muitas mudanças nas características, desde o surgimento entre as décadas de 1920 e 1930.

Porém, os desenhos agora costumam ser mais diversificados, as particularidades intactas são as cores menos vibrantes, dando um aspecto envelhecido à arte. Os contornos e traços grossos na cor preta permanecem.

Ele contempla as cores amarelo, azul, verde e vermelho, essas tatuagens podem ser feitas em diferentes tamanhos, assim como a película jateada decorativa.

New School significa “nova escola” e ele marca uma evolução das tatuagens Old School. 

Ele surgiu na década de 1960, nos Estados Unidos, e passou a ganhar mais notoriedade entre os jovens após o país ter vivenciado um surto de hepatite.

Embora o New School se utilize de algumas características do Old School, como os traços grossos, existem muitas diferenças como o uso de sombreamento e de cores mais vibrantes, e o aspecto tridimensional na pele.

Ele apresenta um tom mais caricato e os desenhos utilizados são semelhantes às charges. É muito comum ver tatuagens em New School reproduzirem personagens conhecidos de quadrinhos e ou de desenhos animados.

É importante ressaltar que o estilo New School possui algumas vantagens em relação ao Old School, como a grande versatilidade, pois permite abordar desenhos inspirados em qualquer objeto, figura, personagem ou conceito.

De um outro lado, o Old School mantém a característica tradicional de design com formas e linhas simples. Isso torna o estilo único e bastante polido, e agrada muitos fãs.

A seguir, para conhecimento, mais alguns estilos de tatuagens para inspiração dos adeptos na hora da escolha:

  • Pontilhismo e Geométrico;
  • Biomecânico;
  • Aquarela;
  • BlackWork;
  • Lettering;
  • Realismo e Portrait;
  • Preto e Cinza.

Interessante a informação de que no Havaí, por exemplo, as pessoas de luto tinham três pontos tatuados na língua. 

Já em Borneo, os nativos gravavam a imagem de um olho na palma da mão do falecido, esse olho era como um guia espiritual.

O hábito da tatuagem teve o início em 1891, quando foi inventada a máquina para tatuar e o hábito foi difundido mais pela Europa e Estados Unidos. No final do século XX a pele tatuada deixou de ser uma característica de marinheiros e presidiários.

Antigamente o hábito de desenhar a pele era visto como um sinal de marginalidade. Porém, ao ser utilizado nos corpos de artistas, músicos e pessoas comuns, sem serem da mídia, passou a ser algo sem muito preconceito.

As tatuagens mais comumente usadas nas mãos são as de flores, as mandalas que são em sua origem círculos com desenhos de formas geométricas, figuras humanas e com cores variadas e as no estilo old school.

Considerações finais

Sendo assim, existem vários motivos para fazer uma tatuagem, assim como para um swab atp na hora da verificação da limpeza,  inclusive no sentido estético. Ela é apreciada como uma forma de arte e de expressão criativa. 

Portanto, muitas pessoas optam por imagens que independente do simbolismo, apresentam senso de beleza e atratividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



por A3 Studio Web https://ift.tt/Mep72qj
via A3 STUDIO WEB

Nenhum comentário:

Postar um comentário