domingo, 24 de julho de 2022

Um Olhar sobre as Profissões com Fellipe Guerra

O Portal Economic News entrevistou Fellipe Guerra, Diretor de Negócios da Compliance, professor, contador e tributarista. Com doutorado em Ciências da Informação e mestre em Administração e Controladoria pela UFC, Fellipe também é membro da academia de Ciências Contábeis do Estado do Ceará, autor de livros nas áreas de Contabilidade, Tributos e Gestão Empresarial. Além de ser presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará – CRCCE e coordenador do Instituto de Pós-Graduação (IPOG). Na entrevista, Guerra nos conta sobre sua carreira, os desafios da área e os próximos passos da vida profissional.

Confira a entrevista completa

ENB: Como Fellipe Guerra começou sua história no mundo da contabilidade? 

FG: Quando eu estava próximo a concluir o ensino médio e na iminência de ser pai, fui pai aos 18 anos, por orientação do meu pai, que não é contador nem atua na área, fiz um curso técnico em contabilidade. Meu pai sempre ouviu falar que na área contábil havia muito emprego. Nos locais onde ele trabalhou, sempre viu vagas para a área de contabilidade, então ele me recomendou fazer o curso técnico. 

Eu particularmente não conhecia, não sabia nem o que era contabilidade, mas logo quando conheci um curso técnico, tive uma grande identificação. Sem romantizar muito mas, de verdade, foi amor à primeira vista. Notei que era aquilo que eu queria para minha vida.

Cursei o técnico em contabilidade, mas já com a mentalidade de que eu havia encontrado a minha profissão. Então quando eu concluí o ensino médio, busquei fazer uma faculdade que já estivesse dentro da área das ciências contábeis. É interessante falar sobre isso, pois eu não tinha referência nenhuma na área contábil nenhuma, não conhecia o mercado, nem ninguém que trabalhasse com isso. A única pessoa que falou de contabilidade para mim foi meu pai e ele falou por cima, de forma mais superficial.

ENB: Você atua como contador, diretor de negócios, professor… conte-nos sobre como é alinhar tantas versões profissionais que lidam com diferentes demandas?

FG: A minha atuação é bem diversificada. Além de ser diretor de negócios das empresas em que sou sócio, sou responsável pela parte de relacionamento com o cliente, prospecção de novos negócios, fechamento de contratos e atuando de forma consultiva para os departamentos internos do escritório. Também coordeno uma pós-graduação a nível nacional no IPOG, Instituto de Pós-Graduação, que tem sede em Goiânia e polos em todo o país. Como professor, já tive a oportunidade de dar aula em quase todos os estados do País. Em minha atuação como professor na internet, são mais de 100 mil alunos no geral.

ENB: Sobre o mercado contábil, como você avalia os espaços e oportunidades para quem deseja crescer profissionalmente?

FG: O mercado está em extrema ascensão. O profissional da contabilidade está a cada dia se tornando mais essencial para a gestão dos negócios, cada vez mais estratégico para as empresas. E o uso das tecnologias tem permitido que o profissional saia do operacional e consiga ter uma atuação mais focada nos negócios, nas empresas, nos resultados, e isso abre um universo de possibilidades. Além da própria formação ser muito ampla, já que o profissional tem muitas áreas de atuação, seja na contabilidade comercial, pública, auditoria, perícia. Outro exemplo pode ser no trabalho com consultorias contábeis, tributárias ou trabalhistas. E por ser um segmento muito amplo, o mercado busca profissionais mais qualificados.  

ENB: Sobre formação acadêmica, o contador deve estipular um limite do que deve ser estudado?

FG: Ele tem que buscar educação continuada praticamente de forma perpétua. Estudar, se qualificar, estar atento às novidades, as legislações que regem a atuação das empresas, é algo fundamental. Até para que a gente possa estar buscando soluções, já que é isso que os clientes esperam de nós, encontrar soluções para os seus problemas do dia a dia. 

ENB: Grupo Compliance: O que a empresa representa para você e como está posicionada hoje?

FG: O Grupo Compliance é para mim uma realização profissional e pessoal. Comecei há 11 anos atrás sozinho e passei por diversos altos e baixos. Hoje é uma empresa sólida, bem posicionada no mercado, que tem uma boa quantidade de clientes e, melhor do que isso, ela é reconhecida pelo serviço de qualidade e pelo posicionamento técnico. As empresas que nos procuram são aquelas que sabem que precisam de um serviço de qualidade e isso nos deixa bastante felizes e motivados.

ENB: Como você atua na gestão do seu time? (Grupo Compliance, CRCCE, Ipog)

FG: Conciliar tudo é uma questão de organização. Eu dedico, pelo menos, dois dias na semana para tratar exclusivamente assuntos relacionados ao Conselho de Contabilidade, que são as terças e quintas-feiras, além é claro de participar de eventos e reuniões. Na Compliance, eu tento manter um time de qualidade que possa me dar tranquilidade para poder trabalhar de forma mais estratégica, dando orientações e direcionamento. Com relação ao IPOG, é uma instituição muito grande e sólida, com processos bem definidos, então minha atuação como coordenador acaba sendo facilitada. Além de ter um time de professores de alto nível que nos proporciona um trabalho com mais qualidade.

ENB: Presença digital: como suas redes sociais impulsionam seus negócios?

FG: Sem dúvidas as redes sociais impulsionam os negócios, se utilizada de forma estratégica, de forma a construir uma marca e para de fato posicionar o negócio, elas acabam potencializando o trabalho. Comigo não é diferente, já que impulsiona meu trabalho como professor, aumenta minha credibilidade com relação aos serviços prestados pela Compliance, só aumenta a procura de alunos, aumenta minha responsabilidade também, porque todos os profissionais do Estado conseguem ter acesso a mim. Seja para mandar uma mensagem ou dúvidas no Instagram, e esse contato com os profissionais é muito bom e estimula o compartilhamento da realidade prática da nossa profissão.

ENB: Qual a importância de aplicar estratégias na contabilidade e potencializar os negócios?

FG: É extremamente importante. É uma questão de sobrevivência. A contabilidade é uma ferramenta essencial para qualquer negócio, imagina um gestor que não se utiliza da contabilidade: ele não tem um mapa, um “gps”, para direcionar suas ações na tomada de decisões. Então ele vai fazer tudo no achismo, no chute. A contabilidade vai permitir que baseado nos números, nas tendências, nas projeções, em conformidade com as legislações vigentes, as empresas possam tomar decisões que vão potencializar os seus resultados, minimizar seus custos e fazer com que a performance seja cada vez melhor.

ENB: Quais os próximos desafios que almeja na sua carreira profissional?

FG: Eu entrei recentemente em um pós-doutorado na Universidade Fernando Pessoa, em Portugal, e estou desenvolvendo essa pesquisa. Vou estar lançando meu livro na Europa, no mês de outubro. Alavancar os negócios continuar, contribuindo para o desenvolvimento das empresas no Estado do Ceará e no Brasil, sempre fazendo com que elas paguem tributos de forma legítima e buscar uma gestão tributária cada vez mais estratégica. Como professor, é buscar sempre contribuir para a formação dos contadores com o lançamento de novos cursos e novas qualificações.

ENB: Um olhar sobre o Economic News por Fellipe Guerra.

FG: É um Portal que sem dúvida tem muita credibilidade, e desenvolvido de forma bastante clara para que todos tenham acesso a conteúdos de qualidade sobre economia, negócios e empreendedorismo. É uma honra realizar este momento com vocês e espero termos mais oportunidades como esta.

O post Um Olhar sobre as Profissões com Fellipe Guerra apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/dB4KuZC
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/RlK4daP
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário