quinta-feira, 18 de agosto de 2022

A administração tem tudo a ver com lucro – Por Luís Henrique Alencar

*Coluna por Luís Henrique Alencar, 18/08/2022

Olá leitor, no último final de semana estava estudando e montando uma palestra sobre a importância do número da tomada de decisão. Neste estudo, resgatei alguns livros da graduação de administração e achei curioso como e quão atual são as dores e deficiências de gestão pela falta de compreensão, muitas vezes, do básico. Na coluna de hoje, vamos abordar o conceito de administração associada à gestão.

A administração de forma conceitual pode ser descrita assim: “é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. Se bem observar, quatro são os elementos que merecem destaque no conceito. Os quais são: processo, coordenação, eficácia e eficiência.

Processo, compreenda, é um modo sistémico de fazer algo e a administração, por sua vez, é um processo que consiste em um conjunto de atividades e tarefas relacionadas a fim de atingir um objetivo comum.

A coordenação do trabalho e dos recursos organizacionais visa garantir que partes independentes funcionem como um todo para o alcance da coerência entre processos e objetivos.

Eficácia é a capacidade de realizar as atividades de modo a alcançar os objetivos estabelecidos. Implica em escolher os objetivos certos e atingi-los. Eficiência, por sua vez, é a capacidade de realização das atividades minimizando a utilização dos recursos. De forma sucinta, eficácia é fazer as coisas certas e eficiência é fazer bem as coisas. Uma gestão de sucesso consiste em obter, simultaneamente, eficácia e eficiência. Sem a eficácia a eficiência é inútil.

Chegamos, então, ao ponto alto da nossa discussão de hoje: administrar é uma arte, mas empresa sem lucro é pura poesia! Administrar tem tudo a ver com lucro. Falávamos, em temas passados, que otimizar a capacidade produtiva aumenta o lucro da empresa. Logo, a eficiência é a própria otimização.

A eficiência está relacionada com o fazer bem as coisas que passa, também, pelo fazer mais com o mesmo ou, melhor ainda, mais com menos. Ela afeta diretamente o custo fixo unitário que, por sua vez, afeta o custo unitário total, aumentando ou diminuindo o lucro da operação. Logo, acompanhar números como eficiência, capacidade produtiva e ociosa, custo unitário, é fundamental para qualquer nível de gestão. 

Compreender a administração de um negócio, passa, sem dúvidas, por compreender o objetivo de toda empresa: lucrar! 

**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB

O post A administração tem tudo a ver com lucro – Por Luís Henrique Alencar apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/DiBRv1k
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/RqinwQy
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário