O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou, em relatório divulgado nesta quarta-feira, 21, que pessoas com deficiência ainda passam por grandes dificuldades no acesso ao mercado de trabalho no Brasil, os dados são referentes ao ano de 2019.
A taxa de participação da população deficiente no mercado no ano da pesquisa era de 28,3% (menor que a de pessoas sem deficiências, de 66,3%). O que significa que, a cada dez pessoas com deficiência em busca de um emprego, sete estavam fora do mercado de trabalho.
A questão salarial também é diferente. Enquanto as pessoas com deficiência recebiam o salário médio de R$ 1.639 mensais, o rendimento médio das pessoas sem deficiência era de R$ 2.619, dois terços maior.
Os números podem ser acessados na publicação “Pessoas com deficiência e as desigualdades sociais no Brasil”, do IBGE, que analisou dados da Pesquisa Nacional de Saúde. Foram consideradas pessoas de 14 anos ou mais.
Segundo relatório, o país tinha, em 2019, 17,2 milhões de pessoas com alguma deficiência, o que representa 8,4% da população.
Entre elas, são consideradas:
- deficiência física (membros inferiores): 7,8 milhões de pessoas
- deficiência visual: 7 milhões de pessoas
- deficiência física (membros superiores): 5,4 milhões de pessoas
- mais de uma deficiência: 5,3 milhões de pessoas
- deficiência mental: 2,5 milhões de pessoas
- deficiência auditiva: 2,3 milhões de pessoas
O post População deficiente tem apenas 28,3% de participação no mercado de trabalho apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/BixC7o9
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/hJXopr3
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário