O Índice de Preços ao Produtor (PPI, do inglês) da Alemanha registrou alta de 45,8% em agosto frente ao mesmo mês de 2021, segundo a Destatis, em dados publicados nesta terça-feira.
O resultado ficou bem acima do esperado por analistas entrevistados pelo Wall Street Journal, que projetavam alta de 37,9%. Foi o maior avanço em uma comparação anual já registrado pela série histórica. O avanço também surpreendeu os especialistas no comparativo de um mês para o outro, com a alta do índice em 7,9% em agosto, ao comparada com o mês de julho. O esperado seria uma elevação de apenas 1,6%.
Esta inflação ao produtor foi puxada principalmente pelos grandes custos com eletricidade e gás que estão 167,8% mais caros no comparativo de um ano.
Nesta segunda-feira, o Banco Central alemão afirmou que há claros sinais de que, em breve, o país deverá enfrentar uma forte recessão e uma pressão inflacionária ao consumidor acima de 10% anuais.
O post Recorde inflacionário na Alemanha: índice de agosto chega a 45,8% apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/ECohQkv
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/nJvgzqo
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário