O marketing digital expandiu o horizonte de possibilidades de investimento, e nesse cenário, muitas empresas ficam vacilantes e com dúvidas ao escolher em quais plataformas estar presente. Nesse sentido, o marketing multicanal ganha destaque e gera debate.
Estar presente em diversas plataformas pode parecer um desafio e tanto, talvez até realmente seja para muitos negócios. Contudo, é por isso mesmo que o planejamento e a estratégia de marketing assertiva são essenciais para aplicação desse método.
Em geral, o marketing multicanal tem como objetivo explorar o máximo de espaços e ambientes digitais e em todas elas transmitir a mesma mensagem, porém, com a linguagem adaptada para cada rede e público-alvo presente na plataforma.
A criação de mais canais como uma nova rede social pode parecer só mais uma dor de cabeça para o setor de marketing de uma empresa de envelopamento náutico, no entanto, na verdade é uma oportunidade de encontrar novos consumidores.
O marketing multicanal também apresenta uma relação diferente com a grande maioria das estratégias de marketing digital.
Enquanto outros planejamentos pretendem superar o meio offline, o multicanal inclui ele também dentro da rede de comunicação da empresa.
Em resumo, o marketing multicanal pretende espalhar a marca da empresa em todos os meios possíveis da forma adequada ao ambiente para agregar o maior número de pessoas impactadas simultaneamente.
O que é o marketing multicanal
Quando uma empresa de adesivagem de frota busca uma estratégia baseada no marketing multicanal, ela pretende encontrar soluções e difundi-las em todos os meios acessíveis, aumentando exponencialmente sua presença no cotidiano da audiência.
Essa variedade de canais de acesso entre o público consumidor e a marca se estende desde o engajamento nas iniciativas digitais até as interações realizadas no ambiente físico da marca.
É bem simples identificar empresas que aplicam o marketing multicanal. Graças, inclusive, aos algoritmos compartilhados entre as plataformas, o usuário vai acabar encontrando a mesma empresa em muitos meios de comunicação.
Uma questão importante é não transportar uma linguagem de uma rede social comercial para outra com conteúdo mais relacionado com entretenimento ou humor. Em suma, o marketing multicanal vai explorar a capacidade de falar sobre um assunto de forma variada.
Uma empresa de móveis de alto luxo, pode tirar muito proveito dessa estratégia, uma vez que essa tática busca espalhar no máximo uma marca, mesmo que esse nicho seja mais específico e demande estratégias de marketing mais segmentadas.
Com a presença em tantos meios, torna-se muito fácil perder o senso de atividade de cada canal, quando isso acontece, a estratégia perde muito a eficiência.
A ideia é explorar ao máximo a presença em cada canal e estar sempre criando ecos simultaneamente.
Erros para evitar quando o assunto é marketing multicanal
Assim como toda estratégia, existem boas e más ações que afetam o desempenho e até a integridade desse planejamento. Esses erros são muito comuns e, muitas vezes, podem ser corrigidos sem abandonar a ideia inicial de marketing multicanal.
Em geral, são quatro os erros mais comuns ao se instituir uma estratégia de marketing multicanal:
- Falta de interação nos canais;
- Déficit de capacidade de atualização;
- Perdas ocasionadas pela falta de monitoramento;
- Falhas na compreensão da linguagem de cada canal.
Com canais difusos, em especial no digital, é importante que haja um monitoramento eficiente de cada meio. Quando isso não ocorre, no lugar de apresentar uma imagem dinâmica da marca, o canal desatualizado gera desconfiança e sensação de desleixo.
O mesmo ocorre quando em mais de um canal se acumulam interações não respondidas, demandas acumuladas ou falta de análise das métricas para produção de conteúdo.
Muitas vezes, esses erros ocorrem por que uma empresa de acm para fachada pode não estar estruturada a ponto de atender as necessidades de um marketing multicanal. Por isso, boa parte do sucesso dessa estratégia está relacionada à sua implementação ou não.
Considerações finais
O marketing multicanal é uma estratégia que ganha cada vez mais espaço entre as opções para empresas que querem alcançar mais pessoas. Em resumo, esse planejamento busca difundir a imagem da empresa em todos canais possíveis em que o público esteja presente.
Essa estratégia permite o foco maior em determinada iniciativa em casos de resultados de destaque, desde que não se abandone o propósito de se fazer presente no máximo de meios com a linguagem e o conteúdo próprio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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