*Coluna por Lise Aguiar, 15/07/2022
2022 já está metade e nós precisamos falar sobre as mudanças necessárias que vem acontecendo na área de RH. O mundo mudou, as pessoas mudaram e os profissionais da área precisam estar atentos para adequar de forma ágil, suas rotinas tendo em vista o seu grande foco de “cuidar de gente”!
Mas afinal, o que é o RH 4.0?
Antes de abordar sobre o RH 4.0, faz-se necessário entender os caminhos de evolução da área de Gestão de Pessoas e, para isso, precisamos falar da Revolução 4.0 e como ela impactou os processos do RH.
A quarta revolução industrial, também chamada de revolução 4.0, trouxe a tecnologia como premissa para uma atuação de forma mais inteligente nos processos produtivos. Atualmente diversos softwares dotados de inteligência artificial são utilizados, bancos de dados para gerar análises muito mais aprofundadas e detalhistas, promovendo tomadas de decisões mais assertivas e eficientes, trazendo a inovação de forma mais rápida e eficiente para o dia a dia.
Todas essas mudanças impactam diretamente nas relações humanas e com isso, as empresas precisam estar atentas e adotar novas formas de alinhar os avanços da transformação digital com as necessidades dos profissionais de mercado.
O RH 4.0 é, portanto, pautado no uso inteligente de ferramentas tecnológicas, provocando mudanças na forma como os processos são conduzidos e na atuação que os profissionais desempenham em relação ao negócio.
Pilares do RH 4.0
1) Tecnologia: utilização de automatização e softwares para agilizar processos de seleção, assim como nas avaliações de perfis comportamentais, por exemplo, permitindo uma gestão mais otimizada, além da flexibilidade e acessibilidade para interação mesmo de forma remota, permitindo maior satisfação e produtividade entre os membros das organizações;
2) Estratégia: nesta nova atuação, o RH conquista forte presença e atuação no planejamento estratégico das organizações, apresentando suas diretrizes mais pautadas em dados e metodologias mais avançadas, contribuindo de forma efetiva nas decisões organizacionais;
3) Gestão comportamental: é a união da tecnologia e estratégia para a geração de resultados eficazes. Ou seja, o RH atuando como agente de transformação ágil nos negócios e no processo da geração de valores a clientes das organizações, consolidando assim suas valiosas contribuições em processos de: Employer Branding, desenvolvimento, transformação e na Employee Experience das carreiras dos seus líderes e colaboradores de maneira geral.
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