*Coluna por Edilson Botto, 24/07/2022
A gestão das empresas já passou por várias fases, tivemos a fase onde o principal foco era o controle, a fase da estratégia e atualmente, apesar de ainda estamos no início deste século, podemos dizer que o século XXI é voltado para a inovação e as empresas que não inovarem não sobreviverão.
Se você busca no seu negócio o caminho da inovação precisa ler o livro Inovação e Espírito Empreendedor, escrito pelo pai da administração moderna Peter Drucker na década de 80, mas que não poderia ser mais atual e relevante, apresentando uma verdadeira aula de gestão em ambientes complexos como os que vivemos atualmente.
Drucker explica que inovação não é fruto de genialidade, mas sim da união de prática e disciplina e que inovar é uma exigência do mercado sendo uma condição para a sustentabilidade de qualquer organização, independente do porte ou da área de atuação, portanto as empresa precisam desenvolver processos sistematizados que fomentem continuamente a inovação.
O livro está dividido em três grandes partes onde de maneira muito clara, didática e alicerçada em exemplos o leitor vai assimilando os conceitos e as práticas para implantar a sistemática da inovação no seu negócio.
A prática da inovação
Esta é a primeira parte do livro onde o autor apresenta sete fontes que geram inovação, descrevendo as características de cada uma e “ensinando” como o empreendedor deve agir para tirar o máximo proveito dessas situações. Destaco logo a primeira fonte que é “O Inesperado”, pois Drucker parecia ter previsto a pandemia dos últimos anos e deixou a receita para transformar eventos inesperados em oportunidades para inovar.
Da análise das fontes de inovação o leitor aprenderá que precisa estudar o mercado, as pessoas e as expectativas, que precisa analisar oportunidades de forma crítica e, principalmente, ser simples, visto que a verdadeira inovação é uma solução simples e direta para o problema.
A Prática do Empreendimento
Nesta parte aprendemos que é possível inovar em qualquer tipo de empresa e conhecemos as estratégias para inovar em empresas privadas já existentes, em empresas de serviço público e nas Startups (que aqui são chamadas de Ventures). O autor apresenta cases de onde o leitor aprenderá como o processo de inovação ocorre na prática.
Estratégias Empreendedoras
Na terceira e última parte da obra Drucker evidencia que o sucesso de uma inovação depende da sua utilidade para o mercado, portanto o empreendedor deve sempre ter em mente desenvolver soluções para as necessidades dos clientes.
Adicionalmente o leitor conhecerá quatro estratégias para atingir o mercado:
- Com tudo e para valer – A empresa deve ser capaz de sempre desenvolver novos produtos e serviços que tornem obsoleto o que ela faz atualmente e isso a levará a liderança de mercado.
- Golpeá-los onde não estão – Explorar a fraqueza dos concorrentes desenvolvendo soluções que eles não têm.
- Nichos ecológicos – Buscar se especializar em atividades ou mercados e liderar esses nichos.
- Mudar as características econômicas de um produto, mercado ou setor – Aqui a estratégia é introduzir uma inovação no mercado oferecendo uma nova utilidade ou inovação.
Para finalizar deixo você amigo leitor com uma frase de Drucker que resume a mentalidade deste livro: “Os clientes raramente compram aquilo que as empresas pensam que vendem”, ou seja, o cliente não compra o seu produto ou serviço, mas sim o benefício que ele proporciona, então para ser o inovador tenha sempre em mente a necessidade do cliente e aí você alcançará o sucesso.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.
O post Lições de Peter Drucker para inovar no seu negócio – Por Edilson Botto apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/Gi9Lt1O
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/BGjArdh
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário