*Coluna por Edilson Botto, 10/07/2022
Em todas as áreas sempre encontramos pessoas que apresentam um desempenho excepcional e normalmente dizemos que são pessoas que possuem um talento natural que as colocam acima das demais, mas será que é realmente o talento o responsável por suas incríveis performances? Será que pessoas que não nascem com nenhum dom especial têm que se conformar com a posição de coadjuvantes na vida?
Para responder a essa pergunta o psicólogo sueco Anders Ericsson dedicou mais de 30 anos de trabalho pesquisando as pessoas fora do comum, especialistas nas mais diversas áreas e, em parceria com o escritor Robert Pool, escreveu o livro Direto ao Ponto: Os segredos da nova ciência da expertise onde apresenta um roteiro para que qualquer pessoa possa atingir a excelência.
Segundo Ericsson o alicerce de todo grande desempenho é a prática intencional que pressupõe alguns requisitos essenciais.
O primeiro ponto da prática intencional é ter objetivos bem definidos. A simples prática sem uma meta clara não leva à excelência, pois como diz aquela frase: “se você não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”. Somente com uma meta bem definida é possível desenvolver o foco e avaliar o progresso que se está obtendo.
Uma vez definido o objetivo e estabelecido o foco, é preciso ter alguém com mais conhecimento e experiência para te dar feedback. É preciso saber se você está fazendo certo e, caso não esteja, precisa descobrir onde está errando para poder se corrigir.
Outro ponto relevante é sair da zona de conforto, buscar fazer algo que você ainda não consegue realizar. Isso é fundamental para o seu progresso, pois é assim que você conseguirá ir cada vez mais longe, lembrando que este processo é contínuo, a cada novo degrau de desempenho que você atinge deve se esforçar para galgar um degrau mais elevado.
Além do próprio aprendizado e desenvolvimento de habilidades, a prática deliberada também cria representações mentais que são imagens mentais que ficam registradas no cérebro e servem de referência para agilizar a descoberta das melhores respostas para os problemas que são enfrentados. Outro aspecto positivo dessa prática é que a sua constância leva à construção de melhores e mais amplas representações mentais criando um ciclo de progresso permanente.
Um último aspecto que quero compartilhar com você é que a excelência não é um destino, mas sim uma jornada, por isso Ericsson deixa claro que as pessoas excepcionais nunca estão satisfeitas com suas performances e, por mais que tenham se desenvolvido, sempre buscam se desenvolver mais e esta, provavelmente, é a principal característica que você deve desenvolver para ser um especialista, nunca esteja satisfeito com seu atual estágio, procure ser sempre uma pessoa melhor.
**Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do ENB.
O post O que você precisa fazer para se tornar um especialista – Por Edilson Botto apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/O3Lc0bF
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/ZApSbF4
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário