quarta-feira, 28 de setembro de 2022

O que é Mailing de clientes?

Para resumir um conceito que pode se desdobrar em diversas pequenas técnicas, o mailing de clientes compreende uma grande lista, onde estão contidos leads e contatos de possíveis consumidores.

O mailing constitui uma base para que uma empresa possa implementar seus métodos de venda e marketing.

Mas, existe uma ressalva. O mailing de clientes deve ser segmentado, de formas específicas, pois não vale a pena gastar tempo e energia ao montar, ou comprar, uma lista de e-mails para contatos que não são passíveis de conversão.

Portanto, é essencial que você estude e conheça sobre mailing segmentado.

A captação de leads precisa ser seguida de qualificação, de forma que o contato possa encaminhar à prospecção, feita tanto pela equipe de marketing quanto a de vendas.

Os assuntos contidos nos e-mails mandados variam. Podem ser coisas simples, como a apresentação da empresa e ofertas interessantes.

Esse tipo de e-mail, inclusive, é muito usado nas técnicas de outbound marketing, que são mais abrangentes.

Mas os assuntos também podem incluir a disseminação de conteúdo de qualidade e informações sobre as redes sociais e canais onde a empresa está presente.

Assuntos que envolvem o relacionamento com o cliente e oferecimento de vantagens também são bem vindos nos e-mails.

Para saber mais sobre o mailing, é necessário conhecer o seu funcionamento e seus benefícios.

Como funciona e quais benefícios do Mailing de clientes?

O modo de operar de um mailing de clientes é bem simples. Primeiro, é necessário fazer a lista em si. Ela pode ser construída, por exemplo, a partir da geração de leads. Como uma empresa faz isso? Na maioria das vezes, através do marketing de conteúdo.

Quanto mais informação de valor é disponibilizada nos diversos canais, mais a empresa cria oportunidades de adquirir o contato de quem se interessou por essas informações.

Por exemplo, em um post de blog, o texto do artigo pode conter um link para um formulário, um e-book, a assinatura de uma newsletter, entre outros.

Mas, para que a pessoa interessada tenha acesso a esse conteúdo exclusivo e gratuito, ela dá em troca o seu e-mail.

Dessa forma, a empresa obtém o nome e uma forma de contatar o interessado. Ao fazer isso, pessoa por pessoa, um mailing de clientes é construído.

É notável que um mailing de clientes dessa forma orgânica demanda tempo e certo investimento, o qual, na maioria dos casos, as empresas não dispõem. Por isso, tornou-se uma prática comum as empresas comprarem mailings prontos.

No mercado B2B, existe a vantagem de obter mailing de clientes por segmentação. Isso significa ter em mãos uma lista de contatos, de leads qualificados que podem evoluir para reais conversões no futuro.

A conversão, logicamente, é uma consequência direta de um trabalho de prospecção e vendas de alto nível.

Devido ao fato de ser uma tática que aborda cada lead individualmente, o mailing de clientes é a técnica mais usada por empresas. É um benefício inestimável para o marketing digital, que trabalha na aquisição e fidelização de clientes.

Outro benefício a ser citado, o qual decorre do primeiro, é o aumento nos KPIs relacionados ao marketing.

Por fim, o terceiro benefício é que o mailing de clientes possibilita o uso de mais um canal de comunicação, que é bem mais simples do que os outros, como as redes sociais.

Com esse artigo espero que possamos ter esclarecido o que é mailing segmentado e o porquê ele é importante para as suas vendas no Marketing Digital.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentário ou entre em contato por outros canais. Até mais 🙂

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