Com o crescimento das tecnologias e do mundo digital, cada vez mais empresas e consumidores adotaram a internet como uma forma de interação e venda, e a importância das fotos ganharam maior destaque para diversas funções.
Como surgiu a necessidade das fotos?
Isso acontece porque, quanto mais o ambiente online se desenvolveu, aumentou-se a velocidade da necessidade das coisas.
Sendo assim, as pessoas passaram a ter acesso a seus desejos e necessidades de forma mais rápida e eficiente.
Com isso, as empresas passaram a se inserir nesse mundo, visando uma aproximação de seus consumidores e criando uma forma de aumentar o seu alcance com esse público, principalmente, por meio do e-mail ou das redes sociais.
Sendo assim, ao unir um ambiente muito amplo com diversos usuários e conteúdos diferentes, ao mesmo tempo que tem os telespectadores passando rápido pelas informações e prestando atenção em pouco, o trabalho teve que intensificar.
Isto é, quando um usuário está passando pelo feed de uma determinada rede social, ele verá anúncios de diferentes tópicos, desde uma empresa de Sistema de Hidrante até de uma loja de roupas, passando muito rapidamente pelas publicações e às vezes sem prestar atenção.
Dessa maneira, tornou-se essencial a implementação de imagens e fotos dos produtos, da empresa, do processo de produção e de tudo desejado, pois é uma forma rápida de captar a atenção do usuário.
A foto é um recurso visual muito utilizado por quem está inserido no mercado de negócios, visando a divulgação de um determinado serviço ou produto.
Ela possui essa relevância, uma vez que permite ao cliente uma melhor visualização do que lhe é oferecido.
Sendo assim, essa ferramenta garante que os consumidores, seguidores ou leitores consigam entender completamente o conteúdo que lhes foi apresentado, tendo uma visão clara do que é tratado naquele momento.
Qual a importância desse visual?
Qualquer empresa possui uma mensagem que deseja transmitir aos seus consumidores, independentemente de seu objetivo final.
Assim, a partir do uso das fotografias, é possível transmitir essa informação de forma simples e mais complexa.
Isso porque, como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, é uma forma muito mais simples de entender um conceito inteiro capaz de instigar diversos sentimentos, desde raiva, tristeza, empatia, curiosidade, felicidade ou impulso.
Para ficar mais claro, estudos já comprovaram que a quase toda a informação transmitida para o cérebro é proveniente de algum recurso visual, além de ser processada em uma velocidade muito maior do que o texto.
Sendo assim, eles garantem acesso a resultados muito mais satisfatórios, devido ao fato de serem mais visitados, melhor compreendidos, e como consequência, aumentam significativamente a interação e engajamento da publicação.
Portanto, por exemplo, um arquiteto que deseja colocar no projeto de uma casa Pisos para Cozinha Industrial é imprescindível que ele crie uma imagem de como ficaria, para permitir que seu cliente consiga entender o pensamento e criar uma opinião.
Isso dado que apenas citar como ficaria o resultado final dificulta a compreensão de pessoas que não são especialistas no assunto.
Ao fornecer a imagem, a ideia sai de uma imaginação e se torna real, permitindo uma praticidade muito maior.
Dessa maneira, ao criar anúncios na internet, torna-se fundamental inserir fotografias que demonstram aquilo que a empresa deseja passar para os seus seguidores, garantindo que eles se interessem por algo concreto.
Quando um cliente deseja adquirir um produto, ele necessita que a compra final chegue até ele atendendo às suas expectativas.
Se ele só é descrito, a pessoa pode imaginar algo totalmente diferente e se decepcionar no momento de receber.
Logo, como é de conhecimento geral que não possuir seguidores felizes ou satisfeitos com um determinado serviço é muito prejudicial para qualquer instituição, fica claro que as fotos são aliados essenciais para os anúncios.
Além disso, quando um anúncio é criado nas redes sociais, ele precisa cativar a atenção do usuário de forma rápida, conseguindo fazê-lo parar seu tempo para se aprofundar naquilo que lhe foi mostrado.
Outro ponto é que esse recurso é uma forma visual de demonstrar às pessoas que ainda não conhecem aquele produto ou marca uma primeira impressão sobre o que ela é e suas características gerais.
Basicamente, se alguém estiver na internet e surge um anúncio de um piso tátil de concreto, para que ele acesse-o e entenda mais, podendo se tornar um consumidor, é preciso que ele seja atraído apenas por uma imagem.
No que prestar atenção na hora da foto?
Como já há conhecimento sobre a sua importância, é preciso compreender que, para que ela cumpra todos os requisitos que garantem sua completa eficiência na hora de cativar com um anúncio. Por isso, serão analisadas algumas dicas de como tirar as fotos.
Cuide da qualidade
Quando aparece um anúncio de promoção de uma mangueira irrigação gotejamento e um usuário se interessa, ele irá tentar entender como funciona o produto, mas se não for possível ver seus detalhes, há grandes chances de desistência.
Pode-se ter certeza que a primeira coisa que o cliente irá reparar no momento que se deparar com um anúncio é a qualidade da foto.
Sendo assim, se ela está nítida, se ele consegue identificar detalhes do produto ou serviço e se passa uma imagem profissional.
Esse é o ponto de atração e inicial na hora de chamar a atenção no mundo digital.
Por esse motivo, é imprescindível que a qualidade esteja alta, garantindo uma resolução de qualidade e acesso claro para os detalhes.
Isso pode ser feito através do ajuste da própria câmera utilizada para tirar a foto ou durante a edição após a foto pelo computador e programas especializados, mas se o preparo for realizado com antecedência, menos trabalho.
Abuse dos ângulos e da quantidade
Quanto mais fotos, mais detalhes podem ser percebidos, contudo, deve-se entender que as fotos não podem ser todas iguais, porque não dá a oportunidade de conhecer o produto ou serviço em sua totalidade, o que é essencial para garantir segurança para a compra.
Por exemplo, uma loja que deseja tirar fotos da sua válvula de retenção de água precisa dar a confiança ao cliente como se ele pudesse tocar o produto, precisando se aprofundar na diversidade das fotos.
Coloque em fundos neutros
Quando a foto for tirada, é preciso ter o conhecimento pleno de que o centro das atenções dela deve ser o produto ou aquele serviço.
Sendo assim, as distrações desnecessárias em volta precisam ser eliminadas, surgindo a necessidade de uso de um fundo neutro.
É importante analisar a cor neutra a ser usada para não camuflar o produto ou tirar o destaque dele.
Sendo assim, se uma loja vende uma etiqueta termocolante personalizada preta, fotografar no fundo branco pode dar um contraste muito bom sem poluir visualmente.
Centralize e enquadre corretamente
Para a fotografia ficar boa, é imprescindível que esteticamente ela esteja confortável aos olhos, incluindo, então, a realização do enquadramento e da centralização do produto, garantindo que o seu posicionamento garanta o seu destaque necessário.
Portanto, se uma empresa deseja vender alguns produtos de Piso Vinílico em Placa, é preciso se certificar que a posição que foram colocados os favoreça, chamando a atenção dos usuários rapidamente.
Dispense os filtros e foque no natural
Por mais que nas redes sociais as pessoas usem cada vez mais filtros, eles precisam ser proibidos nesses casos, porque eles mudam as cores dos produtos, tirando parte da fidelidade da imagem, o que pode ser prejudicial, por destoar do real.
É preciso tentar se manter o mais natural possível, assim como nos ambientes, objetivando facilitar a visualização daquilo na vida do comprador.
Para isso, é importante criar cenas e histórias que facilitem a compreensão de como usar o produto de forma vantajosa.
Garanta um apoio de qualidade
Nos momentos de tirar a foto pode ser muito complicado garantir a estabilidade do aparelho utilizado e a qualidade dela.
Por esse motivo, apoiar a câmera é essencial, seja em um tripé ou em cadernos ou qualquer objeto que deixe-a parada.
Como esse recurso impacta a empresa?
Agora que já foi compreendido todos os passos para criar uma foto de qualidade para as empresas, serão destacados os impactos positivos que a utilização correta deste recurso pode proporcionar.
- Diminuição da quantidade de trocas;
- Aumento do alcance de novos clientes;
- Aumento da visibilidade da marca;
- Aumento da segurança no momento de compra;
- Aumento da confiança nas propostas da empresa;
- Aumento das vendas.
Dessa maneira, se uma loja de papel de parede autocolante consegue criar uma foto que seja boa o suficiente para agradar os seus clientes, ela conseguirá se desenvolver com qualidade muito maior e eficiente.
Conclusão
Em suma, as fotografias se tornaram um recurso que não pode faltar na rotina de criação das empresas, pois garante benefícios essenciais para o seu desenvolvimento.
No entanto, é necessário destacar que esses resultados só podem ser percebidos se as estratégias aplicadas forem capazes de proporcionar qualidade, mas isso pode ser resolvido seguindo as dicas que foram abordadas no decorrer deste artigo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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