Débora Sombra é Diretora Regional do Senac Ceará e tem formação inicial em Arquitetura e Urbanismo. A nossa entrevistada de hoje comentou sobre como o Sistema Fecomércio foi importante em sua carreira e aperfeiçoamento de suas capacidades. Para saber um pouco mais da vida profissional de Débora, confira a entrevista:
1- Conte-nos um pouco sobre o início da sua vida profissional
Sou formada em Arquitetura pela Unifor e fiz mestrado em Barcelona em Arquitetura e Gestão de Projetos. Até 2015 atuei na área como autônoma, foi quando surgiu a oportunidade de trabalhar no Sesc como Coordenadora de Arquitetura e Engenharia.
2- Sua formação é em Arquitetura e Urbanismo. Comente como foi seu ingresso na área de gestão administrativa.
Quando eu assumi o cargo de Coordenadora de Arquitetura e Engenharia do Sesc logo tive a oportunidade de aprender mais sobre todos os processos que permeiam um projeto de arquitetura. O que me possibilitou aprender sobre o setor de Compras, Licitação e outros. Isso fez uma grande diferença para o meu crescimento profissional, pois a partir daí, participei de diversas capacitações e isso só foi possível pelo modelo de gestão implantado pelo presidente licenciado do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, que sempre dá oportunidade para seus colaboradores crescerem e se aperfeiçoarem. E não apenas isso, além das oportunidades lançadas, o presidente Gastão foi meu grande professor, pois várias vezes ele explicava o que eu não entendia, me ajudando a me apropriar ainda mais de outros processos além da arquitetura.
3- Como a sra. avalia que seu aprendizado na Arquitetura potencializou sua atuação no setor administrativo?
Por essas oportunidades de aprender sobre os processos dos outros setores, pelo fato do Sistema Fecomércio como um todo incentivar seus colaboradores a não se acomodarem, a sempre buscarem crescer e se aperfeiçoar. Com isso eu fui conseguindo conhecer o funcionamento de outros setores, ao passo que foram surgindo outras oportunidades. Então virei gestora do Setor de Infraestrutura e depois Gerente Geral Administrativa. Nessa época eu era responsável pelos setores do RH, TI, Compras e Licitação. Depois me torneidiretora Administrativa Financeira do Sesc e foi quando o presidente Gastão teve essa iniciativa sensacional de realizar uma integração da área meio do Sesc e Senac, proporcionando uma melhoria não só econômica, mas também desburocratizando vários processos administrativos. Esse foi um momento muito importante para o clima e a cultura organizacional; foi um grande desafio, mas fomos muito bem-sucedidos.
4- Como está sendo ocupar a Diretoria Regional do Senac?
Um momento de muito aprendizado e de grandes desafios, mas que me sinto preparada para abraçar. Antes de assumir como Diretora Regional do Senac Ceará, tive a oportunidade de voltar para o Sesc como Diretora de Programação Social, e foi onde adentrei mais na área fim, mergulhando nas ações de ponta realizadas pela Instituição. Foi uma oportunidade muito rica, pois como eu já tinha muita experiência na área administrativa, conhecer a área fim foi essencial para que hoje eu pudesse assumir a Diretoria Regional do Senac. Então, acredito que toda essa minha caminhada dentro do Sistema Fecomércio, todas as oportunidades proporcionadas e os aprendizados conquistados me preparou para o cargo que ocupo hoje, e por isso tenho muita gratidão, principalmente ao presidente Gastão que foi e ainda é o meu maior mestre.
5- Avaliando a atual situação econômica brasileira, qual seu conselho para quem deseja investir no setor comercial?
Se aperfeiçoar e se qualificar. É essencial ter conhecimento para atuar nessa área, seja para quem quer abrir um negócio ou para quem quer conseguir um emprego no setor. E o Senac é referência na formação profissional, em tornar apto quem quer se inserir nesse mercado de trabalho, em preparar o aluno para qualquer desafio.
6- Quais os principais desafios de estar à frente da direção do Senac?
Acredito que o grande desafio do Senac é atualizar seus cursos na mesma velocidade em que o mercado de trabalho exige, e estamos conseguindo fazer isso. Estamos sempre antenados em nos atualizar, ofertando cursos que atendem às necessidades do mercado, conseguindo, assim, que nossos alunos tenham a formação necessária para garantir uma vaga ou ter sucesso nas suas empresas.
7- Quais os projetos e metas que planeja para sua gestão no Senac?
Nós traçamos uma meta bem arrojada, que é o nosso foco no momento. Mas essa busca por resultados altos em quantidade de horas/aula, de cursos ofertados impacta diretamente na quantidade de alunos formados e na qualidade do ensino que ofertamos. A função do Senac é educar para o mercado de trabalho, então é muito importante alcançar o maior número de alunos possível. Temos um caráter social tanto no Sesc quanto no Senac,então quanto mais eficiente formos na quantidade de alunos qualificados, prontos para se inserir no mercado de trabalho, mais cumprimos a nossa razão de existir.
8- Um Olhar sobre o Economic News por Débora Sombra Costa Lima (Comentar sobre o portal Economic News Brasil)
A imprensa tem um papel fundamental na construção da sociedade. Informação de credibilidade é de suma importância e o Economic News cumpre muito bem esse propósito, além de disponibilizar conteúdos completos e com um olhar diferenciado sobre negócios, mercado imobiliário, gestão empresarial, tecnologia e inovação, dentre outras áreas que estão em alta hoje.
O post Um olhar sobre as profissões com Débora Sombra apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/hCDAfgB
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/6ukK1xv
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário