Profissionais da área da saúde normalmente saem das universidades bastante focados no atendimento clínico aos pacientes e sem expertise em administrar clínicas e hospitais. Esse cenário, porém, não precisa ser um problema, já que a contratação de uma consultoria especializada pode ajudar com o planejamento, execução e assessora as atividades desses locais se preciso.
“O profissional da saúde pode atuar normalmente na gestão de uma clínica e continuar com os atendimentos clínicos, sendo possível, inclusive, a contratação de empresas terceirizadas para realizar a gestão”, explica Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria. “O ideal é que essas empresas sejam especializadas na área de saúde e possuam experiência no setor”, destaca.
Para o especialista, uma administração eficiente traz uma série de informações primordiais para o sucesso de uma clínica ou hospital. “Através dela, é possível conhecer os gargalos e pontos de melhoria, pontos fortes e oportunidades de crescimento, conhecer melhor o perfil dos clientes e reduzir custos operacionais”, explica. Ele ressalta que um bom planejamento e organização dos processos possibilita que se otimize a estrutura e a equipe, potencializando o custo-benefício e gerando sensação de confiança no atendimento.
Entre os requisitos para se administrar bem uma clínica está o estabelecimento de métricas. “Ele é essencial para uma boa administração, pois permite a análise do desempenho dos setores e da clínica de maneira geral. Ou seja, é possível identificar gaps e traçar planos de ação e melhorias.”, explica.
Feltrim também considera essencial a realização de treinamentos constantes de atualização e motivação dos colaboradores. “É necessário que eles entendam os processos organizacionais e saibam o motivo pelo qual realizam os processos. Desta forma, é possível traçar métricas para realizar os controles de acordo com as funções exercidas”, diz.
Outro requisito para uma boa gestão é ter um acompanhamento financeiro através do uso de um software ou planilha gerencial. “É importante possuir dados reais sobre a situação financeira e conhecer os valores de ticket médio, taxa de ocupação, taxa de crescimento e oportunidades de crédito no mercado, entre outros indicadores de performances”, afirma.
O uso de tecnologia na gestão é visto como um ponto essencial por Feltrim, sendo fundamental para que clínicas e hospitais se tornem mais eficientes. “Os softwares estão sendo aprimorados a cada dia e geram relatórios importantes para que se conheça os cenários. Através desses relatórios é possível obter dados de maneira rápida, possibilitando ajustes e alinhamentos das metas, assim como a identificação de pontos de melhorias.”, conclui.
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