Imagem: Divulgação/Adidas
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou este mês a expectativa de R$ 1,48 bilhão em vendas relacionadas diretamente à Copa do Mundo de 2022, que ocorre a partir de 20 de novembro, no Catar. O percentual é de 7,9% acima do volume registrado na Copa de 2018, que ocorreu na Rússia e movimentou R$ 1,37 bi. A maior projeção de vendas está no ramo de móveis e eletrodomésticos, registrando R$ 535,5 milhões, seguido dos eletroeletrônicos e artigos pessoais, com R$ 332,6 milhões.
A taxa média de juros atual das operações com recursos livres aos consumidores, que hoje é de 53,93% ao ano, se encontra no patamar mais elevado desde abril de 2018, quando atingiu 56,27%. Já a taxa de câmbio do dólar em relação ao real variou negativamente 7,8% desde o início do ano. Isso, conforme o presidente da CNC, José Roberto Tadros, é um dos fatores que explicam a projeção conservadora sobre o volume de vendas.
De olho na telona
Em setembro, faltando dois meses para o Mundial, houve aumento de 6,7% na pesquisa por smart TVs em lojas on-line, em comparação com agosto. Antes do campeonato de 2014, realizado no Brasil, as buscas foram 6,3% maiores e, em 2018, cresceram 5,3%. Um dos fatores apontados pelo economista da CNC responsável pela apuração, Fabio Bentes, é que os consumidores pensam em aproveitar a queda dos preços desses equipamentos que, segundo o IPCA, reduziram 3,2% de janeiro a agosto deste ano. “A busca na internet costuma acelerar três meses antes do Mundial e, neste ano, como o campeonato será realizado a menos de uma semana da Black Friday, as compras devem ocorrer mais perto do próprio evento”, avalia Bentes.
A redução dos preços persistiu em setembro, provocada principalmente pelos televisores com telas pequenas e intermediárias. Os preços das TVs entre 40” e 49” caíram 5,8% de abril deste ano até agora, passando de R$ 1.963 para R$ 1.849, em média. Uma redução um pouco menos expressiva também é observada nas TVs com telas até 39”: 4,8% menor (R$ 1.103 contra R$ 1.159). Apenas os modelos com telas superiores a 50” apresentaram aumento, de R$ 2.413 em abril para R$ 2.526 em setembro, o que representa 4,7% a mais.
No terceiro trimestre deste ano, a importação de smart TVs mais que triplicou em relação ao mesmo período do ano passado – foram US$ 2,41 milhões. “O varejo está investindo na Copa do Mundo, e este é um fenômeno típico desse tipo de momento”, aponta Bentes. Os três estados que devem apresentar o maior volume de vendas estão na Região Sudeste: São Paulo, com estimativa de R$ 516,7 milhões, Minas Gerais, com volume previsto de R$ 141,2 milhões, e Rio de Janeiro, onde devem ser movimentados R$ 139,8 milhões.
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