quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Fintech de comércio exterior levanta R$ 16 milhões e fica no pequeno e médio importador

A Vixtra, fintech de comércio exterior, acaba de levantar R$ 16 milhões em uma rodada pré-Série A liderada pela Valor Capital, gestora fundada por Clifford Sobel (que já investiu em unicórnios como a Gympass, Olist, CloudWalk e Merama), com participação do Fontes II, fundo da QED Investors dedicado à investimentos seed na América Latina. O aporte vem após uma rodada pré-seed captada em 2021.

A fintech já havia levantado outros R$ 35 milhões entre equity e dívida, com investidores anjos – sócios da Sertrading (uma das maiores trading companies do país) – e com asset managers brasileiras, que aportaram capital em cotas de um FIDC estruturado pela própria fintech. Agora, com o novo investimento, a empresa planeja acelerar o volume transacionado na sua solução de pagamento e crédito para comércio internacional, além de aprimorar serviços na plataforma a fim de beneficiar importadores, facilitando o fluxo de caixa de cada negócio.

“Os importadores na América Latina possuem uma alta necessidade de capital de giro, pois não conseguem prazo para pagamento com seus fornecedores internacionais. Além disso, demandam uma alta variedade de serviços. Neste sentido, temos transformado a realidade de muitos negócios por meio de uma plataforma completa de serviços além da oferta de crédito colateralizado para o comércio internacional, de forma desburocratizada”, explica Leonardo Baltieri, cofundador da Vixtra.

Fundada por Leonardo Baltieri, Guilherme Rosenthal e Caio Gelfi, a fintech funciona como um meio de pagamento na relação entre importador e exportador, permitindo que importadores no Brasil paguem suas compras em até 120 dias e que seus fornecedores internacionais recebam à vista, principalmente nos segmentos de pneus, químicos, metais e eletrônicos, vindos sobretudo da Ásia. Além disso, permite aos importadores terem acesso a diversos serviços relacionados ao comércio internacional em uma única plataforma, consolidando suas operações.

“Nossa expectativa é aumentar em 20 vezes o volume mensal transacionado até o primeiro semestre de 2023 e expandir para novos mercados, mantendo uma inadimplência muito baixa”, prossegue. Baltieri acrescenta que a Vixtra já transacionou e financiou “milhões de reais e até o momento não teve uma única perda com inadimplência”.

“A Vixtra é, acima de tudo, uma empresa de tecnologia. O mundo do comércio internacional sempre foi muito analógico e, desde o início, nós acreditamos que trazer tecnologia para esse ambiente seria transformacional. Seja para trazer mais eficiência por meio do desenvolvimento de software ou para trazer confiança, através do uso intensivo de dados”, destaca Rosenthal.

Crescendo mais de 30% em 2022, o mercado de importação brasileiro movimentou cerca de US$ 220 bilhões somente em 2021, de acordo com o Ministério da Economia. Esse resultado se deve às mais de 42 mil empresas brasileiras importadoras, sendo que mais de 90% delas importam um volume inferior a US$ 10 milhões por ano e, como pequenas e médias empresas, possuem acesso muito restrito a crédito e prazos de pagamento. Vale destacar que o volume de importação no Brasil tem muito espaço para crescer pois, de acordo com o Banco Mundial, o país importa anualmente somente 15% do PIB, enquanto a média mundial é de 29%.

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