De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a alta dos preços de insumos e de matérias-primas atingiu o setor industrial de modo inesperado em março. O aumento dos custos superou as expectativas de 71% das empresas, na indústria extrativa e de transformação, e de 73% no caso específico da indústria da construção civil.
Foi mostrado pela pesquisa, uma situação de retardo nas cadeias de suprimentos e assim gerou uma reconfiguração na produção das indústrias brasileiras, especialmente nas que dependem de insumos importados, com respostas em 40% da indústria geral e 54% da indústria da construção.
Nesses cenários, muitas dessas empresas tiveram que implementar novas estratégias de aquisição de insumos e matérias-primas, para assim correr atrás de novos fornecedores no Brasil. Uma discreta parte das empresas já busca alternativas em outros países.
“Em cinco setores, o aumento generalizado dos preços nacionais surpreendeu mais de 80% das empresas. São eles: produtos de borracha, biocombustíveis, metalurgia e veículos automotores e produtos de limpeza. A alta de custos nos insumos importados superou as expectativas de 100% das empresas de biocombustíveis, de 94% das indústrias de produtos de borracha, de 75% do setor de impressão e 73% da indústria química”, informou a CNI.
O post Indústria brasileira é afetada com o aumento no custo de insumos e matérias-primas apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.
from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/JnY9HDd
via IFTTT
from Economic News Brasil https://ift.tt/njbKxJD
via IFTTT
Nenhum comentário:
Postar um comentário