sexta-feira, 29 de abril de 2022

7 dicas essenciais para manter o bem-estar no ambiente de trabalho

Investir em um ambiente corporativo saudável é uma ação estratégica para empresas que visam manter a produtividade e o rendimento em alta

(Créditos: iStock)

Cada dia mais, empresas tendem a investir em atendimento humanizado de qualidade, para atender o público-alvo com mais eficiência. Investem nos melhores equipamentos e tecnologia de ponta, contratam empresas de consultoria e aplicam os princípios que melhor atendam o seu cliente. Todavia, muitos gestores ainda tendem a não dedicar a mesma importância dentro da própria empresa, desconsiderando o fator humano no funcionamento da corporação.

Trabalhar em um ambiente tóxico, negativo e sem humanização no contato com os colaboradores pode resultar em baixo crescimento e pouco rendimento para a própria empresa. Por isso, é essencial manter um ambiente de trabalho saudável, pois, além de estar diretamente ligado a eficiência e produtividade da companhia, pode evitar o desenvolvimento de problemas físicos ou psicológicos nos funcionários, e mesmo a perda de profissionais competentes que se sentem desvalorizados.

Evidentemente que oferecer um ambiente corporativo saudável precisa de tempo e dedicação dos gestores e dos setores estratégicos da empresa. Assim, temos algumas dicas essenciais para você investir no bem-estar de seus funcionários.

1. Ambiente adequado e seguro: investir em equipamentos com a ergonomia adequada é essencial para prevenir problemas físicos nos colaboradores. Além de computadores e cadeiras adequadas, fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é importante para manter os colaboradores seguros.

2. Prática de atividades físicas: incentivar a equipe a praticar exercícios físicos deve ser uma das estratégias adotadas pela empresa. Ela reduz não apenas problemas cardíacos ou a obesidade, como ajuda a cuidar da saúde mental. As atividades podem ser realizadas na própria empresa, com profissionais de educação física contratados para esse fim, ou por meio de convênio com academias, oferecido pela companhia.

3. Saúde mental: observar e cuidar da saúde mental dos funcionários é importante para um bom funcionamento do ambiente de trabalho. Atuar sob muito estresse pode gerar um desgaste mental, ocasionando problemas de ansiedade e depressão. Assim, a empresa pode oferecer acompanhamento psicoterápico com profissionais qualificados. É importante oferecer um plano de saúde que cubra essa especialidade.

4. Treinamento de líderes: esse item é essencial para evitar líderes que praticam assédio moral ou apresentam uma conduta inadequada diante dos funcionários, o que pode ocasionar problemas na saúde mental da equipe.

5. Integração funcional: aqui, as estratégias do setor de RH devem ser essenciais para auxiliar em momentos de atuação entre a equipe laboral. Um clima organizacional integrado gera um ambiente mais leve e saudável na empresa.

6. Flexibilidade no horário de trabalho: os últimos anos mostraram que alguns funcionários podem realizar suas atividades laborais de casa. Mesmo com a retomada do trabalho presencial, oferecer flexibilidade de horário em home office pode contribuir para um melhor rendimento da equipe.

7. Ofereça serviços diferenciados: além do plano de saúde, que tal oferecer um seguro de vida aos seus funcionários como garantia de proteção aos seus familiares? Incentivar uma alimentação mais saudável no refeitório, caso esse serviço seja oferecido em sua empresa? Disponibilizar uma sala de descanso reservada aos funcionários, para que eles possam recuperar as energias? Contratar periodicamente profissionais que ofereçam massagem rápida, para ajudar no relaxamento dos colaboradores, como forma de aliviar o estresse?



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