sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Inovações para o varejo são destacadas durante evento em São Paulo

Melhorar a experiência do shopper (comprador) com um olhar para o futuro do varejo tem sido a prioridade de empresários e profissionais supermercadistas que se reuniram na terça-feira (16), no APAS NEXT 2022, evento sobre tendências e tecnologia do varejo, na capital de São Paulo. Os executivos compartilharam serviços de alta performance para transformar a comunicação visual e explorar o potencial do cliente na loja física ou virtual.

O encontro realizado pela Associação Paulista de Supermercados, trouxe o conceito “Agorismo: O Futuro é Agora!” e alcançou uma média de mil visitantes do Estado de São Paulo e demais regiões do Brasil. No palco principal, o público acompanhou palestras com foco no perfil e comportamento do consumidor e conheceu soluções do mercado como carrinho digital para compras, cartazeamento 4.0, precificação inteligente e ferramentas de automação atrelada à inteligência artificial para uma nova realidade de compras.

A rede de supermercados é um dos setores que mais emprega no país e, desde a pandemia, tem vivido constantes avanços tecnológicos. Somente em 2020, quando o mundo parava por conta das infecções da Covid-19, o setor obteve faturamento de R$ 554 bilhões. O valor representa 7,5% do Produto Interno Bruto (PIB) gerados pelas 91.351 lojas distribuídas em território nacional, segundo dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Mesmo com forte influência na economia do país, os representantes da área, entendem que o ambiente da loja precisa se tornar mais agradável para estimular o potencial de compra do consumidor. “O cliente da pós-pandemia está mais exigente e carece de autonomia para tomar a decisão de compra”, avalia o diretor de tecnologia da Pricefy, Alex Terra, que palestrou sobre a Experiência na loja e Omni-mídia.

Soluções

Entre as empresas presentes, a startup de tecnologia para o varejo, Pricefy, idealiza a maneira de fazer comunicação para produtos e preços nas lojas. Atualmente, a empresa oferece ao mercado soluções com foco em omini-mídia e trade. A omni-mídia (cartazeamento 4.0, etiquetas eletrônicas, automação de etiquetas impressas e digital signage promocional) integra os principais ERP’s do mercado e aumenta a eficiência operacional da loja para o colaborador focar nas vendas.

Enquanto o trade (Gestão Ágil de Campanhas, Criador de Tabloides, Catálogo de Produtos e Gestão de Acordo) controla todas as ações de marketing negociadas com a indústria e parceiros. Com essa tecnologia, a rede supermercadista otimiza os processos da jornada promocional para garantir ofertas mais inteligentes e rentáveis.

Para o CEO e Cofundador da Pricefy, Fernando Lauria, o consumidor a gente está cansado de ir na loja e ter mais do mesmo. “Passamos um processo muito dolorido com a pandemia, mas que explorou bastante o universo on-line e agora que a vida tem voltado ao normal, a gente encontra o estabelecimento da mesma maneira. A Pricefy quer ajudar o varejista nesse momento em que o consumidor está exigindo ainda mais na experiência dele dentro da loja”, explica.

Os representantes da área listaram os pontos que mais causam o retrabalho e decepção no consumidor, são eles: preço errado, promoção ineficiente, falha na execução, falta de padrão visual e mal uso da ortografia para divulgar um produto. “Uma boa comunicação visual somada a automatização dos processos, reduzir gastos e qualificar o tempo para o varejista atender o cliente de forma personalizada. Esse é o caminho para o supermercado transformar a relação com o comprador”, completa Alex Terra.

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