sexta-feira, 17 de junho de 2022

Inflação na zona do euro atinge 8,1% em maio, maior elevação nos últimos 12 meses

Os setores de energia, alimentação, bens industriais e serviços foram os que mais sofreram com elevações variadas 

A inflação anual na zona do euro atingiu a porcentagem recorde de 8,1% no mês de maio, de acordo com estimativa preliminar do Eurostat, o escritório de estatísticas da União Europeia (UE).  Se comparado com o mês de abril, que registrou 7.4%, o índice marca recorde na elevação dos preços referente aos últimos 12 meses.

 

O aumento dos preços nos 19 países que utilizam a moeda, tem relação com a elevação dos preços de energia após o início das invasões russas na Ucrânia. Tendo aumento não só no setor de energias como em alimentos, serviços e bens de consumo diário.

 

A análise também verificou que em maio o setor de energia teve a taxa homóloga mais elevada, registrando 39,2%, enquanto abril estava a 37,5%. Em segunda posição, estão alimentação, álcool e tabaco com 7,5%, que no mês de abril registrou 6,3%. Bens industriais não energéticos atingiram 4,2%, contra 3,8% em abril, e serviços tiveram uma leve elevação para 3,5%, enquanto em abril foi marcado 3,3%.

 

Confira aqui o relatório parcial divulgado pela Eurostat.

O post Inflação na zona do euro atinge 8,1% em maio, maior elevação nos últimos 12 meses apareceu primeiro em Portal de Notícias | Economic News Brasil.



from Portal de Notícias | Economic News Brasil https://ift.tt/YNpQZxm
via IFTTT

from Economic News Brasil https://ift.tt/AfPotGO
via IFTTT

Nenhum comentário:

Postar um comentário