Independentemente da fase presente na vida, os problemas dentais podem ser uma dolorosa realidade, caso não haja cuidados diários com a saúde odontológica.
Diversas doenças surgem com a dispersão dos bons hábitos e visitas periódicas ao dentista, assim, não é diferente tratando-se de crianças e adolescentes.
Por uma série de fatores, manter a saúde bucal precisa ser algo iniciado desde os primeiros estágios da vida.
Isso deve ser levado em consideração, pois as visitas frequentes ao dentista e a criação do costume de escovar os dentes pelo menos três vezes diariamente, quando iniciados desde a infância, acaba sendo mais fácil de manter.
Ainda assim, muitos pais acabam não incutindo esse cuidado desde a primeira infância, por isso há uma série de problemas comuns durante a infância e adolescência, tão costumeiros quanto o uso de alinhadores invisíveis nessa fase.
Quer saber sobre os problemas dentais mais comuns em crianças e adolescentes? Continue lendo o conteúdo abaixo.
Quais são os problemas bucais mais comuns e como preveni-los?
Como foi mencionado na introdução do texto, há uma série de problemas que são comuns durante a infância e adolescência, isso porque quando o jovem não possui hábitos de higiene odontológica muito bem estabelecidos, acabam surgindo pequenos descuidos e, consequentemente, doenças bucais.
Alguns dos exemplos mais comuns de problemas bucais apresentados por crianças e adolescentes incluem:
- Placa bacteriana
A falta da higiene bucal ou a limpeza pouco eficiente acabam fazendo surgir o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes. Como resultado, a placa bacteriana acaba surgindo sobre o esmalte dentário.
A placa bacteriana é uma camada pegajosa e transparente, da qual por si só não causa danos à saúde física. Ela pode surgir até mesmo em jovens que usam lente de contato dental.
Contudo, quando os hábitos ruins são mantidos, a placa bacteriana pode se tornar tártaro.
É saudável pontuar que bactérias e microrganismos são parte do corpo humano, para manter o organismo saudável e equilibrado, elas precisam estar presentes. Por exemplo, a flora intestinal é repleta de bactérias e microrganismos que ajudam na absorção dos nutrientes.
Logo, o foco de toda e qual doença bucal não é a eliminação total de bactérias, mas sim o tratamento do acúmulo delas em superfícies, prevenindo o surgimento de novos problemas.
- Cáries
A cárie dentária também é um problema muito recorrente na vida de crianças e adolescentes, mesmo aqueles que usam lente nos dentes. Por ser uma fase em que há o consumo exacerbado de doces, a higienização ruim pode acarretar na formação de cáries.
A cárie corrói a dentição, podendo chegar à raiz e, assim, fazer necessário a realização de procedimento chamado canal para extração da cárie e recuperação do dente, sem precisar de implantes dentários para substituir a estrutura afetada.
- Problemas com o siso
Após perder os dentes decíduos, ou os dentes de leite como são chamados popularmente, o jovem pode a vir enfrentar problemas com outras dentições: os famosos sisos.
Há casos de adolescentes e adultos com dentes do siso encavalados, crescendo para dentro ou sem espaço para despontar de fato.
Quando a dentição consegue romper a pele e nascer perfeitamente, o uso de aparelho dental de porcelana pode auxiliar no processo de colocá-los no lugar e ajeitar as demais estruturas.
No entanto, há situações em que se faz necessário a extração do dente do siso, pois o nascimento inadequado do mesmo pode gerar dores, febre, entre outros sintomas.
Veja também :
3 cuidados após colocar lente de contato nos dentes
Quais as vantagens e desvantagens do aparelho transparente?
Como incentivar as crianças a escovar os dentes?
Pensando no bem-estar dos infantes e adolescentes, a escovação dentária deve ser incentivada desde a mais tenra idade, isto é, desde o surgimento das primeiras dentições.
O incentivo deve começar como diversão. Tornar o processo de escovar os dentes uma tarefa divertida, tira o peso da higienização e deixa de ser uma obrigação “chata”.
A criança aprende pelo exemplo, então os pais precisam manter bons hábitos também:
- Escove os dentes junto da criança;
- Ensine-a a passar o fim dental;
- Pontue sempre a importância da escovação para dentes saudáveis;
- Não faça das visitas ao dentista algo aterrorizador.
Tudo isso promove uma relação saudável entre a criança e os hábitos de cuidados pessoais, principalmente pensando na higiene, da qual deve seguir como um costume pelo resto da vida, até mesmo para manter o clareamento dentário por mais tempo.
Acima de tudo isso, a criança deve fazer visitas periódicas ao dentista. O profissional indicará as melhores marcas de pasta de dente, produtos de higiene bucal e técnicas para assegurar que a limpeza odontológica está sendo feita corretamente.
Por fim, o hábito é o que torna a higiene bucal algo corriqueiro, assim evitando problemas bucais desde as fases iniciais da vida.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.
O post Descubra os problemas dentais mais comuns em crianças e adolescentes? apareceu primeiro em A3 Studio Web
por A3 Studio Web https://ift.tt/0mdPcRK
via A3 STUDIO WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário