domingo, 7 de agosto de 2022

Que tal começar a desenvolver o seu Personal Branding? – Por Edilson Botto

*Coluna por Edilson Botto, 07/08/2022

Um fator que influencia muito em decisões de compra é a marca. O fator marca transmite ideias, conceitos e valores que nos fazem realizar uma determinada escolha e inclusive pagar mais por algo.

Embora, normalmente, associemos marca a produtos ou serviços, nós também temos a nossa marca pessoal pela qual somos avaliados e que pode influenciar consideravelmente na hora de fechar um negócio ou na contratação para aquele sonhado emprego.

Podemos definir marca pessoal como a percepção de valor que as pessoas têm sobre nós e, como não costumamos pensar que possuímos uma marca pessoal, não a gerenciamos e ela acaba sendo construída de maneira fortuita e sem alinhamento com os nossos objetivos de vida.

 Se você quer fazer parte da minoria de pessoas que gerencia a sua marca, alavancando assim a sua carreira precisa ler o livro Personal Branding: Construindo sua marca pessoal, escrito por Arthur Bender, um dos maiores especialistas nacionais em estratégia de marcas.

A obra apresenta as etapas de um processo de construção, ou reposicionamento da sua marca pessoal, sempre com exemplos que facilitam o entendimento e a aplicação das propostas do livro.

A primeira etapa é a definição de objetivos ou metas que direcionarão a estratégia de construção da sua marca. Apesar de ser algo aparentemente simples muitas pessoas falham nesta definição e comprometem todo o esforço subsequente, por isso defina objetivos que sejam importantes para você, inspire-se em outras pessoas mas não as copie, somente com objetivos que te motivem você será capaz de realizar o esforço necessário para alcançar o sucesso.

Outro ponto de destaque proposto pelo autor é que você deve pensar em si mesmo como uma empresa, então tenha uma visão de longo prazo, identifique seus pontos fortes e fracos, desenvolva um plano de ação para reforçar seus pontos fortes e mitigar ou eliminar suas fraquezas e, principalmente, diferencie-se, destaque suas características únicas que farão você brilhar no mercado.

Outro aspecto bastante relevante é o foco. Ninguém consegue ser bom em todas as áreas nem atender a todos os públicos com qualidade, portanto especialize-se em um tema ou área e foque nele, Bender deixa claro que se você desenvolver suas habilidades em várias áreas enfraquecerá o valor de cada uma delas, por outro lado se você foca em uma ou poucas habilidades elas terão mais força e mais valor.

O livro também destaca a importância de um bom networking, pois através da sua rede de relacionamentos é que você ganha autoridade e o seu valor é propagado pelo mercado, então invista na construção de relações qualificadas e, se possível, que também tenham alto valor, mas não crie relacionamentos apenas por interesse, somente com sinceridade e confiança é que se estabelecem relações duradouras e profícuas.

Para concluir o autor destaca a diferenciação como essencial para o seu personal branding, se você é igual todo mundo virará uma commoditie e não terá muito valor para o mercado, então você precisa se conhecer bem para encontrar algo em que se diferenciar e escolher o seu nicho de atuação, a partir daí evolua permanentemente até ser tão diferente da concorrência, que você será único.

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.

O post Que tal começar a desenvolver o seu Personal Branding? – Por Edilson Botto apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/YOP3i7B
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/wRhfO9a
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário