segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Renovação de clientes: Como elaborar esta técnica?

Muitas empresas tendem a investir em diferentes tipos de estratégias que visam captar clientes

Ainda que esta seja uma ação necessária para o funcionamento desses negócios, é igualmente necessário saber de que maneira atuar dentro da renovação de contratos.

Essa renovação, como o próprio nome sugere, nada mais é do que uma continuidade do consumidor dentro da empresa, mesmo depois de já ter passado pelo processo de vendas.

Quase sempre isso é comum dentro de mercados B2B, onde contratos de serviços, como navegação de apoio portuário, expiram depois de um tempo, mas que podem ser restabelecidos com um novo e atraente cenário disponibilizado pela própria companhia.

O valor dessa renovação é extremamente alto, e pode fazer com que os ganhos de um negócio se tornem cada vez mais concretos e formados durante longos períodos.

No artigo a seguir vamos entender um pouco mais sobre esse ponto, descobrindo de que maneira o negócio de venda de corrimão de ferro para escada pode atuar em meio à renovação, sabendo ainda a sua importância e o igual trabalho com a prospecção.

O que é a renovação de clientes?

A renovação do consumidor pode ser compreendida como uma forma de manter um cliente dentro da empresa, mesmo no caso de um contrato ter sido finalizado ou estar prestes a expirar. Essa é uma forma de prolongar o relacionamento e trazer benefícios.

Para entendermos melhor sobre o que se trata essa ação é de que forma ela pode ser importante, é necessário olharmos para cenários empresariais da área de serviços.

Por exemplo, um negócio de módulo de injeção presta serviços para grandes indústrias de uma capital brasileira, e tem com esses negócio contratos de dois anos, variando em algumas situações, onde outras funcionalidades são colocadas dentro dos acordos.

A renovação, está na preocupação desta empresa em fazer com que a prestação continue mesmo após o fim do contrato, ou seja, que haja uma prolongação dos serviços.

Em muitos casos essa continuidade é quase que automática, sem necessitar de fato de uma grande atenção das partes. 

No entanto, é bem possível que haja o risco do cliente querer sair da empresa após a fase legal, e é aí que entra a atuação do prestador.

O principal intuito dentro desse tipo de serviço é premeditar um possível abandono, contando inicialmente com o fato de que aquele cliente realmente deseja ir embora, e não ter mais nenhum tipo de vínculo com a empresa, por motivos que podem ser:

  • Financeiros;
  • Satisfação com o serviço;
  • Falta de necessidade;
  • Localização de um serviço mais barato.

Podemos ter acesso a essas e outras motivações a partir do momento em que pensamos em nossa própria realidade como consumidores, entendendo aquilo que move uma pessoa e deixar um lugar e procurar outro, até mesmo, sem procurar nenhum.

Dentro disso, existe a elaboração de uma forma de consultoria feita com o cliente por uma empresa de motor para portão basculante, tentando entender os motivos por completo.

Além disso, é bem provável que a equipe que se envolve nesse prolongamento de contrato tente entender a satisfação do cliente de forma ímpar, conseguindo oferecer melhorias nos pontos desejados, dessa forma, indo desde um serviço mais atento até preços em conta.

A grande conquista dessa renovação é quando de fato o consumidor vê que aquela empresa de janela de alumínio branco para quarto pode continuar com ele.

Chegar até essa conclusão, e manter naquela empresa uma parceria por mais tempo, pode gerar grandes benefícios para ambos os lados, em especial para o negócio.

Por que ela é importante?

Agora que entendemos melhor o que é a renovação do cliente, e de que forma ele pode ser realizado, é o momento de entendermos porque tantos negócios vem aderindo a essa prática, e de que maneira ela consegue impactar uma empresa.

Confira alguns pontos necessários para essa compreensão nos tópicos a seguir:

Feedback garantido dos clientes

No momento em que o cliente de uma empresa de elevador carga residencial passa a ter um contrato mais longo com o negócio, existe um momento próprio para que o feedback seja dado, principalmente, no momento de uma negociação de valores.

É dentro dessa situação que a empresa ganha mais, tendo acesso a uma vivência real de seus produtos e serviços, observando pontos que podem ser trabalhados e melhorados.

Isso ajuda, inclusive, dentro do trabalho das equipes que têm proximidade com o cliente, como o caso daqueles técnicos de empresas de bateria heliar 60 a que atuam internamente, providenciando uma máxima personalização dos serviços.

Aumenta a receita de empresa

Geralmente a receita esperada por uma empresa gira em torno dos contratos em vigência, sem projetar de fato os futuros, tendo em vista que não existe de fato uma certeza que isso vá acontecer. Com a renovação do cliente isso passa a ser mais possível.

Para um negócio de obra de cozinhas planejadas de canto a renovação na contratação de serviços passa a surtir maior efeito nas finanças e no planejamento econômico.

Dessa forma, podemos dizer que trabalhar em cima da renovação pode aumentar o ticket médio da empresa, e sempre que houverem ações voltadas a vendas com qualidade, a lucratividade será um ponto bem trabalhado pela companhia e seus funcionários.

Gera indicações

Clientes que tendem a passar mais tempo dentro das companhias, principalmente para renovação de um contrato, mostram que estão satisfeitos, pelo menos minimamente, e essa consideração abre portas não apenas para a fidelização, mas para indicações.

Isso geralmente acontece dentro de nichos, como empresa do ramo têxtil, onde um negócio, sempre que fecha o serviço com uma empresa, tende a indicar para outras.

Dessa forma, é bem possível que a companhia se torne uma referência dentro de um setor de atuação específico, fazendo então com que seja possível uma forma de autoridade dentro desta mercado, algo que toda empresa deseja alcançar.

Melhor a autoridade do negócio

Como dito acima, a autoridade entra em jogo no momento em que muitos negócios passam a ser continuados dentro de uma empresa, principalmente, se esses clientes tendem a ter boas experiências, e passar pra frente a satisfação da escolha de seus serviços.

Esse é um ponto que se atrela, inclusive, para o aumento dos preços no mercado, tendo em vista que o valor da empresa passa a mudar e se tornar mais valioso.

Não é à toa que muitos negócios bem reconhecidos tendem a ter preços mais elevados, mudança esta que vem a ser extremamente positiva.

Entre a prospeção e renovação

Ao adentrarmos melhor no assunto renovação, muitas dúvidas podem surgir a respeito da prioridade que as empresas podem ter, principalmente, em relação à força de trabalho: o que é mais importante, renovação ou prospecção?

De fato, é muito mais difícil fazer com que os clientes entrem na empresa, tendo em vista que nessa hora ele ainda não teve um contato profundo com o que a marca oferece.

Assim, dar o primeiro passo é ter a chance de experimentar aquilo que a empresa oferece, mas sobretudo permitir que ela se aproxime. 

Agora, na renovação, quando esse passo já foi dado, tudo vai depender exclusivamente daquilo que foi realizado.

Por isso, de modo geral, é necessário que a empresa dê a devida importância para captação, mas igualmente ou até mais à renovação do cliente.

Afinal, a renovação pode fazer com que o cliente se torne fiel à empresa, a partir de um bom trabalho que é feito da prestação de um serviço. 

Isso acaba gerando uma menor necessidade para que haja uma prospecção mais forte por parte das equipes de vendas.

E não que um cliente não seja bem-vindo, mas ter o controle na permanência de uma pessoa dentro da empresa é muito mais fácil do que fazer com que ela dê a chance.

Por isso, se faz tão importante trabalhar bem os serviços prestados, estar de olho no feedback e nas possíveis desistência de clientes, e principalmente, saber o momento de melhorar sua atuação ou atendimento.

Considerações finais 

Em resumo, a renovação do cliente é um processo que envolve as forças da empresa para manter um consumidor adepto de um serviço que já foi contratado, aumentando o tempo de permanência com uma companhia e trazendo diversos benefícios.

Tanto o trabalho pela permanência quanto aquele feito na captação devem ser importantes, tendo em vista que são partes fundamentais do processo de uma empresa.

No entanto, é extremamente importante trabalhar a qualidade dos clientess por meio dos serviços prestados.

Tendo em vista que a lucratividade nesse sentido pode ser cada vez maior para o negócio, sem riscos iguais ao da prospecção.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.



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