O Google Acadêmico é uma ótima ferramenta para estudantes e pesquisadores. É um banco de dados abrangente de artigos acadêmicos que podem ser pesquisados por palavra-chave, autor, título e muito mais.
Além disso, é gratuito para usar! No entanto, existem algumas desvantagens em usar o Google Acadêmico.
Ou seja, nem sempre é preciso ou atualizado. Mas, no geral, o Google Acadêmico é uma ferramenta conveniente e poderosa para encontrar artigos acadêmicos.
Veja também :
- Como conseguir Leads no Google
- Como fazer pesquisa por imagens no Google Lens pelo celular ou computador
- OK Google – Como usar o Google Assistente
O que é o Google Acadêmico
O Google Acadêmico é um mecanismo de busca que indexa especificamente a literatura acadêmica. Ele pode ser usado para encontrar artigos de periódicos, dissertações, teses, pareceres de tribunais e outros documentos acadêmicos.
Existem algumas maneiras diferentes de acessar o Google Acadêmico. A maneira mais comum é acessar a página do Google Acadêmico. Você também pode usar o link do Google Acadêmico que pode estar disponível no site da sua biblioteca.
Se sua biblioteca tiver uma assinatura de qualquer um dos bancos de dados pesquisados pelo Google Acadêmico, você também poderá obter artigos em texto completo por meio desses links.
Para tirar o máximo proveito do Google Acadêmico, é importante entender como ele funciona e quais são suas limitações.
Ponto principal: Como fazer uma busca no Google Acadêmico
Inserindo seus termos de pesquisa
Ao acessar o Google Acadêmico (scholar.google.com) pela primeira vez, você verá uma barra de pesquisa no meio da página. É aqui que você inserirá seus termos de pesquisa.
Você pode inserir quaisquer termos que normalmente usaria em uma pesquisa do Google – por exemplo, se estiver procurando por artigos sobre “gatos”, basta digitar “gatos” na barra de pesquisa.
Você também pode usar operadores de pesquisa mais avançados para restringir seus resultados. Por exemplo, se você quiser encontrar artigos que mencionem “gatos” e “cachorros”, use o seguinte operador de pesquisa: “gatos e cachorros”.
Você também pode usar o operador OR para encontrar artigos que mencionam “gatos” ou “cachorros” (por exemplo, “gatos OR cachorros”).
Finalmente, se você quiser encontrar artigos que mencionem “gatos”, mas não “cachorros”, use o seguinte operador de pesquisa: “gatos NÃO cachorros” ou apenas pesquisar “gatos”.
Refinando seus resultados de pesquisa
Depois de inserir seus termos de pesquisa e pressionar Enter, você será levado a uma página de resultados que lista todos os artigos relevantes que o Google Acadêmico encontrou.
Por padrão, esses resultados serão classificados por relevância – ou seja, os artigos mais relevantes aparecerão no topo da lista.
No entanto, existem outras opções disponíveis para classificar seus resultados. Por exemplo, se você clicar no menu suspenso “Data”, poderá optar por classificar seus resultados por quão recentemente eles foram publicados.
Como alternativa, se você clicar no menu suspenso “Citações”, poderá classificar seus resultados por quantas vezes eles foram citados por outros estudiosos.
Há também várias opções disponíveis para refinar ainda mais seus resultados. Por exemplo, se você clicar no menu suspenso “Mais” ao lado da barra de pesquisa, poderá especificar quais tipos de documentos deseja ver em seus resultados (por exemplo, apenas artigos revisados por pares).
Você também pode optar por ver apenas os resultados de um período específico ou de uma fonte específica (como um diário específico).
Encontrando artigos em texto completo
Uma das principais vantagens de usar o Google Acadêmico é que ele facilita a localização de versões em texto completo de artigos acadêmicos – mesmo aqueles que estão atrás de paywalls!
Para fazer isso, basta procurar o botão verde “+Obter PDF” ao lado de um artigo em sua lista de resultados; clicar neste botão irá levá-lo diretamente para uma versão em PDF do artigo (se houver).
Alternativamente, se não houver um botão “+Obter PDF” ao lado de um artigo, tente clicar em seu título; isso geralmente o levará diretamente ao resumo (um resumo do que se trata) e, a partir daí, deve ser fácil encontrar um link para uma versão em texto completo do artigo (se houver).
Se nenhum desses métodos funcionar, tente pesquisar no Google o título do artigo seguido de “.pdf”; às vezes, isso resultará em uma versão em PDF de um artigo que está disponível gratuitamente on-line .
Finalmente, lembre-se de que muitas bibliotecas oferecem acesso gratuito a periódicos acadêmicos online; se tudo mais falhar , tente pesquisar um artigo no site da sua biblioteca .
Como usar a guia “Meu perfil”
Se você estiver conectado à sua conta do Google , poderá acessar seu perfil pessoal do Google Acadêmico clicando na guia “Meu perfil” na parte superior da página .
Seu perfil contém informações sobre suas publicações acadêmicas, bem como quaisquer artigos que você salvou para mais tarde.
Para adicionar publicações ao seu perfil, clique no botão “Editar perfil” e selecione a aba “Publicações”.
A partir daqui, você pode inserir manualmente informações sobre quaisquer artigos publicados; você também pode importar publicações de outros bancos de dados, como Web of Science ou Scopus.
Para adicionar artigos à sua lista “Salvos para mais tarde” , basta clicar no ícone de estrela ao lado do título de um artigo nos resultados da pesquisa ; fazer isso irá adicioná-lo à sua lista, que você pode acessar clicando na guia “Salvo para mais tarde” na sua página de perfil.
Esses artigos permanecerão em sua lista até que você os exclua.
Como usar a aba “Minha Biblioteca”
Se você estiver conectado à sua conta do Google, também poderá acessar uma biblioteca pessoal na guia “Minha biblioteca”.
Sua biblioteca é uma coleção de todos os artigos de texto completo que você acessou por meio do Google Acadêmico – clicando no botão “Obter PDF” ou seguindo um link nos resultados da pesquisa.
Você pode acessar esses artigos a qualquer momento clicando na guia “Minha biblioteca” e selecionando a opção “que quiser” no menu suspenso.
Os benefícios de usar o Google Acadêmico
O Google Acadêmico é gratuito
Uma grande vantagem de usar o Google Acadêmico é que ele é gratuito. Você não precisa ter uma assinatura de nenhum periódico ou banco de dados para pesquisar e encontrar artigos.
Isso o torna muito conveniente, especialmente se você está apenas começando sua pesquisa sobre um tópico e deseja obter uma visão geral do que foi publicado.
O Google Acadêmico é abrangente
Outra vantagem de usar o Google Acadêmico é que ele é abrangente. Ele pesquisa não apenas artigos de periódicos revisados por pares, mas também capítulos de livros, anais de conferências, teses, dissertações e muito mais.
Isso o torna uma ótima ferramenta para pesquisas interdisciplinares, pois você pode encontrar fontes de muitas disciplinas diferentes em um só lugar.
O Google Acadêmico é conveniente
O Google Acadêmico também é conveniente porque você pode acessá-lo em qualquer lugar com conexão à Internet. Você pode fazer suas pesquisas no seu computador doméstico, no computador do trabalho ou até mesmo no seu dispositivo móvel.
Isso facilita a realização de pesquisas rápidas quando você está em trânsito ou realizando outras tarefas.
Bottom Line: As desvantagens de usar o Google Scholar
O Google Acadêmico nem sempre é preciso
Uma das desvantagens de usar o Google Acadêmico é que nem sempre é preciso. Isso pode ser um problema se você estiver confiando no Google Acadêmico para fazer sua pesquisa por você.
Às vezes, as informações do Google Acadêmico estão desatualizadas ou podem ser imprecisas. Além disso, como qualquer pessoa pode publicar no Google Acadêmico, não há garantia de controle de qualidade.
Isso significa que você pode encontrar artigos de lixo misturados com os bons.
O Google Acadêmico nem sempre está atualizado
Outra desvantagem de usar o Google Acadêmico é que ele nem sempre está atualizado. O banco de dados está em constante mudança à medida que novos artigos são adicionados e os antigos são removidos. Isso pode dificultar a localização das pesquisas mais recentes sobre um tópico.
Além disso, como o Google Acadêmico conta com algoritmos para classificar os resultados, os novos artigos podem não receber tanto peso quanto os mais antigos, mesmo que sejam mais relevantes para seus termos de pesquisa.
Conclusão
O Google Acadêmico é uma ótima ferramenta para estudantes, pesquisadores e qualquer pessoa que esteja procurando informações acadêmicas. É de uso gratuito, abrangente e conveniente.
No entanto, nem sempre é preciso ou atualizado. Ao usar o Google Acadêmico, verifique a precisão de seus resultados e procure os artigos mais recentes.
O post Como fazer uma pesquisa no Google Acadêmico apareceu primeiro em A3 Studio Web
por A3 Studio Web https://ift.tt/IEYLoCc
via A3 STUDIO WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário