Uma semana após a praia do Cumbuco em Caucaia sediar o Festival Winds for Future e faturar o Guinness World Record com o maior desfile de kitesurfistas do mundo é a vez de anunciar que essa mesma praia acabou de ser reconhecida como praia Bandeira Azul. É a primeira praia do Ceará a se somar a um seleto grupo de praias em 55 países, que poderão hastear a bandeira azul nos próximos 12 meses.
Como disse numa postagem logo após o anúncio, foi um super mês de setembro para o Cumbuco, coroando um esforço liderado pelo Instituto de Meio Ambiente e Secretaria de Turismo e Cultura municipais e que contou com o apoio do Hub Cumbuco / Instituto Winds for Future.
Depois de conquistada a bandeira, o desafio agora é mantê-la hasteada. O selo Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido por setores de turismo e meio ambiente a nível local, regional e internacional. A bandeira é um símbolo do programa na praia, mas também uma indicação de conformidade para quem vive ou usufrui da praia. São 34 critérios que devem ser seguidos no trecho de praia entre a vila até o Pico das Almas, próximo à lagoa do Cauipe.
A decisão de conquistar esse selo concebido em 1995 pela Foundation for Environmental Education, visa alcançar altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Por conta dos desafios que existem na gestão desses indicadores em nosso país, e naturalmente na maioria das praias brasileiras por conta da insuficiente infraestrutura de serviços públicos, a manutenção da Bandeira Azul no Cumbuco exige engajamento e pertencimento de todos.
Desde quando foi apresentada a candidatura do Cumbuco em junho de 2021, foram iniciadas atividades de monitoramento, educação ambiental e engajamento comunitário. São exemplos, os exames de balneabilidade e criação do Comitê de Gestão da Praia liderados pela prefeitura de Caucaia, preparando caminho para a governança do programa no Cumbuco.
Mas a partir do próximo mês, informações atualizadas sobre a qualidade da água de banho e da areia da praia devem ser disponibilizadas, apresentadas de forma clara e de fácil entendimento para todos os que frequentas o Cumbuco. Além disso, é preciso garantir que os usuários da praia sejam informados sobre o código de conduta e conheçam o plano de gerenciamento para diferentes usuários e usos da praia, a fim de minimizar os conflitos entre essas atividades e para prevenir acidentes. Isso deve incluir, por exemplo, zoneamento para banhistas e kitesurfistas. Carros, animais e poluição sonora não combinam com o Bandeira Azul. Ao mesmo tempo, o uso recreativo de uma praia deve ser feito com respeito à natureza e a paisagem.
Por outro lado, ao hastear a bandeira azul, o Cumbuco assume um compromisso de manter a praia limpa. Não deve ser visto lixo nem é permitido acúmulo de lixo e sangradouros de águas provenientes da rede pluvial devem estar limpos.
Além disso, devem ser implementadas medidas apropriadas de segurança pública, inclusive salva-vidas. Visitantes da praia devem estar em segurança e se sentirem seguros.
*Artigo de Opinião – Por Rômulo Alexandre Soares.
O post Cumbuco, praia bandeira Azul – Por Rômulo Alexandre Soares apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/aC9Xz8n
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/JQocdHX
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário