Saudações à rede!
Infelizmente, 80% das empresas familiares não conseguem chegar à terceira geração. Estes dados alarmantes mostram o tamanho do desafio que precisamos resolver.
Porém, existem empresas familiares que fogem desta triste estatística. Hoje venho listar algumas delas e também dar dicas de como proporcionar a sua empresa um ambiente favorável à perpetuação.
1 – Cedro Textil (1872)
Mais antiga que a invenção da lâmpada elétrica, esta empresa familiar brasileira é uma das poucas do mundo com mais de 130 anos de existência. Na época, os irmãos Bernardo, Caetano e Antônio Cândido Mascarenhas decidiram investir num ramo inovador para o século XIX: o têxtil.
2 – Gerdau (1901)
Fundada por João Gerdau e seu filho Hugo, a Gerdau começou como uma pequena fábrica de pregos, na cidade de Porto Alegre (RS). Com o tempo, esta empresa familiar passou a expandir suas operações, investindo no aço e marcando presença em todo o território nacional. Hoje, com 121 anos de existência, a Gerdau conta com operações industriais em 14 países, chegando a produzir 25 milhões de toneladas de aço por ano.
3 – Cia. Hering (1880)
Presente no guarda-roupa dos brasileiros por três gerações, a Hering surgiu em Blumenau (SC), fundada pelos irmãos Hermann e Bruno Hering. Imigrantes alemães, os dois abriram a empresa com o intuito de dar continuidade a uma tradição familiar. 130 anos depois, a empresa é uma líderes varejistas do Brasil.
Esses exemplos só reforçam o que acreditamos. Para perpetuar de forma saudável os seus negócios e as relações familiares, a família necessita de respostas efetivas nas perspectivas do negócio, da família, dos sócios e dos indivíduos-chave, por meio da implantação de método e ciência aplicada aos negócios – capazes de dar sustentabilidade ao seu ciclo de vida.
*Opinião – Artigo Por Cícero Rocha, CEO do Instituto Empresariar.
O post 3 empresas familiares com mais de 100 anos de existência – Por Cícero Rocha apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/TL8y4Cs
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/zSWYchO
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário