Um novo “aperto” na taxa de juros será avaliado pelo Comitê de Política Monetária do BC (Copom), foi o que informou o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento no último dia 5. No dia seguinte, o diretor de Política Monetária da autarquia, Bruno Serra, acrescentou ser “inconsistente” o mercado projetar inflação acima do centro da meta em 2024 e, em paralelo, discutir a queda dos juros em 2023. Mesmo assim, bancos e consultorias acreditam que o ciclo de alta da Selic, a taxa básica de juros, chegou ao fim em agosto.
Para 41 de 50 instituições financeiras ouvidas, a taxa deve ser mantida em 13,75% na reunião que começa hoje e termina amanhã, movimento que finalizaria o mais longo ciclo de aperto monetário da história. No entanto, economistas reconhecem que o risco de ajuste residual aumentou em 0,25 ponto.
O economista-chefe da Trafalgar Investimentos, Guilherme Loureiro, afirma que o mais provável é realmente a manutenção da Selic em 13,75%, embora reconheça o risco do aumento residual.
Loureiro pondera que a redução das projeções para a inflação de 20212 e 2023 no boletim Focus pode comprar um grau de conforto para o BC. Na mesma linha, a perspectiva de melhora do fiscal no curto prazo, com superávit primário este ano, sugeriria um cenário mais tranquilo.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O post Selic de 13,75% é o esperado pelo Mercado apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/gbwVlme
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/mPzleQ4
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário