domingo, 21 de agosto de 2022

Você tem o DNA de um inovador? – Por Edilson Botto

Você se considera uma pessoa criativa e inovadora?

Criatividade e inovação são duas habilidades relacionadas e que, segundo o Fórum Econômico Mundial, são fundamentais para os profissionais que desejam estar preparados para o futuro. Apesar dessa relevância é difícil encontrar alguém que se considere criativo, O pensamento comum diz que pessoas criativas e inovadoras nascem com um dom, uma capacidade inata de ter ideias brilhantes.

Felizmente, as pesquisas mais recentes provam que, embora existam pessoas mais criativas, qualquer pessoa pode desenvolver essa habilidade e se tornar capaz de inovar.

Uma dessas pesquisas é apresentada no livro DNA do Inovador – Dominando as 5 habilidades dos inovadores de ruptura, de autoria do professor Clayton Christensen (1952 – 2020), uma das maiores referências mundiais em inovação.

A obra além de reforçar que a criatividade é fruto de foco e dedicação, apresenta as cinco características comuns presentes nas pessoas inovadoras e ensina como desenvolvê-las.

Pensamento associativo – Praticamente todas as inovações surgem a partir da associação de ideias e coisas já existentes. Os inovadores são pessoas curiosas e por isso possuem um acervo de conhecimento amplo o que permite que eles combinem este conhecimento e gerem coisas novas.

Questionador – Todo inovador é questionador, portanto está sempre perguntando o porquê das coisas, por que isso é assim? Por que não pode ser desse jeito? Através dos questionamentos vai aprendendo e encontrando maneiras de fazer aquilo que as pessoas acham impossível.

Capacidade de observação – Enquanto a maioria das pessoas caminha sem prestar atenção a nada, os inovadores estão sempre atentos a tudo, são curiosos e observam o mundo ao seu redor procurando entendê-lo e buscando novas formas de resolver problemas.

Networking – Pessoas inovadoras se relacionam com pessoas diversas, que atuam em áreas diferentes, que as complementam e com as quais aprendem e expandem seus horizontes.

Experimentação – Ideias não valem nada se não forem colocadas em prática, por isso para ser um verdadeiro inovador é preciso experimentar, tirar as ideias da cabeça e trazê-las para o mundo real, pois a verdadeira inovação é aquela que melhora o mundo e a vida das pessoas e, ainda que sua experiência falhe, você aprenderá, aperfeiçoará e, em algum momento, desenvolverá algo realmente inovador.

 A leitura do livro orientará a prática destes cinco pontos e se você se planejar e tiver disciplina para desenvolvê-los se transformará em um inovador, trazendo mais e melhores resultados para os seus negócios e para a sua vida.

O post Você tem o DNA de um inovador? – Por Edilson Botto apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/r9Q0jWZ
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/bSHwxDF
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário