Os Gatilhos Mentais são recursos indispensáveis para boas estratégias de marketing. Eles podem fazer toda a diferença na tomada de decisão de um cliente, e por isso devem ser usados com sabedoria em uma campanha de vendas.
As pessoas estão o tempo todo tomando decisões, sejam elas simples ou importantes, nas suas vidas. Isso inclui desde a compra de uma blusa de frio até a contratação de uma empresa para a realização de um projeto de salão comercial.
Há vários fatores que influenciam nisso, de modo que saber utilizar recursos que permitam uma melhor conversão de vendas é um caminho de sucesso para as empresas que desejam otimizar os seus resultados.
Os gatilhos mentais entram nesse cenário de maneira especial. Para entender melhor sobre este assunto, não deixe de continuar na leitura deste material para obter informações importantes sobre o tema.
Conceito de gatilhos mentais
Da mesma maneira que um empresário precisa decidir sobre o tipo de embalagem de delivery personalizada para o seu negócio, um comprador considera uma série de pontos antes de realizar uma compra.
Há elementos que ajudam de forma especial essa tomada de decisão: esses são os gatilhos mentais. Ao contrário do que se imagina, eles não se tratam apenas de uma ferramenta de marketing, mas sim de uma defesa do cérebro contra o esgotamento.
Todas as pessoas tomam decisões o dia todo, desde a hora que abrem os olhos pela manhã. Desde a roupa que vai vestir até o que comer no jantar, é preciso escolher entre uma infinidade de possibilidades.
Mas, para evitar o esgotamento mental, o corpo humano acaba tomando decisões de forma automatizada, o que gera uma economia de energia. Esses gatilhos são fundamentais para a vida, e podem ser interessantes para idealizar ações de marketing.
Gatilhos mentais que podem ajudar nas vendas
Há vários tipos de gatilhos mentais que se encaixam perfeitamente bem dentro de uma ação de marketing. Entre as muitas possibilidades, alguns se destacam por serem eficientes e práticos, tais como:
1. Escassez
O gatilho da escassez é aquele que mostra ao cliente que existe uma quantidade limitada de itens no estoque, ou que uma promoção acabará rapidamente.
Exemplos disso são frases como: “os X primeiros compradores ganham desconto” ou “últimas unidades”.
2. Prova social
Outro gatilho utilizado é o da prova social, no qual o depoimento de clientes, que já fizeram a aquisição de um produto ou serviço e aprovaram a experiência, reforça a decisão de compra do consumidor.
Assim, uma empresa de pavimentação asfáltica pode ser a escolhida ao mostrar ao interessado quanto os seus clientes estão satisfeitos com o serviço.
3. Urgência
O gatilho de urgência é aquele no qual o cliente se depara com uma oportunidade que não pode ser adiada. Por isso, ele percebe que precisa comprar o produto naquele momento.
Um exemplo prático de gatilho de urgência é uma oferta que só vai durar por 24 horas. Ou seja, não aproveitar a promoção naquele momento pode significar que ele não terá uma nova oportunidade.
Há ainda muitos outros gatilhos mentais que podem ser usados em uma campanha de marketing. Por isso, é válido apostar nesse recurso para conquistar bons resultados para a empresa.
Como os gatilhos influenciam nas escolhas
Utilizar gatilhos mentais é um modo de potencializar os resultados de uma campanha de marketing, seja para promover um serviço como o de limpeza de bancos de carros ou para vender imóveis.
Isso acontece porque os gatilhos influenciam na maneira como o cliente toma uma decisão. De fato, vários aspectos estão envolvidos nessa escolha, sendo alguns deles:
- A classe e grupo social;
- O estágio da vida;
- O estilo de vida;
- A idade;
- O gênero;
- A cultura
- A personalidade.
Mas além de todos esses pontos, os gatilhos mentais trazem a confirmação que o consumidor precisa para finalizar a sua compra. Por isso, eles são indispensáveis para ajudar uma estratégia a trazer o melhor resultado possível.
Considerações finais
Ter uma estratégia eficaz é sempre fundamental para o sucesso de uma ação de marketing. Alguns elementos são indispensáveis para isso, sendo os gatilhos mentais um dos mais interessantes e efetivos.
Sendo assim, quem deseja vender mais e sabe que precisa investir em meios para alcançar esse objetivo pode apostar nos gatilhos como ferramentas de marketing para otimizar o desempenho das vendas, conquistando a performance almejada com facilidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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