O que é score de crédito e para que serve?
Saiba agora tudo sobre o que é score de crédito e para que serve a pontuação. Separamos um conteúdo exclusivo para sanar as suas dúvidas com dicas incríveis para aumentar a sua reputação no mercado de crédito.
Ter o nome limpo na praça e uma análise de crédito negada tornou-se algo muito comum entre os consumidores brasileiros. Afinal, hoje as empresas não olham apenas o “nome limpo” no SPC e Serasa. Pois, um dos termômetros fundamentais para levar em consideração a aprovação do crédito ou não é o score de crédito.
No entanto, muitos têm dúvidas peculiares sobre o que é e para que serve o score de crédito. Visando sanar as principais dúvidas dos nossos leitores, elaboramos este conteúdo. Portanto, continue a leitura e confira o que é o score de crédito e como fazer para aumentá-lo e ter acesso a diversas linhas de crédito.
O que é score de crédito?
Sempre que buscamos uma aprovação de empréstimo, cartão, financiamento e até mesmo crediário, o score de crédito é analisado para definir pela liberação ou não. Antigamente, o único fator era o “nome sujo”. Hoje em dia, não é bem assim, afinal, existem diversas opções de cartão de crédito sem consulta no SPC ou Serasa e, por outro lado, análise de crédito negada mesmo com o nome limpo.
No entanto, a dúvida sobre o que é score de crédito e a finalidade da determinada pontuação causa um grande impacto na vida dos consumidores. Resumidamente, o score de crédito é uma nota dada ao seu CPF, visando medir o seu comportamento com relação às dívidas.
Para que serve?
Sendo assim, podemos dizer que a devida pontuação de crédito funciona como um “termômetro” para auxiliar a instituição financeira ou o lojista a calcular o risco de crédito e dessa forma, definir os limites e taxas de juros praticadas.
Em outras palavras, o score de crédito é a porta de entrada para aprovação de produtos financeiros no mercado de crédito e um divisor de águas no momento da aplicação da taxa de juros em empréstimos e cartões de crédito.
Quais são os tipos de score de crédito?
À princípio, as duas pontuações mais usadas são o score do Serasa e do Boa Vista SPC. Certamente, caso tenha consultado o seu CPF em alguma dessas instituições, deve ter percebido uma notória diferença entre o score Boa Vista e Serasa. Isso acontece porque cada empresa trabalha com políticas divergentes, como veremos a seguir.
Score de Crédito Serasa
De antemão, o score de crédito do Serasa é o mais consultado pelas instituições financeiras e por consequência o resultado acaba sendo menor quando comparado ao Boa Vista. Mas isso não significa que tenha algo de errado com o seu CPF e sim os fatores envolvidos no momento do cálculo. Dado que na somatória o Serasa inclui informações sobre a idade e taxa de inadimplência no CEP.
Sendo assim, mesmo que seja um bom pagador e more em uma região cujo índice de inadimplência é alto, a sua pontuação tende a cair. Ademais, a pontuação do Serasa Score vai de 0 a 1000 e hoje um score para ser considerado bom deve estar acima de 500 pontos, como mostra os dados na tabela apresentada logo abaixo:
Score de Crédito | Qualificação |
0 a 300 pontos | Ruim |
301 a 500 pontos | Regular |
501 a 700 pontos | Bom |
701 a 1000 pontos | Muito Bom |
Boa Vista SPC
Em seguida, o Boa Vista SPC é o birô de crédito mais antigo do Brasil e na somatória considera 3 fatores de suma importância, como: o seu comportamento de pagamento, informações cadastrais e procura de crédito no mercado. Por este motivo, a pontuação costuma ser mais alta. Caso esteja a procura de um cartão de crédito aprovado com o score baixo uma dica é fazer solicitações nos bancos que costumam consultar a pontuação no Boa Vista SPC como: Itaú, Caixa, Banco do Brasil, Nubank, Porto Seguro, Banco Safra e Neon.
Como aumentar o score de crédito?
De fato, aumentar o score de crédito não é uma fórmula mágica com efeitos imediatos. Principalmente se o consumidor já tiver histórico de inadimplência e está com o nome restrito. No entanto, existem sim muitas oportunidades de mudar o seu perfil e demonstrar aos financiadores que sabe trabalhar muito bem com dívidas a longo prazo. Isso se colocar as dicas, mencionadas logo abaixo, em prática.
Pague todas as suas dívidas
O primeiro passo para ter um bom score de crédito é pagar todas as dívidas no seu CPF, até mesmo as que prescreveram. Certamente, já deve ter ouvido falar que dívidas acima de 5 anos “caduca”. Tal afirmação é realmente verdade, mas isso não significa a inexistência da inadimplência e as contas antigas continuam no registro prejudicando a sua pontuação de crédito.
Ative o Cadastro Positivo
Por meio do Cadastro Positivo o consumidor tem a oportunidade de mostrar às instituições credoras que é um bom pagador. Afinal, o sistema funciona como um histórico e mostra todas as dívidas no seu CPF e as datas em que foram pagas. Assemelhando-se a um boletim escolar.
Faça contas no seu nome
Ter contas no nome é fundamental para os birôs de crédito analisarem mais sobre o seu currículo financeiro e como você trabalha com as dívidas a longo prazo. Portanto, caso não tenha nenhuma, coloque algumas no seu CPF. Mas é importante quitar o débito na data de vencimento e preferencialmente antes.
Realize movimentações bancárias
Por meio das movimentações bancárias o consumidor consegue demonstrar à instituição financeira o valor da renda mensal e aumentar a confiança. Em muitos dos casos os bancos acabam oferecendo cartão de crédito e empréstimo pré-aprovados antes mesmo que você solicite. Então, caso precise de uma dessas linhas de crédito basta apenas aceitar a oferta!
Em suma, o score de crédito é uma média que reflete o seu perfil de consumo, considera o seu histórico de pagamento e em alguns casos até mesmo a inadimplência do CEP onde mora. Por este motivo, para ter uma boa pontuação é importante manter todas as dívidas quitadas, até mesmo as que prescreveram. Além de manter um bom histórico de pagador, ativando o Cadastro Positivo. Gostou deste conteúdo? Deixe o seu comentário!
por A3 Studio Web https://ift.tt/EDq5MXc
via A3 STUDIO WEB
Nenhum comentário:
Postar um comentário